terça-feira, 31 de dezembro de 2013

GRATIN DE COUVE-FLOR



Ingredientes:

1 couve-flor branqueada (veja aqui),
500 ml de leite vegetal (veja aqui),
4 ovos caipiras ou orgânicos,
2 dentes de alhos,
3 colheres de sopa de óleo Equilíbrio,
1 colher de sopa de gengibre ralado,
1 colher de chá de cominho,
1 colher de chá curry,
1 colher de sobremesa de orégano,
1 colher de sobremesa(bem rasa) de sal marinho,
2 colheres de sopa de farinha de rosca (utilize aquela feita com pão francês),
100 gramas de queijo de castanhas( veja aqui), tofu ou muçarela light (no caso usei a muçarela).




Modo de fazer:

Pique a couve-flor grosseiramente ainda semi congelada. Pegue um refratário, unte com óleo e polvilhe com a farinha de rosca.  Bata os outros ingredientes – menos o queijo e a farinha de rosca – no liquidificador por uns dois minutos. Coloque a couve-flor, a mistura batida, o queijo ralado no ralo grosso e polvilhe com a farinha de rosca.  Leve ao forno quente por vinte e cinco minutos mais ou menos. Desligue o forno e deixe amornar um pouco. Sirva com uma salada verde e arroz.







BENEFÍCIOS DA COUVE FLOR


“A couve-flor é uma hortaliça bem conhecida por aqui. Com uma cor bem clara, entre o banco e o verde, ela faz parte de diversos pratos, desde saladas até gratinados. Como todos os alimentos dos grupos das verduras e dos legumes, a couve-flor possui baixa quantidade de calorias e traz diversos benefícios para a nossa saúde, sendo indicada para qualquer tipo de dieta. 
Entre seus benefícios, a couve-flor é fonte de vitamina C, um poderoso aliado do nosso sistema imunológico, prevenindo gripes resfriados, além de dificultar a ocorrência de outras doenças e, ainda, uma vitamina essencial para a produção de colágeno, que evita o envelhecimento precoce de nossa pele. Além disso, a hortaliça também possui uma grande quantidade de vitamina A, que é essencial para o funcionamento correto da nossa visão, para o crescimento das crianças e ainda tem a função de auxiliar na diferenciação dos tecidos corporais. Outra vitamina essencial para o funcionamento de nosso organismo que podemos encontrar na couve-flor é a vitamina B6, responsável pela produção de neurotransmissores e muito importante para o metabolismo de proteínas.

Também podemos contar, ao consumir couve-flor, com um alto teor de fibras. As fibras são muito importantes, causando a sensação de saciedade (evitando que seja consumido mais alimento do que o necessário) e regulando o funcionamento do intestino. Aliado ao fato de conter baixas calorias  (aproximadamente 35 calorias para cada 100 gramas de couve-flor), é um alimento que pode auxiliar muito as pessoas que precisam estar sempre atentas ao peso ou que estão de dieta. É possível encontrar nessa hortaliça elementos bioflavonóides, relacionados a prevenção contra diversos tipos de câncer. Entre os nutrientes essenciais para a nossa saúde encontrados na couve-flor, ainda podemos citar o cálcio, o que faz dela uma ótima opção para as pessoas com intolerância a lactose ou que não consomem nenhum tipo de alimento derivado de animais. O zinco é um dos nutrientes que mais colaboram com nosso sistema imunológico e o ferro é muito importante, exercendo a função de transportar o oxigênio através do nosso sangue e atuando na síntese de hemoglobinas. A insuficiência de ferro no organismo é culpada por uma das doenças mais comuns, a anemia. Ainda podemos encontrar na couve-flor magnésio e enxofre. O magnésio é responsável por uma melhor fixação do cálcio em nosso organismo e o enxofre também participa da síntese de colágeno e ainda auxilia o fígado a neutralizar substâncias tóxicas.” - http://www.mundodastribos.com/beneficios-da-couve-flor-para-a-saude.html, acessado dia 30/12/13, às 23h:35m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.