segunda-feira, 6 de outubro de 2014

SOPA DE TOMATE COM BATATA


Uma dupla dinâmica, rica em vitaminas do complexo B, C, licopeno, dentre outros. A batata possui vários benefícios, o tomate dispensa apresentações comprove: 





Ingredientes:

3 batatas grandes com cascas ( cerca de 800 grs),
4 tomates grandes sem pele nem sementes, (reserve ambas),
4 dentes de alho picado,
1 cebola grande ralada,
1 colher de sopa de óleo de amendoim ou girassol,
1 litro de água,
1 colher de sobremesa (rasa) de sal rosa do Himalaia,
1/2 colher de sobremesa de orégano,
1/2 colher de tempero para pizza,
2 colheres de chá de colorau,
2 colheres de chá de páprica doce,
2 colheres de chá de páprica picante,
5 folhas de manjericão fresco.

Modo de fazer:

Procure utilizar vegetais orgânicos sempre que possível. Lave com uma bucha e detergente neutro as batatas e os tomates. Leve as batatas à panela de pressão com a água. Deixe cozinhar por uns dez minutos. Descasque as batatas e reserve as cascas. Na mesma água do cozimento, coloque os tomates com um corte em cruz. Quando soltar a pele, retire-a, faça o mesmo com a sementes. Leve as cascas da batata, do tomate e sementes ao liquificador e bata com água do cozimento. Reserve. Na panela. coloque o óleo e alho e deixe dourar. Acrescente a cebola e quando estiver murcha. coloque o tomate sem pele picado. Mexa bem. Acrescente a batata já amassada e o líquido reservado do liquidificador. Mexa bem a mistura. Acrescente mais 300 ml de água, as prápicas, o colorau, o orégano, o manjericão e por último o sal. Desligue o fogo e sirva com um fio de azeite e castanhas raladas, se desejar.





BENEFÍCIOS DA BATATA

A Batata ajuda a reduzir a tensão arterial
Cientistas britânicos do Instituto de Investigação Alimentar identificaram compostos chamados kukoamines nas batatas que ajudam na redução da pressão arterial.
A Batata previne a prisão de ventre
Tanto a fibra solúvel e como a insolúvel nas batatas, aumenta o volume das fezes, assim, ajuda a prevenir a prisão de ventre, diminui a absorção de colesterol. Além disso, o teor de fibra rica também ajuda a proteger contra o câncer de cólon.
A Batata mantém os níveis de Açúcar
O conteúdo de fibras ajuda a retardar a absorção de amido no intestino e, assim, manter os níveis de açúcar no sangue dentro da normalidade.
A Batata promove a saúde alimentar
Com uma alta concentração de vitamina B6, uma xícara de batata cozida contém 21,0% do valor diário deste importante nutriente. A batata ganha notas altas para a promoção da saúde alimentar.
A vitamina B6 está envolvida em mais de 100 reações enzimáticas. As enzimas são proteínas que ajudam as reações químicas a ocorrerem, de modo a vitamina B6 está activa praticamente em todo o corpo.
A Batata auxilia o sistema nervoso
A vitamina B6 desempenha várias funções no nosso sistema nervoso, muitos dos quais envolvem funções neurológicas (células cerebrais).
A vitamina B6 é necessária para a criação de aminas, um tipo de molécula de neurotransmissores que o sistema nervoso utiliza para transmitir mensagens de um nervo para o outro.
Os neurotransmissores que requerem a vitamina B6 são a serotonina, a ausência da qual está ligada à depressão, a melatonina, o hormónio necessário para uma boa noite de sono, epinefrina enorepinefrina, hormónios que nos ajudam a responder ao stress e GABA, que é necessária para a função normal do cérebro.
A Batata ajuda à saúde cardiovascular
A vitamina B6 desempenha um papel extremamente importante na metilação, um processo químico no qual os grupos metílicos são transferidos de uma molécula para outra.
Muitos eventos químicos essenciais no corpo são possibilitados através metilação, por exemplo, os genes podem ser ligados e desligados desta forma. Isto é particularmente importante na prevenção do cancro uma vez que um dos genes que pode ser ligado e desligado é o gene supressor tumoral, p53. Uma outra forma em que a metilação ajuda a prevenir o cancro é unindo os grupos metílicos de substâncias tóxicas para torná-los menos tóxicos e promover a sua eliminação do corpo.
A Metilação é também importante para a saúde cardiovascular.
A Metilação muda uma molécula potencialmente perigosa chamada homocisteína noutras outras substâncias benignas.
Uma única batata cozida também irá fornecer-lhe 11,7% do valor diário de fibra, mas lembre-se que a fibra de batatas está principalmente localizada na sua pele.
A Batata aumenta a performance atlética
A vitamina B6 também é necessária para a quebra do glicogénio, a forma em que o açúcar é armazenado nas nossas células de músculo e no fígado, assim que esta vitamina desempenha um papel fundamental no desempenho atlético e resistência.

http://www.i-legumes.com/beneficios-saude/batata_beneficios/, acessado dia 06/10/14, às 23h:10m.









BENEFÍCIOS DO TOMATE

O Tomate tem ação antioxidante
O licopenodo no tomate. Este carotenóide encontrado no tomate tem sido extensivamente estudado pelas suas propriedades antioxidantes e propriedades de prevenção do cancro.
A função antioxidante do licopeno tem a capacidade para ajudar a proteger as células e outras estruturas do corpo dos danos do oxigênio.
Prevenção de doenças do coração é um outro papel desempenhado pelo antioxidante licopeno.
Em contraste com muitos fitonutrientes noutros alimentos, cujos efeitos só foram estudadas em animais, o licopeno do tomate tem sido repetidamente estudado em seres humanos e os têm sido encontrados inúmeros factores de proteção contra uma lista crescente de cancros.
Estes cancros agora incluem-rectal, próstata, mama, endométrio, pulmão e câncer de pâncreas. O Tomate é útil no controle do colesterol
Fonte muito baixa em calorias e gorduras, mas rica em fibras alimentares, minerais, vitaminas, recomendado no controle de colesterol e os programas de redução de peso.
 O Tomate é rico em vitamina C
O Tomate é uma boa fonte de vitamina C; o consumo de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres prejudiciais.
 O Tomate é rico em Licopeno
O licopeno ajuda a proteger não só contra o cancro da próstata, mas também de mama, do pâncreas e do intestino, principalmente quando consumido com alimentos ricos em gordura, como abacate, azeite de oliva ou castanhas. (Isto é porque os carotenóides são lipossolúveis, ou seja, eles são absorvidos pelo organismo junto com as gorduras).
 O Tomate promove a saúde da próstata
Uma dieta saudável de alimentos ricos em tomate ajuda na prevenção do cancro de próstata.
Isso deve-se ao facto de que o tomate contém não apenas licopeno, mas uma variedade de fitonutrientes de protecção e sugerem que o licopeno encontrado no tecido da próstata humana e do sangue de animais e seres humanos, que permanecem livres de cancro de próstata, pode indicar exposição a montantes superiores de compostos não apenas de licopeno, mas que trabalham em sinergia com ele.
O Tomate promove a saúde do pâncreas
Os dados mostraram que os homens consomem mais licopeno tiveram uma redução no risco de cancro no pâncreas.
Entre as pessoas que nunca fumaram, aqueles cujas dietas eram ricas em beta caroteno e carotenóides totais reduziram seu risco de cancro de pâncreas.
 O Tomate tem acção de protecção contra o cancro
Desde há bastante tempo, existem evidências epidemiológicas que indicam que o licopeno age sinergicamente com outros fitonutrientes do tomates para dar os seus efeitos de protecção. Estudos recentes têm mostrado que os produtos de tomate previnem o cancro de forma mais eficaz do que tomar o licopeno sozinho, os investigadores concluíram que outros carotenóides estimulam as enzimas da fase II através de diferentes vias daquele usadas pelo licopeno.
 O Tomate reduz o risco de doenças cardíacas
Mais uma boa notícia para aqueles em situação de risco de aterosclerose, ou apenas tentando evitá-lo, é que os tomates são uma boa fonte de potássio e uma boa fonte de niacina, vitamina B6 e ácido fólico.
A niacina tem sido usada há anos como uma forma segura de diminuir os níveis elevados de colesterol. Dietas ricas em potássio foram mostrados para baixar a pressão arterial e reduzir o risco de doença cardíaca.
A vitamina B6 e ácido fólico são ambos necessários pelo organismo para converter um produto químico potencialmente perigoso chamado homocisteína em outras moléculas benignas.
O Tomate ajuda a reduzir a coagulação do sangue
O Sumo de tomate pode reduzir a tendência de coagulação do sangue.
O Tomate é um anti-inflamatório natural
Um copo diário de sumo de tomate pode reduzir um dos principais marcadores de inflamação-TNF-alfa.
O stress oxidativo (produção de quantidades excessivas de radicais livres nas células) e a contratação resultante de compostos inflamatórios, como TNF-alfa tem sido associada a praticamente todas as doenças crônicas degenerativas, incluindo a aterosclerose (endurecimento das paredes das artérias), doenças cardiovasculares, o cancro, a osteoporose e doença de Alzheimer.
O sumo de tomate contém uma mistura de potentes antioxidantes, incluindo 5,7 mg de licopeno, 1 mg de beta-caroteno, 3,7 mg de phytoene, fitoflueno de 2,7 mg e 1,8 mg de alfa-tocoferol fração de vitamina E.
O Tomate promove a saúde óssea
Os tomates são uma boa fonte de vitamina K. 17,8% do valor diário de vitamina K, é encontrada numa xícara de tomate cru, o que é importante para a manutenção da saúde óssea.
A Vitamina K1 activa a osteocalcina, protéina do colágeno ósseo. Portanto, sem a vitamina K1, os níveis de osteocalcina são insuficientes, e a mineralização óssea é prejudicada.
 O Tomate ajudam contra a enxaqueca e os diabetes
O folato nos tomates também podem ajudar a reduzir o risco de cancro de cólon. Além disso, o tomate é uma boa fonte de riboflavina, que tem se mostrado útil para reduzir a frequência das crises de enxaqueca.
Uma boa ingestão de cromo, um mineral que o tomate é uma boa fonte, ajuda os pacientes diabéticos a manter os seus níveis de açúcar no sangue sob controle.

http://www.i-legumes.com/beneficios-saude/tomate_beneficios/, acessado dia 06/10/14, ás 23:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.