quarta-feira, 9 de outubro de 2013

CREME DE ABÓBORA




Ontem ao chegar em casa já estava pensando nesse creme para esquentar o frio. utilizei a abóbora com casca pois a maior parte dos nutrientes estão próximo das cascas. Acelera o metabolismo, previne câncer de intestino e de próstata, além de ser rica em vitaminas e minerais confira:

"a Abóbora (também conhecida como jerimum) é um ótimo alimento que deve fazer parte da sua dieta por ser pobre em colesterol, sal e gordura saturada e rica em água, vitaminas e fibras.
Este alimento de baixa caloria (20 cal por 100 g estando cru e 40 cal estando cozido) oferece várias vitaminas, incluindo as vitaminas A, B6, C e E. Eles são ricos em magnésio, fósforo, ferro, folato, niacina e tiamina. A lista prossegue e inclui também betacaroteno, luteína e zeaxantina.

A cor laranja da abóbora, denuncia a excelente fonte de um poderoso antioxidante, obetacaroteno. Além disso, o betacaroteno se transforma em vitamina A no organismo, oque é muito bom para pele, cabelos, unhas, visão etc. Em doses ideais também ajudam no bronzeamento.
Pesquisas mostram que pessoas que têm uma dieta rica em betacaroteno são menos propensos a desenvolver certos tipos de câncer do que aquelas que não a incluem em sua dieta.
Abóbora também tem outro carotenóide, beta-criptoxantina, que podem diminuir o risco de câncer de pulmão em fumantes.
A luteína e a zeaxantina pode ajudar a prevenir a formação de catarata e reduz o risco de degeneração macular. O betacaroteno pode ajudar a prevenir a cegueira noturna e outros problemas oculares. Ele também ajuda a melhorar o seu sistema imunológico e protege contra resfriados, gripes e infecções.
O magnésio pode ajudar a fortalecer a formação de dentes e ossos. O magnésiotambém ajuda seu coração, ajudando a estabilizar o ritmo do seu coração e previne a coagulação anormal do sangue.

abóbora
Além da vitamina A, a abóbora tem grande fonte devitamina C, essencial para manter uma boa visão e um sistema imunológico saudável, entre outras funções.
Também é rica em potássio, manganês, cobre e uma das vitaminas do complexo B, riboflavina.
Não é suficiente para você? Então saiba que a abóbora ainda contém consideráveis ​​quantidades de magnésio, fósforo, ferro, ácido fólico, vitaminas E, B6, niacina, tiamina e ácido pantotênico, nutrientes importante para o cérebro e ainda ajudam a melhorar a memória e o humor.
Ufa! Tem ainda alguma dúvida sobre os benefícios que esse maravilhoso legume é capaz de fazer em nosso organismo?"





Ingredientes:

½  abóbora cabotiã ralada com casca,
1 cenoura grande ralada,
½ cebola grande picada,
½ cebola roxa picada,
3 dentes de alho picado,
1 colher de sopa de gengibre ralado,
1 colher de chá de curry,
1 colher de chá de cominho,
1 colher de chá canela em pó,
1 colher de sopa de óleo de canola,
1 ½ de chá de sal rosa do himalaia,
500 ml de água filtrada fervente,
½ x de salsa picada,
sementes da abóbora.





Modo de fazer:

Frite o alho, acrescentando logo após as cebolas. Quando estiver transparente, coloque a abóbora com a cenoura e frite-as até ficarem meio al dente. Acrescente a água fervente e deixe cozinhar – cerca de 10 minutos.  Leve ao liquidificador e bata até ficar um creme! Ficará consistente e bem cremoso. Acrescente quando estiver batendo o gengibre ralado. Volte a panela – sem ligar o fogo –, e coloque o restante dos temperos. Por último bata as sementes no liquificador com meia xícara de água até ficar bem agredado. Peneire sobre o creme. Mexa bem. Sirva com um fio de azeite extra-virgem e se quiser croutons de pão integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.