terça-feira, 21 de outubro de 2014

ESCONDIDINHO DE MANDIOQUINHA





Ingredientes do purê:

500 grs de mandioquinha cozida no vapor,
1 maço de cebolinha ( só a parte branca), picada,
2 alhos porós picados ( a parte branca),
3/4 x de leite vegetal,
1 colher de chá de sal marinho,
1 colher de sopa de óleo de girassol ou amendoim,
1 colher de sopa de creme Becel pró-activ ou gordura de coco.
2 colher de sopa de azeite extravirgem.

Modo de fazer:

Passe a mandioquinha pelo espremedor de batatas. Reserve. Numa panela coloque o óleo e frite o a cebolinha com o alho poró até ficarem murcho. Coloque a mandioquinha, o leite e mexa até ficar liso. Acrescente o creme vegetal e o azeite e sal. Misture bem e reserve.

Recheio:

1 1/2 x de proteína de soja,
1/4 de x de shoyu light(sem msg),
1/4 de x de azeite extravirgem,
1 x de tomate picado,
1/2 cebola roxa grande ralada,
3 dentes de alho picado,
1 colher de óleo de girassol ou gordura de coco,
20 vinte azeitonas verdes picadas,
1 maco de salsa picada com os talos,
1 maço de cebolinha picada (a parte verde),
1 colher de sobremesa de orégano,
10 folhas de manjericão picadas,
1 colher de chá de cominho,
1/2 colher de sobremesa de sal marinho.

Modo de fazer:

Hidrate a a proteína com água fervente até cobri-la bem raso. Acrescente o shoyu e deixe marinando. Escorra o excesso e reserve. Frite o alho no óleo, acrescente a cebola e deixe murchar. Coloque a proteína e refogue um pouco. Acrescente o tomate. Quando estiver bem cozido, acrescente os temperos restantes, desligue o fogo e deixe tampado por uns três minutos pelo menos. Coloque numa travessa, cubra com o purê, polvilhe castanhas raladas e leve ao forno para gratinar.




BENEFÍCIOS DA MANDIOQUINHA

Fonte de fibras solúveis e insolúveis, as raízes, quando consumidas, ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue, obesidade e condições de prisão intestinal. Com ação anti-inflamatória, antioxidante, antifúngica e anticancerígena, a mandioquinha conta ainda com altos níveis de vitamina C, B, K e E, ajudando a manter o corpo saudável, além de prevenir doenças e cancros.
Quando houver dor de cabeça, a batata salsa pode ser usada para o alivio com rodelas sobre a testa, e em caso de queimaduras, a batata ralada pode ser aplicada na forma de compressa para aliviar. Com valor energético inferior à batata, pode ser usada em sua substituição para quem está fazendo dieta. Rica em cálcio a mandioquinha ainda ajuda a prevenir osteoporose, além de ajudar na eliminação da urina, por ser diurética. Na forma de suco, ajuda a combater úlceras no estômago e no duodeno.
Por ser facilmente digerida, a mandioquinha é muito indicada para a alimentação de crianças, pessoas idosas ou em recuperação de doenças ou cirurgias. O consumo de manganês, presente no tubérculo, pode ajudar ainda a diminuir os sintomas da TPM como as dores e o mau humor.

http://www.remedio-caseiro.com/os-beneficios-da-mandioquinha/, acessado dia 21/10/14, às 00:38

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.