sábado, 4 de outubro de 2014

CHAI


Uma bebida aromática, saborosa, quente e super funciona! Rica em antioxidantes. Fiz algumas alterações como trocar o chá preto pelo verde, e o leite por um leite vegetal ok? Siga as dicas e faça nesse domingo friorento! Aproveite e faça os pãezinhos indianos para acompanhá-la.





Ingredientes:

1/2 x de gengibre ralado,
2 canelas médias em cascas,
5 vagens de cardamomo,
10 cravos,
1 colher de sopa de chá verde,
2 colheres de sopa de açúcar demerara,
2 colheres de sopa de mel de laranjeira,
1 colher de chá de açafrão (cúrcuma),
500 ml de água filtrada,
500 ml de leite de soja.






Modo de fazer:

Leve o gengibre, o açúcar demerara, o cravo e a canela ao fogo. Quando começar a derreter o açúcar mexa por uns três minutos. Acrescente a água, o cardamomo,  o açafrão e deixe ferver por mais uns dois minutos. Coloque o leite de soja e o cardamomo. Quando começar a ferver conte mais um minuto. Desligue o fogo e coloque o chá verde. Deixe abafado por uns cinco minutos. Coe, adoce com mel e sirva em seguida.




VEJAS ALGUNS BENEFÍCIOS DA CHAI

O chai é uma bebida indiana muito tradicional, perfumada, picante, feita com chá preto, leite, várias especiarias e adoçada com mel. A coloração é igual ao nosso café com leite. Na Índia, os vendedores de chai e cada família costumam ter a sua receita particular da mistura de temperos. Dentro de um certo limite, cada um pode, na verdade, criar a sua.
É uma excelente bebida para os dias frios e para quem gosta de especiarias. Não recomendo tomar à noite para quem é sensível à cafeína, pode atrapalhar o sono, por ter propriedades estimulantes, regeneradoras e afrodisíacas. Por outro lado, há os vários benefícios à saúde trazidos pelas especiarias e demais ingredientes (canela,pimenta, cardamomo, gengibre, erva doce, chá preto, mel). A canela, o cardamomo, o gengibre e o chá preto combatem problemas de digestão e têm ação anti-inflamatória e antioxidante, o que reflete na beleza da pele. Esses ingredientes também aumentam a disposição. Geralmente as pessoas criam suas próprias versões para o chai que fica muito saboroso se acrescentar cardamomo, canela, gengibre, açafrão, folhas de menta, de anis e cravo. 

http://elizabethprovidasaudavel.blogspot.com.br/2009/07/receita-de-chai.html, acessado dia 04/10/14, às 22h:14m

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.