segunda-feira, 24 de agosto de 2015

FOCACCIA DE MANDIOQUINHA E CEBOLA ROXA

Tradicional da Itália, a focaccia se deu bem aqui também. Essa está bem funcional. Alecrim, sal rosa do himalaia, mandioquinha (já falei aqui de seu benefícios), dentre outros ingredientes, vale a pena experimentar.


Ingredientes:

1 x de cebola roxa cortada em meia lua (250g)
2 colheres de sopa de fermento seco (20g)
1 colher (sopa) de açúcar demerara ou orgânico (20g)
½ x (chá) de azeite extra-virgem (120ml)
1 x (chá) de leite  vegetal (240ml)
1 ovo caipira
2 ½ xs (chá) de mandioquinha cozida, descascada e espremida (400g)
1 ½ x(chá) de farinha de trigo, (250g)
1 ½ x de farinha integral,
1 colher de chá de sal do himalaia (5g)
sal grosso do Himalaia, azeite a gosto e alecrim


 MODO DE PREPARO

Frite a  cebola com duas colheres de azeite até ficar murcha. Reserve. Misture as farinhas com o fermento numa bacia. Bata o leite, o açúcar, o sal e o purê. Faça uma cova no centro acrescente a mistura batida, a cebola e o ovo. Misture bem.
Com as mãos untadas com azeite, transfira a massa para uma assadeira (23 cm X 35 cm X 4 cm de altura) untada com azeite, espalhe bem para cobrir todo o fundo da assadeira e deixe descansar por no mínimo 1 hora.
Com as pontas dos dedos pressione a massa e salpique sal grosso e o alecrim fresco,  regue com o azeite a gosto. Leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Sirva em seguida.




BENEFÍCIOS DA CEBOLA ROXA
"Cebola roxa possui excelentes benefícios para a saúde apesar dela nos fazer chorar seus benefícios são muitos e não podemos ignorá-la.
A cebola roxa e mais rica em quercetina que e um excelente antioxidante essencial para diminuir os sintomas das cólicas menstruais, e rica também em antocianinas e na fibra solúvel inulina que ajuda a manter sempre saudável a microbiótica intestinal, as antocianinas são responsáveis pela cor roxa dos alimentos, os alimentos com esta cor são ricos em antioxidantes essenciais na eliminação dos radicais livres e seus efeitos maléficos a saúde como o envelhecimento precoce das células do corpo.
A cebola seja ela amarela ou roxa são ótimas contra a gripe e os resfriados por conter flavonoides excelentes como rutina e quercetina que são antioxidantes essenciais para reforçarem as defesas do organismo contra as infecções, ajuda a protege as veias e artérias dos acúmulos do colesterol LDL.
A cebola melhora a corrente sanguínea o que e essencial para o organismo funcionar corretamente.
A cebola e um alimento que pode ser consumido todos os dias já que não possui contraindicações, e seus benefícios são vários como evitar que a glicose fique em excessos no sangue, manter o coração sempre saudável, evita inflamações e alguns cânceres, ajuda a emagrecer.
Foi realizada uma pesquisa pelo Instituto de Pesquisa Farmacológica Mario Negri de Milão em que comprovaram que sendo consumidas 2 cebolas durante a semana evita-se em 56% os riscos de  tumores malignos na Laringe, 43% menos possibilidades nos ovários, 25% menos nos rins, as pessoas que consomem a cebola todos os dias diminuem em 88% as possibilidades de contrair câncer na boca e 56% de contrair o câncer colorretal.
Para aproveitar todos os benefícios da cebola e indicado consumi-la crua já que desta maneira os nutrientes não serão perdidos, a melhor maneira de consumi-las e incluí-las nas sopas e outros pratos quentes após terminar de prepará-los e ter apagado o fogo.
A cebola possui benefícios excelentes como bactericida e microbicida essencial para eliminar vários micro-organismos e fungos entre ele os causadores da micose, seu beneficio de bactericida e ótimo como antídoto contra furúnculos e picadas de aranhas
O motivo da cebola nos fazer chorar mesmos nos momentos em que estamos felizes são devidos a substância conhecida como cisteína que se espalha no ar assim que a cebola e picada, a cisteína e responsável também pela sensação de mau hálito que sentimos ao consumir a cebola."

http://alimentosnaturais.blog.br/2013/06/cebola-roxa-beneficios-saude/, acessado dia 24/08/15, às 02h:10m

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.