terça-feira, 24 de novembro de 2015

SALADA DE ARROZ SELVAGEM E BASMATI



 E que tal variar no almoço servindo uma salada de arroz? Basta apenas servir com uma salada verde!



Ingredientes:

½ xícara de arroz selvagem,
½ xícara de arroz basmati,
1 canela em casca média,
1 colher de café de sal marinho,
½ colher de chá de alho frito,
2 colheres de sopa de uvas passas brancas,
2 colheres de sopa de uvas passas pretas,
½ xícara de folhas de hortelã,
½ xícara de grão de bico cozido,
½ xícara de ervilha congelada,
Azeite extra-virgem para regar.

Modo de fazer:

Cubra as uvas passas com suco de laranja e deixe macerando por pelo menos uma hora (o ideal é umas seis horas). Escorra o suco e reserve.
Leve o arroz selvagem com 600 ml de água, uma colher de chá de sal marinho, e o alho frito à panela de pressão. Quando começar a pressão, abaixe o fogo, e conte vinte minutos. Desligue, deixe sair toda a pressão. Destampe e escorra a água excedente. Reserve.
Para o arroz basmati, deixe de molho por uma hora, escorra a água. Leve o arroz à panela com uma xícara de água, uma colher de café de sal marinho, e a canela em casca. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por quinze minutos. Desligue o fogo. Reserve.
Num bowl misture os arrozes, o grão de bico, a ervilha, hortelã, as passas embebidas no suco de laranja, regue com azeite e sirva com uma salada verde.





BENEFÍCIOS DO ARROZ SELVAGEM

“Originário do Canadá, o arroz selvagem é rico em proteínas, ferro, magnésio e apresenta propriedades antioxidantes graças a compostos fenólicos presentes em sua estrutura. Com um delicado sabor de nozes e formato longo e escuro, este alimento, amplamente utilizado na alta gastronomia, é também um excelente complemento quando misturado a outros tipos de arroz e dá um toque refinado a qualquer tipo de prato.”

BENEFÍCIOS DO ARROZ BASMATI

“Ele cresce nos campos do Himalaia, irrigado pela água cristalina que escorre das geleiras naturais, e é muito conhecido como “príncipe dos arrozes” ou “rei das fragrâncias”.
Não é por menos que o arroz basmati é considerado por especialistas como um dos mais agradáveis do mundo, devido a seu aroma intenso de sândalo quando preparado e seu longo e delicado grão de coloração branca.
Esta especialidade indiana é popular pelo seu sabor suave adocicado e textura macia. Além de tudo, o grão conserva a maioria das propriedades nutricionais devido ao seu parcial polimento e descascamento.
Este poderoso cereal é rico em fibras, magnésio, potássio, fósforo, vitamina E e vitaminas do complexo B, que são nutrientes importantes para a função metabólica, circulação sanguínea e para o bom funcionamento dos sistema nervoso central. O alimento também tem baixo índice glicêmico se comparado ao arroz branco comum, o que é crucial para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, regular os níveis de colesterol, evitar os picos de glicose no sangue e liberar energia mais lentamente.
Outro benefício importante deste incrível produto é que contém pouquíssima gordura e tem uma diversidade de substâncias que ajudam a acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gorduras e, consequentemente, facilitando o processo de emagrecimento.
Por conter uma alta concentração de proteínas e aminoácidos essenciais, esta iguaria favorece a saciedade e ajuda a reconstrução muscular. Logo, é um produto recheado de benefícios!
Os chefes gastronômicos ressaltam que não há segredos no cozimento do arroz basmati. É o mesmo procedimento do arroz comum e pode ser acompanhado de legumes e vegetais frescos, que realçam seu sabor e deixam o prato ainda mais saudável e saboroso. Você também pode incluir uma carne branca magra para compor o prato e uma fruta suculenta de sobremesa. Que tal?
Conheça esta maravilha e use a criatividade na preparação de diversos pratos e temperos. A fabulosa iguaria veio do outro lado do mundo para se tornar mais uma opção para o nosso dia a dia.”


http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/conheca-os-beneficios-do-arroz-selvagem-e-aprenda-receita/4731/#, acessado dia 24/11/15, às 08:39
http://www.pratolegal.com.br/blog/novidades/8942.html, acessado dia 24/11/15, às 08:49

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.