segunda-feira, 24 de agosto de 2015

FOCACCIA DE MANDIOQUINHA E CEBOLA ROXA

Tradicional da Itália, a focaccia se deu bem aqui também. Essa está bem funcional. Alecrim, sal rosa do himalaia, mandioquinha (já falei aqui de seu benefícios), dentre outros ingredientes, vale a pena experimentar.


Ingredientes:

1 x de cebola roxa cortada em meia lua (250g)
2 colheres de sopa de fermento seco (20g)
1 colher (sopa) de açúcar demerara ou orgânico (20g)
½ x (chá) de azeite extra-virgem (120ml)
1 x (chá) de leite  vegetal (240ml)
1 ovo caipira
2 ½ xs (chá) de mandioquinha cozida, descascada e espremida (400g)
1 ½ x(chá) de farinha de trigo, (250g)
1 ½ x de farinha integral,
1 colher de chá de sal do himalaia (5g)
sal grosso do Himalaia, azeite a gosto e alecrim


 MODO DE PREPARO

Frite a  cebola com duas colheres de azeite até ficar murcha. Reserve. Misture as farinhas com o fermento numa bacia. Bata o leite, o açúcar, o sal e o purê. Faça uma cova no centro acrescente a mistura batida, a cebola e o ovo. Misture bem.
Com as mãos untadas com azeite, transfira a massa para uma assadeira (23 cm X 35 cm X 4 cm de altura) untada com azeite, espalhe bem para cobrir todo o fundo da assadeira e deixe descansar por no mínimo 1 hora.
Com as pontas dos dedos pressione a massa e salpique sal grosso e o alecrim fresco,  regue com o azeite a gosto. Leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Sirva em seguida.




BENEFÍCIOS DA CEBOLA ROXA
"Cebola roxa possui excelentes benefícios para a saúde apesar dela nos fazer chorar seus benefícios são muitos e não podemos ignorá-la.
A cebola roxa e mais rica em quercetina que e um excelente antioxidante essencial para diminuir os sintomas das cólicas menstruais, e rica também em antocianinas e na fibra solúvel inulina que ajuda a manter sempre saudável a microbiótica intestinal, as antocianinas são responsáveis pela cor roxa dos alimentos, os alimentos com esta cor são ricos em antioxidantes essenciais na eliminação dos radicais livres e seus efeitos maléficos a saúde como o envelhecimento precoce das células do corpo.
A cebola seja ela amarela ou roxa são ótimas contra a gripe e os resfriados por conter flavonoides excelentes como rutina e quercetina que são antioxidantes essenciais para reforçarem as defesas do organismo contra as infecções, ajuda a protege as veias e artérias dos acúmulos do colesterol LDL.
A cebola melhora a corrente sanguínea o que e essencial para o organismo funcionar corretamente.
A cebola e um alimento que pode ser consumido todos os dias já que não possui contraindicações, e seus benefícios são vários como evitar que a glicose fique em excessos no sangue, manter o coração sempre saudável, evita inflamações e alguns cânceres, ajuda a emagrecer.
Foi realizada uma pesquisa pelo Instituto de Pesquisa Farmacológica Mario Negri de Milão em que comprovaram que sendo consumidas 2 cebolas durante a semana evita-se em 56% os riscos de  tumores malignos na Laringe, 43% menos possibilidades nos ovários, 25% menos nos rins, as pessoas que consomem a cebola todos os dias diminuem em 88% as possibilidades de contrair câncer na boca e 56% de contrair o câncer colorretal.
Para aproveitar todos os benefícios da cebola e indicado consumi-la crua já que desta maneira os nutrientes não serão perdidos, a melhor maneira de consumi-las e incluí-las nas sopas e outros pratos quentes após terminar de prepará-los e ter apagado o fogo.
A cebola possui benefícios excelentes como bactericida e microbicida essencial para eliminar vários micro-organismos e fungos entre ele os causadores da micose, seu beneficio de bactericida e ótimo como antídoto contra furúnculos e picadas de aranhas
O motivo da cebola nos fazer chorar mesmos nos momentos em que estamos felizes são devidos a substância conhecida como cisteína que se espalha no ar assim que a cebola e picada, a cisteína e responsável também pela sensação de mau hálito que sentimos ao consumir a cebola."

http://alimentosnaturais.blog.br/2013/06/cebola-roxa-beneficios-saude/, acessado dia 24/08/15, às 02h:10m

"EAST 62nd STREET LEMON CAKE"

 Um bolo saborosíssimo, levemente ácido, macio. Muito apreciado em Manhattan, esse bolo para aquele lanche da tarde ou em companhia dos amigos, vai muito bem. Fiz algumas adaptações para deixá-lo mais saudável. Também criei outras versões. Receita adapatada do livro Maida Heatter's Cakes. 



Ingredientes:

5 ovos caipiras,
250grs de gordura de coco, ghee ou manteiga.
1 ½ x de açúcar demerara batido,
1 ½ x de farinha de trigo integral,
1 ½ x de farinha de trigo,
1 x de leite vegetal,
1 colher de sobremesa de fermento em pó,
1 colher de sopa de raspas de limão,






Modo de fazer:

Bata a creme vegetal ou a gordura de coco na batedeira por uns dois minutos. Acrescente o açúcar e continue batendo. Coloque os ovos – um por vez – até agregar bem. Ficará com o aspecto talhado, mas não se preocupe com isso. Acrescente as raspas e mexa com um fuê. Peneire as farinhas com o fermento.  Vá alternando com o leite. Coloque numa forma untada e enfarinhada com farinha de rosca. Leve para assar em forno médio por uns 35 a 40 minutos. Retire do forno desenforme e regue com a calda de limão. Espere esfriar e sirva a seguir.




Calda:

1/3 de x de suco de limão,
2/3 de x de açúcar demerara batido.

Modo de fazer:

Misture tudo muito bem regue o bolo ainda quente.

VEJA AS OUTRAS VERSÕES:



COMO CUPCAKE DE LARANJA

Nesse aqui troquei o limão por laranja e coloquei forminhas de cupcakes. Depois, basta acrescentar chantilly vegetal por cima e degustar.







VERSÃO GOURMET

Nessa receita acrescentei  ½  x de pistaches torrados e  ½ de pinoli torrados e troquei as raspas de limão comum pela a do  limão Siciliano. A calda também foi feita com o suco do limão Siciliano.

,









domingo, 23 de agosto de 2015

BOLO DE CANECA COM NUTELLA

Esse bolinho é tudo de bom! Experimente Acrescentar uma cobertura por cima. Essa receita é do site Socorro na Cozinha.




Ingredientes:

2 colheres (sopa) de farinha de teff ou trigo sarraceno,
1 1/2 colher (sopa) de cacau em pó 
1 pitada  de sal 
1 colher de café de fermento em pó 
1 colher de sopa de stévia culinária
1 ovo
2 colheres (sopa) de Nutella (usei uma light)



Modo de preparo:

Não escolha uma caneca pequena, porque o bolo vai crescer. Não precisa ser gigante, basta ser de um tamanho normal, pelo menos.
Coloque na caneca: farinha, cacau em pó, sal e fermento. Misture tudo até que você não possa mais dizer onde está cada ingrediente.
Junte à sua mistura o ovo, o e açúcar e a Nutella. Bata bem com um garfo.
Bata até ficar cremoso e homogêneo (uma única consistência, sem bolotas de cacau em pó), lembrando de alcançar os cantinhos no fundo da caneca.

Leve ao microondas por 90 segundos, sem mudar a potência (é para usar a potência alta, que é automática).

BOLO DE CANECA COM LINHAÇA E BANANA

Uma receita saudável,sem açúcar e vegana. Bom para o desjejum ou lanche da tarde. Rica em ômega 3, Ferro, vitaminas do complexo B, dentre outro benefícios, vale a pena provar. Você pode assar no forno convencional também  – o quê é mais salutar.  Essa receita é original da Mãe Terra. Testada e aprovada. Se você achar uma aveia sem glúten, ficará melhor o resultado.


Ingredientes

1 colher de sopa de Farinha de Linhaça Dourada Mãe Terra hidratada com ¼ de xícara de chá de água morna (para substituir 1 ovo)
1 colher de sopa de Farinha de Linhaça Dourada Mãe Terra
2 colheres de sopa de Farinha de Aveia ou Aveia em Flocos Mãe Terra
1 banana nanica bem madura amassada (casca com pintinhas pretas)
1 colher de café de Cacau em pó Mãe Terra (opcional)
1 colher de café de canela em pó (opcional)
1 colher de chá de fermento químico caseiro
1 colher de chá de uvas passas ou outra fruta seca que desejar




Modo de Preparo

1. Deixe a farinha de linhaça hidratar na água por cerca de 20 minutos até formar um gel.
2. Misture todos os ingredientes na caneca com um garfo até ficar bem homogêneo.

3. Leve ao forno microondas po 2 a 3 minutos, ou até o bolo crescer e secar (enfie uma faca ou palito para verificar se está seco). Pronto!

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

FERMENTO QUÍMICO CASEIRO


Essa receita é do chef Marcelo Facini. Testada e  aprovada. Muitos desses fermentos podem conter traços de alumínio que causar alergia e Alzheimer, então que tal preparar esse fermento? Vale a pena.  Fiz um bolo vegano e sem glúten que ficou macio e fofinho. Receita em breve. 



Ingredientes:

50 grs de fécula de batata,
50 grs de cremor de tártaro,
25 grs de bicarbonato de sódio.


Modo de fazer:

Misture tudo muito bem. Guarde em pote vedado. Dura até três meses.

"MANTEIGA" DE COCO E AZEITE







Ingredientes:

½ x(125ml) de azeite extravirgem,
¾ de x(250grs) de gordura de coco extravirgem,
1/3 de x(150 ml) de água gelada,
1 colher de café de sal do Himalaia,
1 colher de chá (3 grs) de goma de xantana,
1 colher de chá (3 grs) de C.M.C.

Modo de fazer:


Leve os ingredientes ao liquidificador e bata até ficar numa consistência cremosa. Leve à geladeira até ficar firme.

COOKIES DE CHIA

Um cookie praticamente crudívoro, sem glúten. Uma verdadeira bomba de benefícios: Ferro, cálcio, ômega 3 e 6, fibras... Ufa!! E tem muito mais. Basta clicar nos links e conferir. Essa receita foi inspirada no blog(ou site) do slowdowncookmore (veja aqui a original, está em inglês)



Ingredientes:

100 grs de coco em flocos (veja aqui seus benefícios),
½ x de semente de chia (veja aqui, seus benefícios),
½ x de trigo sarraceno torrado (veja aqui seus benefícios),
½ x de gergelim integral (veja aqui seus benefícios),
½ x de avelãs ou amêndoas(veja aqui seus benefícios),
½ de cranberries,
½ x de uva passa 
(veja aqui seus benefícios),
½ x de manteiga de amendoim sem açúcar,
¼ de x de mel (veja aqui seus benefícios),
3 colheres de melaço.

Modo de fazer:


Torre o trigo mourisco e o gergelim por alguns minutos e reserve. Bata a chia o e o gergelim no liquidificador. Depois leve-os ao processador. Quando estiver bem agregado, acrescente a manteiga de amendoim, o mel e o melaço. Caso não dê liga, coloque um ¼ de xícara de água fervendo.






BENEFÍCIOS DA CRANBERRIE

CRANBERRY
É um fruto vermelho, nativo dos Estados Unidos. No Brasil, é encontrado principalmente na forma de suco e em frutas secas. Conhecido também como mirtilo-vermelho, pela semelhança em benefícios e aparência, e oxicoco.

PRINCIPAIS NUTRIENTES
Contém vitaminas A, C e D. Além de ser uma fruta rica em antioxidantes.

COMBATE À GORDURA
Não existe nenhum efeito comprovado sobre os benefícios do cranberry para o emagrecimento, mas como a fruta contém resveratrol, combate o alto teor de gordura no sangue, protegendo o coração.

VARIAÇÃO INDICADA
O ideal é o consumo da fruta, para nos beneficiarmos do poder das fibras.


10 BENEFÍCIOS DO CRANBERRY

Previne infecção Urinária - Possui um componente que inibe a fixação da bactéria nas paredes da bexiga e da uretra.

Colágeno - Contém componentes que auxiliam nosso organismo na produção de colágeno.

Vitamina C - Irá fortalecer o sistema imunológico e auxiliar na prevenção de gripes e resfriados.
Fibras - Ajudam o organismo a evitar a constipação, liberando o fluxo intestinal.
Antioxidante - Combate os radicais livres, ajudando a prevenir o câncer e tumores.
Vitamina A - Possui um importante papel na manutenção da visão.
Energia - A partir da frutose, gera energia e maior disposição para nosso corpo.
Previne placas bacterianas - Estudos recentes comprovam seus benefícios contra a fixação de bactérias que causam as placas bacterianas nos dentes.
Auxilia na redução do colesterol - Auxilia nosso organismo a reduzir o alto colesterol no sangue, causado por alimentos de origem animal, geralmente com excesso de gordura.
Bloqueador de cortisol - Possui um poderoso antioxidante, que regula o hormônio do cortisol liberado, por exemplo, em momentos de estresse.

Atente-se para calorias: cada cookies tem ,em média, 140 calorias. 


BENEFÍCIOS DO MELAÇO


Blackstrap Nutrientes Melaço

Melaço, um subproduto do processo de refino de açúcar, proporciona elevados níveis de vários minerais importantes, como cálcio, ferro, cobre e manganês, de acordo com a University of North Florida. Uma colher de sopa de melaço contém 41 miligramas de cálcio, 48 miligramas de magnésio e 293 miligramas de potássio. O mesmo tamanho da dose também fornece cerca de 3,5 miligramas, ou 19 por cento de sua necessidade diária de ferro. Melaço pode servir como uma fonte de cálcio, se estiver leiteiro sensível, de acordo com a Universidade de Clemson.

Blackstrap melaço Antioxidantes

Melaço oferece benefícios antioxidantes consideráveis, observa a Universidade de Maryland Cooperative Extension. Um estudo publicado na edição de janeiro de 2009 edição do “Journal of the American Dietetic Association”, descobriu que melaço escuro e blackstrap apresentou a maior atividade antioxidante entre um grupo de adoçantes convencionais e alternativos. Xarope de bordo, açúcar mascavo e mel mostrou capacidade antioxidante moderada. Por outro lado, açúcar refinado, xarope de milho e néctar de agave produzido efeitos antioxidantes mínimos.

http://www.i-legumes.com/beneficios-saude/quais-sao-os-beneficios-do-oleo-de-coco-e-melaco-na-saude/, acessado dia 13/08/15, às 03:19
http://wp.clicrbs.com.br/barradecereal/2013/09/18/dez-motivos-para-consumir-o-cranberry-uma-frutinha-da-moda/, acessado dia 13/08/15, às 03:10.

KIMCHI


Um alimento probiótico, fortalecedor do sistema imunológico, acelerador do metabolismo, vale a pena testar. Na Coréia é muito comum a execução. Essa conserva surgiu devido aos invernos rigorosos. Então era salgado a acelga e colocado vários vegetais e pimentas. Colocavam-no em panelas de barros e enterravam em lugares frios para fermentar. Hoje em ele é mantido na geladeira mesmo.



Ingredientes:

1 acelga média,
1 nabo ou cenoura picado,
1 colher de sopa rasa de sal do Himalaia,
150 a 200 grs de pimenta dedo-de-moça,
4 dentes de alhos grandes,
1 pedaço de 5 cm de gengibre ralado,
1 alho poró cortado a julienne,
1 maço de cebolinha picado,
½ x (125 ml) de vinagre de maçã ou de arroz.

Modo de fazer:

Separa as folhas de acelga, higienize-as. Numa panela de barro, salpique um pouco do sal, coloque as folhas e vá salpicando o sal e alternando com as folhas de acelga. Cubra com papel alumínio e a tampa e deixe de por menos doze horas. Bata apenas as folhas. Para retirar o excesso de sal. No liquidificador, bata a pimenta com o alho, o gengibre e o vinagre. Vá passando essa mistura nas folhas, coloque o nabo ou cenoura, o alho poró e a cebolinha. Faça como uma lasanha. Enrole e coloque num vidro limpo e esterilizado. Deixe pelo menos por vinte e quatro horas fora da geladeira. Depois guarde na geladeira.


Salgando e preparando-o para deixar na panela de barro.



VEJA ALGUNS BENEFÍCIOS DO KIMCHI

Peso

A obesidade não é uma doença comum na Coreia, e o site  Health.com acredita que essa baixa incidência da doença se deve ao consumo massivo de "kimchi". O alimento contém poucas calorias, que são uma das principais causas do ganho de peso maciço. O consumo regular de kimchi pode auxiliar na perda de até 5 Kg por mês, de acordo com uma pesquisa realizada por uma universidade de Seoul, na Coreia do Sul. A quantidade de fibras prandiais presentes no alimento propicia o aumento da capacidade de queima calórica do indivíduo.


Acrescentando a mistura de pimenta, alho e gengibre.




Doenças

De acordo com o Projeto de Promoção do Espírito e da Cultura da Coreia ("Korean Spirit and Culture Promotion Project", KSCPP), as substâncias bioquímicas encontradas no "kimchi" previnem o câncer, enquanto a pimenta-vermelha em pó, que contém uma grande porcentagem de vitaminas A e C, suprime o crescimento de células cancerosas. Algumas das toxinas precursoras do câncer encontradas no corpo são eliminadas pelas fibras contidas no alimento, acrescenta o KSCPP. A pimenta-vermelha em pó contém capsaicina, que é capaz de reduzir o desenvolvimento de câncer de pulmão, ainda de acordo com a pesquisa, e o alho presente na salada reduz o desenvolvimento de câncer de fígado, tireoide e de estômago.

Depois do processo, pronto para o consumo, Mas, vá com cuidado! Uma a duas colheres de sopa são o suficiente.


Eliminação do colesterol

Ingredientes como frutas, alho, cebolinha e outros vegetais, que estão presentes no "kimchi", desobstruem as artérias. A alicina, que corresponde a 60% do óleo no alho, reduz o colesterol, uma das principais causas de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, de acordo com KSCPP. A pimenta utilizada no prato contém a maior quantidade de vitamina C que qualquer alimento preparado, de acordo com o site Treelight.com. Eles afirmam que a vesícula biliar humana usa essa vitamina para modificar o colesterol e transformá-lo em uma substância facilmente eliminada pelo organismo.





Aspectos gerais da saúde

Os lactobacilos ácidos presentes no organismo e o ácido lático suprimem bactérias nocivas, ao mesmo tempo que estimulam a proliferação de uma flora bacteriana saudável. O "kimchi" auxilia na proliferação de uma flora intestinal saudável com presença de lacto e bifidobactérias, além de outras benéficas para o ser humano. Essas bactérias saudáveis ​​devem superar em quantidade as bactérias nocivas em um corpo saudável. Ad bifidobactérias produzem muitas vitaminas do complexo B, que são especialmente necessárias para os vegetarianos, pois são dificilmente encontradas no reino vegetal. Os lactobacilos e o ácido láctico também previnem a constipação, limpam o intestino e evitam a propagação de câncer de cólon. Os ácidos são produzidos durante a fermentação do "kimchi".

http://www.ehow.com.br/beneficios-kimchi-info_275150/, acessado dia 13/8/15, às 02:11

ROSÉ


Um suco rico em vitamina C, zinco, ferro, cálcio e licopeno, dentre outras propriedades. Com tantos benefícios, vale a pela fazê-lo.






Ingredientes:

750 ml de suco de uva branca integral,
250 grs de  suco de  laranja seleta,
300 grs de morangos congelados,


Modo de fazer:

Bata tudo no liquidificador. Sirva a seguir.


terça-feira, 11 de agosto de 2015

MARIA MOLENGA



Maria mole têm gosto de infância! Porém como a gelatina é de origem animal, quanto tempo não provava uma. Descobri no blog VegVida essa receita de Maria Molecular, muito parecida com a maria-mole original. Experimente!



Ingredientes:

1 ½ x de água,
½ x de leite de coco,
¾ x de açúcar orgânico ou demerara,
1 colher de sobremesa de emulsificante,
½ colher de sopa de goma xantana,
½ colher de sopa de ágar-ágar,
1 colher de chá extrato de baunilha,
2 colheres de chá de essência de coco (opcional),
100 grs de coco ralado.

Modo de fazer:


Bata na batedeira o leite de coco, meia xícara de água, o açúcar e o emulsificante até dobrar de volume. Acrescente a goma xantana, o extrato e a essência de coco. Continue batendo por mais uns três minutos. Leve à geladeira por uns vinte minutos. Enquanto isso, leve a ágar-ágar ao fogo com a xícara de água restante. Quando estiver bem dissolvida, deixe esfriar um pouco. Retire a maria mole da geladeira e leve a batedeira, dessa vez acrescente a ágar-ágar  em fio, e bata por mais uns três minutos. Coloque o coco numa forma, acrescente a mistura batida. Cubra com o coco restante e leve a geladeira até ficar em ponto de corte.