quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

MOLHO VINAGRETE DE ABACAXI E TAMARINDO

 Ganhei uma polpa de tamarindo da minha prima Hilda. Depois meu cunhado Marcos, trouxe do interior mais um tanto de polpa que mistura à outra que eu tinha, rendeu um vidro de 750 gramas de polpa. Então pensei em criar um molho para salada, um sorvete e uma mousse. o primeiro está aí. Ficou delicioso.Claro, se você gostar de molhos agridoces. Experimente.



Ingredientes:

1/3 de x de polpa de tamarindo*,
½ x de água filtrada,
½ x de azeite extravirgem,
½ x de vinagre de abacaxi,
2 colheres de sopa de mel,
3 colheres de chá de sal marinho,
2 colheres de chá de orégano.

Modo de fazer:

Dissolva a polpa de tamarindo na água, tempere com o sal. Acrescente o vinagre de abacaxi, e os ingredientes restantes. Coloque numa molheira. Esse molho pode ser utilizado em preparações de “carnes” vegetais.




Sugestão de Acompanhamento:

Miscelânea de vegetais

1 brócolis ninja pequeno cozido al dente,
1 couve-flor pequena cozida al dente,
¼ de abóbora cabothiá cozida, com casca, al dente,
1 ½ cenoura cortada em cubinhos cozida  al dente,
1 ½ x de ervilhas frescas congeladas.

Depois de cozidos no vapor. Coloque em um bowl de vidro com tampa. Acrescente o molho, mexa bem e sirva.


* Caso não tenha a polpa, utilize o suco, nesse caso diminua a quantidade de água.

BENEFÍCIOS DO TAMARINDO

Benefícios do Tamarindo Para Saúde Digestiva: O Tamarindo tem sido considerado um laxante natural, e seu teor de fibra alimentar provavelmente tem algo a ver com isso. O Tamarindo podem aumentar a eficiência de seu sistema digestivo, enquanto que a fibra pode aumentar acima de suas fezes. Além disso, O Tamarindo também uma substância bilioso, o significado que estimula a atividade da bile, o que podem ajudar a dissolver o alimento mais rapidamente, e a fibra também estimula os sucos gástricos na aceleração da digestão. Tudo isso junto significa que as coisas funcionam bem em seu aparelho digestivo. Portanto, O Tamarindo tornou-se um poderoso laxante e se você está sofrendo de constipação crônica. Curiosamente, a fibra também podem reduzir a perda de fezes, e estudos têm mostrado que o Tamarindo pode ser eficaz contra a diarreia crônica.
Benefícios do Tamarindo Para o Coração: Estudos feitos com Tamarindo têm mostrado que podem ser eficaz na redução da pressão arterial e do colesterol no sangue. O teor de fibra no Tamarindo, certamente, tem a ver com a redução dos níveis de colesterol. O Potássio pode ser responsável na redução da pressão arterial, uma vez que é conhecida como um vasodilatador que reduz a tensão sobre o sistema cardiovascular. O impressionante nível de Vitamina C no Tamarindo também pode ter algo a ver com isso, já que a vitamina C é um composto antioxidante que pode reduzir o impacto dos radicais livres, aqueles subprodutos traquinas do metabolismo celular que têm sido associados a doenças cardíacas e uma série de outras condições de saúde.

Benefícios do Tamarindo Para Circulação:  O Tamarindo é uma boa fonte de ferro. O Ferro no organismo garante a contagem adequada de glóbulos vermelhos no corpo, o que pode garantir a oxigenação adequada de diferentes músculos e órgãos que necessitam de oxigênio para funcionar corretamente. Além disso, os resultados da deficiência de ferro em anemia, que é caracterizada por fraqueza, fadiga, dores de cabeça, distúrbios cognitivos e problemas de estômago. Então, ao comer Tamarindo pode curar a anemia.
Benefícios do Tamarindo Para os Nervos: Um dos elementos mais importantes do Tamarindo é vitamina do complexo B de tiamina, uma das partes mais importantes do que a vitamina família, é encontrado em quantidades elevadas no interior de Tamarindo. A Tiamina é responsável por melhorar a função do nervo, bem como o desenvolvimento muscular, o que pode ajudá-lo a permanecer ativo, manter o seu reflexiva, e ficar forte.
Benefícios do Tamarindo Para PERDA DE PESO: Um dos compostos que podem ser extraídos dos Tamarindos ou adquiridos como seu benefício, é quando usado como tempero, é chamado ácido hidroxicítrico (HCA). HCA é ligada à Perda de Peso, porque inibi uma enzima no corpo que contribui especificamente no armazenamento de gordura. Além disso, o Tamarindo tem sido conhecido por suprimir o apetite, aumentando o neurotransmissor serotonina.
Benefícios do Tamarindo Para DIABETES: Juntamente com a sua capacidade de parar com o ganho de peso, inibindo a enzima alfa-amilase e principalmente carboidratos de ser absorvido, que são facilmente convertidos em açúcares simples e gorduras. Uma dieta de carboidratos-pesado pode aumentar as chances de glicose descontrolada e os níveis de insulina, que é um dos maiores problemas para as pessoas que sofrem de DIABETES. O Tamarindo pode ajudar a monitorar e controlar estas flutuações.
Tamarindo é um ótimo Anti-inflamatório: Os óleos essenciais do Tamarindo tem sido ligado a um certo número de capacidades anti-inflamatórias , incluindo a redução da inflamação e dor nas articulações, artrite, doenças reumáticas, e gota. Também reduz a irritação nos olhos. Uma das formas mais comuns deste é conjuntivite, também conhecido como o olho-de-rosa. Tamarindo mostrou ser um calmante definido na capacidade anti-inflamatória, e por isso é usado em muitos remédios de ervas para a inflamação.tamarindo Benefícios do Tamarindo Para o Sistema Imunológico: Altos níveis de vitamina C, bem como outros efeitos antioxidantes dos óleos essenciais do Tamarindo é uma ótima maneira de estimular o sistema imunológico. Ele também reduz a ocorrência de parasitas no corpo devido às suas anti-sépticas e efeitos antimicrobianos. Foi especificamente ligada à eliminação de vermes no estômago em crianças em áreas tropicais onde Tamarindo e cultivada

PRECAUÇÕES COM O TAMARINDO: 


A principal preocupação é que o Tamarindo reduz a pressão arterial, ou seja. um sangue mais fino, por isso pode ser difícil de reduzir o sangramento em caso de algo acontecer. Se estiver tomando anticoagulantes aspirantes ou outros, tome cuidado se você ingerir uma quantidade excessiva de Tamarindo.

http://www.saudedica.com.br/os-beneficios-do-tamarindo-para-saude/#, acessado dia 15/01/15, às 22:09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.