quarta-feira, 16 de outubro de 2013

ARROZ NUTRITIVO




 Os benefícios dos talos e folhas da cenoura e beterraba 

“Segundo um estudo realizado pela Universidade Federal Lvras, em Minas gerais, as ramas de cenoura, realmente são mais nutritivas que a própria cenoura.
Quem diria que aquelas folhas da cenoura, em que a maioria das pessoas descarta assim que chega em casa, poderia ser tão nutritivo.
A farmacêutica Rosemary Gualberto Pereira, uma das pesquisadoras afirma.
Publicidade
"Estão jogando ferro, fibras e proteínas no lixo", revela.
E não é só isso: As ramas de cenoura ainda são ricas em cálcio, magnésio, zinco e betacaroteno.
"As cenouras hoje, praticamente, não necessitam do uso de agrotóxicos. Então, as ramas são quase que orgânicas. É mais uma vantagem para utilizar a rama da cenoura", afirma Rosemary.
É possível ter um grande aproveitamento das ramas, que tem gosto de cenoura mesmo. Dá para incluir em varias receitas, como farinha de ramas, que rendem de omelete até pão dequeijo.
Para fazer a farinha, basta secar bem as ramas e depois moê-las. Um processo que pode ser até feito em casa. Pode secar ao sol para obter ela seca, desidratada. E depois triturar no liquidificador.
Por Jessica Moraes”

As folhas e os talosdesse vegetal são ricosem sais minerais, como ferro, cálcio efósforo, e, além disso, possuem vitamina A, que tem ação antioxidante e evita o aparecimento das indesejáveis rugas. Um jeito simples de consumir as folhas érefogá-las no azeite, com cebola e alho, e colocá-las noespaguete. "Elas também podem ser comidas cruas na salada", explica Camila dos Santos,nutricionista da clínicaDr. José Bento de Souza (SP).








Ingredientes:

1 x de arroz integral,
2 ¼ x de água fervente,
3 dentes de alho picados,
½ cebola roxa picada,
1 cebola branca pequena picada,
1 colher de  sopa de azeite extra-virgem,
1 colher de óleo de canola,
1 ½ de chá de sal marinho,
folhas de cenoura picadas,
folhas e talos de beterraba picados.


Modo de fazer:


Frite o alho até dourá-lo um pouco, acrescente as cebolas e deixe murcharem um pouco. Logo após coloque o arroz e mexa por alguns minutos, depois os talos de beterraba picados. Quando estiver bem agregado, coloque as folhas e misture bem. Coloque o sal e água fervendo. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e e tampe a panela. Deixe cozinhando por vinte e cinco minutos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.