quinta-feira, 15 de setembro de 2016

RISOTO DE PANCS

E que tal um "risoto" de PANCS (Planta Alimetícia Não Convensional)? Dente-de-leão, Serralha, Tançagem, Galinsoga, capucinha, dentre outras. 






Ingredientes: 


1/2 x de arroz momiji ou arbóreo, 
1 e 1/2 x de caldo de legumes, 
2 cs de wisky ou vinho branco seco, 
1/2 cebola picada,
2 dentes de alho picado, 
2 cs de azeite(caso não seja vegano, utilize 1cs de ghee), 
1 x de PANCS( lembre-se de pegar esses vegetais em terrenos virgens; e faça o processo de desinfecção, com 1cs de água sanitária em 1 litro de água, por cinco minutos),
1/4 x de castanha de caju ou Gouda.

Modo de Fazer:

Refogue o alho no azeite até quase dourar, coloque a cebola e deixe murchar. Após isso, coloque o arroz e o vinho. Deixe evaporar o álcool. Acrescente o caldo aos poucos. Acrescente as PANCS(No caso, utilizei dente-de-leão, galinsoga aq e serralha), depois de quinze minutos, mexa um pouco. Tempere com sal do himalaia, 1ccf de raspas de limão e acrescente 1/4x de castanhas de caju batida(deixe de molho por 6 horas pelo menos. Se não for vegano, coloque o queijo de sua preferência. Use um de sabor suave como o Gouda). Você pode usar a catolônia ou almeirão, junto com a rúcula, ou folhas de nabo, cenoura e rabanete, ok?


créditos da imagem no final da página

BENEFÍCIOS DO DENTE-DE-LEÃO


Os benefícios de saúde do dente de leão incluem alívio das doenças hepáticas, diabetes , distúrbios urinários, acne , icterícia, câncer e anemia. Também ajuda na manutenção da saúde óssea, nos cuidados da pele e na perda de peso.
Talvez o dente de leão seja mais popular como uma planta com flores ornamentais do que como um medicamento e é verdade. As flores de dente de leão são bonitas de ver. Existem muitas variedades de dente de leão, mas o dente de leão comum é cientificamente conhecido como Taraxacum Officinale. O dente de leão é rico em vitamina A, C, ferro e cálcio e desintoxicantes que explica o seu uso em medicamentos. Vamos descobrir o que [pullquote]Talvez o dente de leão seja mais popular como uma planta com flores ornamentais do que como um medicamento e é verdade. [/pullquote]podemos fazer com dente de leão além de usá-lo para decorar os nossos jardins e salas.
Os benefícios de saúde do dente de leão incluem o seguinte:
Saúde óssea: O dente de leão é rico em cálcio, que é essencial para o crescimento e para a força dos ossos, e é rico em antioxidantes como a vitamina-C e luteolina, que protegem os ossos dos danos de idade relacionados com os radicais livres, como o enfraquecimento e perda de densidade.
Distúrbios do fígado: O dente de leão pode ajudar o fígado de muitas maneiras. Enquanto que os anti-oxidantes como a vitamina-C e luteolina mantém em pleno funcionamento e protege-lo contra o envelhecimento, outros compostos que ajudam no tratamento de hemorragias no fígado, mantendo bom fluxo da bílis. Ele também estimula o fígado e promove a digestão.
Diabetes: O suco do dente de leão pode ajudar os pacientes diabéticos, estimulando a produção de insulina do pâncreas e, assim, ajudar a manter baixo o nível de açúcar no sangue. Já que é diurético por natureza, faz o paciente diabético urinar com mais frequência, que também ajuda a remover o açúcar em excesso do corpo. Além disso, os diabéticos são propensos a problemas renais. As propriedades diuréticas do dente de leão pode ajudar a remover a deposição de açúcar nos rins através da urina. Além disso,o gosto do suco de dente de leão é ligeiramente amargo, o que também reduz eficazmente os níveis de açúcar no sangue, como todas as substâncias amargas fazem.
Urinárias: O dente de leão é altamente diurético por natureza. Na verdade, seu nome em francês significa literalmente “urinar na cama”. Assim, ele ajuda a limpar as deposições de substâncias tóxicas nos rins e no sistema urinário. Além disso, suas propriedades desinfetantes inibem o crescimento microbiano no sistema urinário.
Cuidados com a pele: A seiva do dente de leão, também conhecida como leite de dente de leão , é útil no tratamento de doenças da pele causadas por infecções microbianas e fungos, como esta seiva é altamente alcalina e tem propriedades germicidas, inseticidas e fungicidas. Devem ser tomados cuidados ao usar esta seiva, para evitar seu contato com os olhos. Esta seiva pode ser usada em coceiras, lombrigas, eczema sem risco.
Acne: O suco de dente e leão é um bom desintoxicante, diurético, estimulante e anti-oxidante. Estas quatro propriedades tornam-o num bom tratamento para acne. Antes de saber como ele trata a acne, nós temos que saber o que ele faz. A acne é causada principalmente durante a adolescência, quando o corpo sofre muitas mudanças fisiológicas e hormonais. As hormonas, que provocam mudanças no corpo, por não manterem a relação adequada entre si ou não estarem equilibradas de forma adequada, tendem a se depositar como substâncias tóxicas no organismo, que tendem a sair com o suor através das glândulas sudoríparas ou glândulas sebáceas sobre a pele. Agora, durante estas mudanças, estas glândulas segreguam mais óleos que, misturado com a pele morta, bloqueiam os poros e a secreção fica obstruída. Devido a isso, essas substâncias tóxicas não podem sair e resultar em acne. Isto é ainda agravado por infecções microbianas nos pontos afetados. O suco de dente de leão, sendo um estimulante, diurético e desintoxicante por natureza, pode ajudar a regular a secreção adequada de hormonas, aumenta a transpiração e dilata os poros facilitando a remoção de substâncias tóxicas através do suor e também através da urina, pois também é diurético. A sua seiva, se aplicada externamente sobre a acne, pode inibir a infecção microbiana.
Perda de peso: A nossa urina contém até 4% de gorduras. Assim,ao urinar, mais água e gorduras são perdidas a partir do corpo. O dente de leão, sendo um diurético por natureza, promove a micção e, assim, ajuda a perder peso sem efeitos secundários.
Câncer: O dente de leão é rico em antioxidantes, como a vitamina C e a luteolina que reduzem os radicais livres (responsáveis por causar câncer) no corpo, reduzindo assim o risco de câncer. Ela também desintoxica o organismo, o que também ajuda a proteger do câncer.
Icterícia: icterícia é basicamente uma doença do fígado em que ele começa a produzir mais bílis, que finalmente entra na corrente sanguínea prejudicando todo o metabolismo. O excesso de bílis também se reflete através da cor da pele, olhos, etc. O tratamento da icterícia inclui três etapas principais. Em primeiro lugar, o controlo de produção da bílis; segundo, a remoção da bílis em excesso no corpo e terceiro, combater a infecção viral. O dente de leão é muito útil em todas as etapas. Ele promove a saúde do fígado e regula a produção de bílis. Sendo diurético por natureza, promove a micção através da qual a bílis em excesso é removida. Finalmente, sendo anti-oxidante e desinfetante por natureza devido à presença de vitamina C e luteolina também combate a infecção viral. É mais benéfico se tomado com suco de cana, uma vez que substitui o açúcar no corpo, que fica muito reduzido devido à ação da bílis, causando fadiga e fraqueza extrema.
Transtornos da vesícula biliar: O dente de leão é muito benéfico para a vesícula e para o fígado, uma vez que melhora o seu funcionamento, os protege dos efeitos nocivos dos oxidantes, de infecções e regula a secreção dos mesmos.
Anemia: O dente de leão tem uma boa quantidade de ferro, de vitaminas e de proteínas. Enquanto que o ferro é parte integrante da hemoglobina no sangue, as vitaminas (principalmente vitamina B) e proteínas são essenciais para a formação de células vermelhas do sangue e certos outros componentes do sangue. Desta forma, o dente de leão pode ajudar as pessoas anémicas.
Tensão alta: A micção é uma forma eficaz de redução da tensão arterial. Na verdade, a maioria dos medicamentos modernos para redução da pressão arterial se baseiam neste fenómeno. O suco de dente de leão, sendo diurético por natureza, aumenta a micção, tanto em quantidade e frequência, portanto, ajuda a tensão arterial baixar. A fibra do dente de leão também é útil na redução do colesterol e, assim, auxilia na redução da tensão arterial, uma vez que o colesterol é um dos fatores que fazem a tensão arterial elevada. Depois, há o potássio , que está em abundância no suco de dente de leão e que é muito eficaz na redução da tensão arterial através da substituição de sódio .

Outros Benefícios: O dente de leão também pode ser usado como um vegetal porque é uma boa fonte de fibra. Ela promove a digestão. Antigamente era também utilizado para tratar o escorbuto, por ter vitamina C em abundância. Ele também tem efeitos curativos sobre a  dispepsia, as infecções no estômago, intestino e sistema urinário.

créditos da imagem no final da página





BENFÍCIOS DA SERRALHA


A serralha (Sonchus oleraceus) é uma planta da família das Asteraceas, de pequeno porte, ereta, leitosa e pouco ramificada, com raiz que se aprofunda no solo. Muitas vezes tachada de “erva daninha” por crescer em vários tipos de solo. A erva pertence à mesma família da alcachofra e do cardo mariano. A serralha é encontrada no norte da África, Europa, Ásia e, no Brasil, nas regiões sulinas.  Também é conhecida como cerraia, chicória-brava, ciumo, serralha-lisa e serralheira.
Propriedades da planta

A serralha é rica em vitaminas A, D e E, em ferro, cálcio e fósforo. Contém flavonoides, tendo ação adstringente, anti-inflamatória, anticancerígena, antioxidante, desintoxicante e diurética.
Modo de conservar

A planta deve ser seca ao sol, em local ventilado e sem umidade. É indicado conservar em vidros ou potes bem tampados.

Indicações

A erva combate dores de origem reumática, anemia carencial, afecções hepáticas, astenia, desintoxicação do fígado, estimula a digestão, combate a dor de estômago, limpa as impurezas do sangue, psoríase e eczemas em geral, fortalece a vista, os nervos e o estômago e tem ação cicatrizante.

Modos de usar a serralha

A planta é usada em forma de chá, cataplasma e pode ser consumida crua, em saladas, sopas e outras receitas culinárias. Confira a seguir o modo de preparar o chá de serralha.

Para digestivo estomacal, hepático e intestinal: em uma xícara de chá, colocar uma colher (sobremesa) da planta picada e adicionar água fervente. Abafar por 10 minutos e coar. Tomar uma xícara de chá antes das principais refeições.
Para diurético, cistites, edemas, afecções das vias urinárias: colocar duas colheres (sopa) da planta picada em ½ litro de água em fervura. Deixar ferver por 5 minutos e coar. Tomar à vontade durante o dia – não tomar após as 17 horas.
Para feridas, chagas, pruridos, eczemas, escaras, úlceras varicosas: lavar muito bem a planta fresca e enxugar. Em um pilão, colocar três colheres (sopa) da planta picada e adicionar uma colher (sopa) de glicerina. Amassar até formar uma pasta. Espalhar em uma gaze ou pano e aplicar nos locais afetados, em forma de compressa, de duas a três vezes ao dia.
Para atonia estomacal e intestinal, falta de apetite, anemias, diurético: colocar três colheres (sopa) da planta picada em uma garrafa de vinho branco. Deixar em maceração por dez dias e coar. Tomar um cálice antes das principais refeições.

Escrito por Débora Silva

http://www.i-legumes.net/beneficios-saude/beneficios-de-saude-do-dente-de-leao/, acessado dia 15/09/16, às 02:33
http://www.transportabrasil.com.br/2012/05/bridgestone-descobre-que-a-planta-dente-de-leao-pode-ser-uma-fonte-sustentavel-de-borracha-natural/, acessado dia 15/9/16, às 02:41
http://beneficiosdasplantas.com.br/serralha/, acessado dia 15/09/16, às 02:50
http://harmoniaesaude.org/?p=52, acessado dia 15/09/16, às 03:10

Um comentário:

  1. Olá Gonçalves, gratidão pela passagem lá no blog.
    Cara, receita bacana! Lembro-me que minha avó usava serralha em alguns pratos que ela preparava.
    Grande abraço, saúde e paz.

    ResponderExcluir

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.