domingo, 26 de janeiro de 2014

PASTA AL PESTO

Estreio hoje o COZINHA INTERNACIONAL, sempre trazendo um prato típico famoso de cada país. Em comemoração dos quatrocentos e sessenta anos de Sampa, tem coisa mais paulistana que o macarrão de domingo? Essa receita é italiana o molho. Testei o original mesmo, porém informo-lhes que o pinoli pode ser trocado pelo nosso pinhão e castanha de caju para uma versão vegana.










Ingredientes:


1 pacote de fusili de milho,
½ x de pinoli,
2 x de manjericão,
1 ½ x de azeite extra-virgem,
50 grs de pecorino,
50 grs de grana padano,
½ colher de sobremesa de sal marinho,
6 dentes de alho.

Modo de fazer:



Leve o macarrão em água e cozinhe até ficar al dente ( não precisa colocar sal ou óleo). Escorra e jogue água fria para cortar o cozimento. Reserve.
Enquanto isso, bata os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Jogue no macarrão misture bem e sirva. Uma taça de suco de uva branco vai muito bem!








BENEFÍCIOS DO MANJERICÃO


“O nome da erva tem origem grega e quer dizer "emplastron basilikon" ("emplastro real"). "O manjericão tem tantos nutrientes que é quase uma erva milagrosa", conta Marta Tatini, chef de gastronomia orgânica e mestre em educação alimentar e ambiental.
Conhecido desde a Grécia Antiga, o manjericão tem diferentes funções: é antisséptico, desintoxicante e ajuda o organismo a se restabelecer de todo tipo de infecção.
"Ao manjericão atribui-se um alto potencial antioxidante derivado da sua composição rica em compostos fenólicos", explica a professora titular em nutrição humana da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Jocelem Salgado. "Em geral, esses compostos têm ação multifuncional, atuando no combate e na propagação dos radicais livres."
A professora conta que o excesso desses radicais livres está associado ao envelhecimento precoce e à maioria das doenças-crônico-degenerativas, como o câncer, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, como o Alzheimer e Parkinson.
"Alguns estudos têm apontado que o consumo de manjericão tem atividade antibacteriana, anti-inflamatória, antiulceroso, antidiarreico, além de estimular o sistema nervoso, reduzir os índices glicêmicos e ter potencial quimioprotetivo", revela.


Esse Manjericão veio da horta da Iolanda Costa, totalmente orgânico!



TRIO PODEROSO

A chef destaca o chá quente de manjericão como uma fonte curativa: "Ele reduz a febre e o muco no peito e no nariz, pois é sudorífico e diurético, aliviando os sintomas de gripes, resfriados, congestão, tosse e dor de garganta".
Especializada em gastronomia natural, ayurvédica e orgânica, Marta afirma que o manjericão possui grande quantidade de vitamina C. "A cada 100 gramas, oferece 86% da dieta diária recomendada", revela.
"Os cientistas não param de descobrir aspectos do manjericão, pois ele concentra uma grande quantidade de vitamina A, luteína, betacaroteno, criptoxantina e de xanthins", diz.
Esses três aspectos juntos foram um trio poderoso contra o envelhecimento e doenças da pele.
A vitamina A é necessária para a manutenção da visão saudável e das membranas mucosas. "Vegetais que conjugam vitamina A e betacaroteno, como o manjericão, são conhecidos pela proteção que dão ao pulmão e à cavidade oral contra o câncer".
O manjericão também é rico em vitamina K, que serve para construção de massa óssea e para a manutenção da saúde da pele. "A vitamina K também é relevante no tratamento de Alzheimer", aponta Marta.”



Esses pinolis parecem grãos de ouro...



BENEFÍCIOS DO PINOLI

O pinoli pode moderar o apetite.
O pinoli é um tipo de pinhão. Ele tem um sabor amanteigado, delicioso. É muito nutritivo. Tem um alto teor de gordura monoinsaturada e é rico em vitamina E, zinco, potássio e magnésio. Ele ajuda a nivelar os níveis de colesterol e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares além de moderar o apetite.


Confira a tabela nutricional do pinoli seco:

Quantidade: 100g

Carboidratos: 13,08g
Proteínas: 13,69g
Gordura total: 68,37g
Calorias: 673kcal
Vitamina A: 1mcg
Vitamina B6: 0,1mg
Vitamina B12: 0mcg
Vitamina C: 0,8mg
Vitamina E: 9,33mg
Vitamina K: 53,90mcg
Cálcio: 16mg
Ferro: 5,53mg
Cobre: 1,32mg
Magnésio: 251mg
Selênio: 0,7mcg
Potássio: 597mg
Fósforo: 575mg
Sódio: 2mg
Zinco: 6,45mg
Água: 2,28g
Açúcares: 3,59g
Colesterol: 0mg
Fibra: 3,7g
Ácidos saturados: 4,9g
Ácidos monossaturados: 18,77g
Ácidos poliinsaturados: 34,08g

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.