quarta-feira, 15 de abril de 2015

ARROZ MEDITERRÂNEO







Ingredientes:

1 ½ x de arroz,
3 x de suco de laranja,
1 x de vagem macarrão picada,
1 x de cenoura em cubinhos,
½ x de ervilha fresca ou congelada,
½ x de pimentão vermelho picado em quadradinhos,
½ x de uva de passa sem caroço,
2 colher de chá de sal marinho,
Raspas de um limão Siciliano,
½ colher de chá de mix de pimentas moídas na hora.
1 colher de sopa de azeite extravirgem,
½ cebola média picada.
2 dentes de alho picado.






Modo de fazer:

Refogue o alho no azeite, assim que dourar, acrescente a cebola e deixe murchar. Acrescente a cenoura e o pimentão de deixe cozinhar por mais uns três minutos. Coloque o arroz refogue por uns dois minutos. Acrescente a vagem e a uva passa. Acrescente o suco de laranja. Tempere com sal e a pimenta, depois a ervilha. Abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela tampada por uns quinze minutos. Sirva em seguida.




BENEFÍCIOS DA VAGEM MACARRÃO

"A vagem é uma hortaliça oriunda da américa central, e, diferente do feijão e dos seus parentes mais próximos, ela é é colhida verde e consumida junto com a vagem e não somente as sementes. Ela possui muitos nutrientes e fibras. As variedades são muitas, sendo as mais comuns  a manteiga, a vagem comum e a vagem de metro.

As propriedades benéficas da vagem

A vagem possui quantidades significativas das vitaminas C, A e do complexo B, os minerais cálcioe fósforo que ajudam na formação de dentes e ossos, e o ferro que ajuda na formação do sangue. Também possui celulose que ajuda a estimular as funções instestinais, a digestão e a regeneração do sangue. Além disso possui carboidratos, mas não é calórica, possui cerca de 40 calorias a cada 100 gramas. Também ajuda a ativar os processos enzimáticos do corpo  e age como calmante.
Contém ácido fólico, muito importante para gestantes e a formação do bebê, é fornecedora de energia, evita constipação, é antioxidante graças a luteína e carotenóides, auxilia no funcionamento do sistema nervoso e prolonga a sensação de saciedade, ideal para regimes de emagrecimento.
Por não serem secas, como o feijão, o consumo da vagem não causa gases e é de fácil digestão.

A vagem nos tratamentos de diabetes e hipertensão

O chá da vagem pode ser um importante coadjuvante no tratamento de hipertensão e diabetes, estimulando a produção de insulina. Ele deve ser preparado fervendo 100 gramas do vegetal em meio litro de água por 5 minutos, e tomado três vezes ao dia, uma xícara cada vez.

Como consumir

As vagens devem ser consumidas cozidas, pois cruas possuem uma substância tóxica ao nosso organismo, sendo essa eliminada quando são cozidas.
Depois de lavá-las deve-se retirar o fio lateral com uma faca, cortando as duas extremidades e puxando de uma vez só. As sementes são consumidas também, por isso não é preciso abrir a vagem para retirá-las.
Os pratos mais comuns que utilizam essa leguminosa são sopas, saladas, ou simplesmente cozida no vapor.
Ao preparar sopas ou cozinhar a vagem com outros legumes, acrescente-a sempre por último, para que não fique muito tempo no fogo que a leva a ficar mole e perder grande parte de seus nutrientes."

http://www.alimentacao-saudavel.com/vai-uma-vagem-ai/, acessado dia 15/04/15, às 01:33

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.