sábado, 15 de fevereiro de 2014

CUSCUZ PAULISTA




Ingredientes:

2 cebolas médias raladas,
1 maço de salsa,
1 x de cebolinha picada,
8 tomates picados,
1 x de azeitonas picadas,
1 brócolis ninja picado,
3 dentes de alhos,
2 espiga de milho verde,
2 x de ervilha congelada,
1 x de algas marinhas picadas,
3 xs de farinha de milho ou flocos pré-cozidos,
1 colher de sobremesa de ervas finas com limão,
1 colher de (rasa) de sobremesa de sal marinho,
1 x de azeite extra virgem,
2 xs de água.



Modo de Fazer:

Refogue o alho e cebola em três colheres de sopa de azeite.  Acrescente os tomates deixe derreter, logo após,  o brócolis e o milho. Deixe ferver por uns cinco minutos pelo menos.  Coloque a água os ingredientes restantes sendo que, as azeitonas e a salsa por último. Acrescente os temperos e a farinha de milho. Mexa bem por uns cinco minutos. Unte uma fôrmas de furo no meio com óleo,  enfeite com a guarnição. Acrescente o cuscuz, aperte bem desenforme depois de morno. Sirva com uma salada verde.

Guarnição:

Palmito,
Tomate,
ovos cozidos (opcional).





A história do Cuscuz

“Kuz-kuz ou alcuzcuz é prato nacional dos mouros da África Setentrional. Inicialmente era feito com arroz ou sorgo, e passou a ser de milho americano (Zea mayz) quando este irradiou-se pelo mundo por volta do século XVI. Para outros autores, o cuscuz é de origem árabe.
No Brasil Colonial, o cuscuz era a manutenção de famílias pobres e circulava entre os consumidores modestos. Julgava-se comida de negros, trazida pelos escravos, porque provinha do trabalho obscuro e era vendido em tabuleiros, pelos mestiços, filhos e netos de cuscuzeiras anônimas.
No Brasil, há dois tipos de cuscuz: o do Centro-Sul e o do Nordeste. Em ambos, a massa é de milho. O cuscuz paulista e mineiro constitui uma refeição substancial e é feito com farinha de milho, recheado com camarão, peixe ou frango e com molho de tomate. O cuscuz nordestino é uma massa de milho (usa-se a fubá) temperada com sal, cozida no vapor de água e depois umedecida com leite de coco. Cuscuz com manteiga é prato matinal ou da ceia da noite.
E o “paulista”?  Segundo Cristiana Couto, do livroViagem Gastronômica através do Brasil (Editora Senac) diz que a “origem do cuscuz paulista é o farnel (farinha, frango guisado ou feijão e ovos cozidos, amarrados em um guardanapo grande) dos bandeirantes e tropeiros”.
O cuscuz paulista, apesar ser consumido em todo o estado de São Paulo, pode ser considerado um prato tí¬pico paulistano. Quem diz isso é Welliton Donizeti Popolim, do Conselho, colaborador do Conselho Regional de Nutricionistas. Os tropeiros, que partiam da capital para a exploração do interior do Estado e em direção às minas das Gerais para comercializar seus produtos, costumavam levar em seus recipientes de alimentos farinha de milho com galinha, feijão ou milho. Durante a viagem, a farinha de milho absorvia o caldo do frango e os ingredientes se misturavam formando um virado. Mais tarde, ele foi chamado de cuscuz paulista, como explica Popolim.
Fonte: Jangada Brasil e Portal Terra.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.