sexta-feira, 15 de julho de 2016

PÃO DE ABÓBORA CABOTCHÃ

Essa receita é da Neide Rigo do blog(veja aqui a receita orignal), um pão com o levain. Fiz apenas meia receita. Não assei na panela de ferro, porém, pretendo na próxima vez.




Ingredientes:

175 g de levain
150 ml de água (vá colocando aos poucos, para formar uma massa grudenta)*
450 g de farinha de trigo branca orgânica
450 g de purê de abóbora cabochá (incluindo a casca)
10 g mel(usei agave),
12 g de sal

Obs: no meu caso, não foi preciso adicionar água nenhuma - se sua abóbora está muito seca, junte um pouco até dar o ponto de massa bem macia e pegajosa  (não firme, de modelar). *Também não precisei utilizar.

Numa tigela, coloque o levain, a água (se for o caso), a abóbora, a farinha, o sal e o agave (ou mel). Misture com as mãos. Nesta fase, pode usar uma batedeira com garfo para massa. Bata durante uns 10 minutos em velocidade média. A massa fica bem mole. Passe para uma superfície enfarinhada, trabalhe a massa com as mãos enfarinhadas, puxando e dobrando. Coloque dentro de uma panela de barro enfarinhada e coloque a tampa (só para proteger do frio e deixar a massa mais quentinha). Claro, se estiver fazendo calor, é só colocar numa tigela, cobrir com plástico e esperar crescer. Depois de uma hora( no meu caso, como o dia estava super frio, deixei levedando a primeira vez por umas quatros horas em forno, dentro das panelas, cobertas com um pano de prato umedecido e com a luz do forno acesa), veja se quando afundar o dedo na massa, ela toda se movimenta (é assim que ele vê se já está no ponto de dobrá-la de novo).  Novamente sobre a superfície enfarinhada, achate a massa e dobre-a, no mesmo sentido, fazendo uma bola( depois de modelado, deixei crescer na fôrma por uma noite(pois, como disse, estava muito frio), até dobrar de volume. Deixe crescer mais um pouco em local protegido do frio ou ligeiramente aquecido - tempo a depender da temperatura ambiente.
Caso não tenha forno com vaporizador, acrescente uma fôrma com água fervente no fundo para dar crocância ao pão e deixe seu forno na temperatura máxima ok?
Se preferir assar na panela, como tenho feito, escolha uma panela de ferro ou barro com tampa que possa ir ao forno e que comporte a cestinha onde o pão está crescendo. Deixe no forno preaquecendo por cerca de 15 minutos ou até ficar bem quente, tanto quanto um ferro de passar no máximo. Forre a panela com papel vegetal ou folhas de amendoeiras, vire o pão sobre o fundo quente, tampe e leve ao forno. Deixe assar sem abrir a panela, por cerca de 50 minutos (uns 10 minutos mais no caso do pão maior). Retire do forno, deixe esfriar completamente sobre uma grade e só então corte-o em fatias. E nhac!


Preparando os pães, o roxo é de batata doce roxa com passas,
também da Neide, porém, postarei depois a receita 

PROPRIEDADES DA ABÓBORA

Veja - novamente, pois já falei dos seus benefícios aqui também -, algumas propriedades da abóbora:

"Colocar a abóbora cabotiá em dietas era uma beleza, primeiro porque a escolha de determinado alimento referência para cardápios deveria ser baseada no hábito e nas preferências do seu paciente e, no caso, a maioria dos nossos entrevistados relatava gostar dessa hortaliça. Segundo, era nossa queridinha, pois se tratava de uma verdura de baixa caloria – apesar do que muita gente pensa, que a abóbora é da família dos energéticos, portanto rica em carboidratos e tão calórica quanto, não é bem assim. Esse vegetal cozido tem em média 48 calorias em 100g, enquanto a mesma quantidade de arroz, por exemplo, tem 128 calorias.

Além disso, era só adicioná-la no cardápio que a quantidade de vitamina A ia lá pra cima. “Oba, fechei a vitamina A” (vibrava com isso). O alimento também tem quantidades consideráveis de vitamina C, potássio e magnésio. Seu teor de fibras (cerca de 10% das nossas necessidades diárias) dá saciedade, faz o que muita gente chama de “sustentar”.







Outra razão para tanto gosto por abóbora é sua versatilidade na cozinha – a combinação de sua textura com seu sabor suave possibilita diferentes apresentações. Nossa queridinha vai do prato principal à sobremesa, dá para fazer várias receitas com ela. Abóbora refogada é uma das formas mais usadas pelos goianos, mas também podemos servi-la assada, em musseline, como sopa ou purê, chips, recheada, ao estilo escondidinho, ou até mesmo como doce. Para todas elas, a dica da nutri é maneirar nos complementos que podem deixar as receitas engordativas ou pouco saudáveis, como a quantidade de gordura (óleo de cozinha, margarina, manteiga, creme de leite, leite de coco, etc.), açúcar ou sal.

E saiba que as sementes de abóbora também podem ser aproveitadas, e não é só pra passarinhos não. As sementes podem ser torradas: é só lavar, secar em um pano limpo ou papel absorvente, levar ao forno quente por cerca de 40 minutos; mexa de vez em quando para que fiquem torradas por igual (você também encontra as sementes prontas pra consumo nessas lojinhas de produtos naturais). As sementes de abóbora são parecidas com as castanhas, pois são ricas em gordura vegetal (insaturadas), com efeitos antioxidantes, prevenindo o envelhecimento celular devido à concentração de vitamina E e zinco. A quantidade de fibras na semente é bastante elevada e seu consumo é indicado na prevenção e no tratamento de intestino preso.

Na hora de comprar, escolha as que têm a casca firme, lisa e sem rachaduras. O consumo regular de abóbora vai bem principalmente para gestantes (pois necessitam de boas doses de vitamina A), crianças menores, já que se adaptam bem ao sabor adocicado da verdura e, claro, para a turma que precisa melhorar seu sistema imunológico (pelo teor de vitaminas e minerais que a compõem). "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.