terça-feira, 17 de dezembro de 2013

SORVETE DE BAUNILHA







Ingredientes:

500 gramas de inhame,
2 caixinhas de creme de soja,
2 colheres de sopa de essência de baunilha,
¼ de x de mel de Bragatinga,
¼ de x de me de Laranjeira,
3 colheres de chá de sucralose,

Modo de Fazer:

Descasque o inhame e corte-o em rodelas. Cubra com água e leve ao fogo e cozinhe até ficar macio. Deixe esfriar. Leve ao liquidificador com os ingredientes restantes. 

Quais são as propriedades nutricionais e funcionais do mel de abelha?               

"O mel de abelha é uma substância viscosa que é composta por cerca de 80 a 90% de carboidratos, pequenas quantidades de enzimas, aminoácidos, minerais, oligoelementos, vitaminas e polifenóis. O aroma, paladar, coloração, viscosidade e propriedades funcionais do mel estão diretamente relacionados com a fonte de néctar que o originou e também com a espécie de abelha que o produziu. De maneira geral, alguns estudos demonstram que o mel possui propriedades antimicrobianas, antivirais, antiparasitária, anti-inflamatória, antioxidante e anticarcinogênica.
A mistura de açúcares do mel é composta principalmente por frutose e glicose. A frutose apresenta-se normalmente em maior quantidade que a glicose e 5 a 10% dos carboidratos totais são oligossacarídeos. O índice glicêmico (IG) do mel varia entre 32 a 85, dependendo da fonte botânica e quanto maior o teor de frutose menor será o IG.
A quantidade de vitaminas e minerais é pequena (veja a tabela abaixo), mas pode conter quantidades variáveis e significantes de sais minerais e oligoelementos, como crômio, manganês, selênio, enxofre, boro, cobalto, flúor, iodeto de molibdênio e de silício.
Além disso, o mel pode conter boas quantidades de colina, que é essencial para a função cerebral e cardiovascular, bem como para a composição da membrana celular.
Os polifenóis são outro grupo de substâncias importantes responsáveis pela aparência e propriedades funcionais do mel. Em geral, quanto mais escuro o mel, maior a quantidade de polifenóis e melhor sua propriedade antibacteriana e antioxidante. Podem ser encontradas cerca de 56 a 500 mg/kg de mel de polifenóis totais em tipos diferentes de mel. Os polifenóis presentes no mel são principalmente os flavonóides (como a quercetina, luteolina, kaempferol, apigenina, crisina e galangina) e ácidos fenólicos. Estes são compostos conhecidos por suas propriedades antioxidantes.
A tributirina é um composto bioativo presente também no mel. Essa substância tem sido relacionada, por meio de estudos in vitro e in vivo, com diversos mecanismos anticarcinogênicos, como indução de apoptose e diferenciação celular, possuindo um papel quimiopreventivo principalmente na hepatocarcinogênese."


http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=1&id=737, acessado dia 15/12/13, às 23:40.

Outras opções:

Você pode variar os sabores do sorvete utilizando somente o inhame e o creme de soja, então, utilize outros ingredientes:

- 1 x de maracujá com as sementes mesmo. Acrescente mais adoçante ou troque o mel por agave.
½ x de suco de limão, mais ½ colher de sopa de raspas de limão.
½ x de cacau em pó.
- 500 grs de morango batido,
- 1 coco fresco ralado, mais 1 garrafa e 1 colher de sobremesa de essência de coco.
Se for utilizar outros sabores diminua a quantidade de essência de baunilha para ½ colher de sopa apenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.