segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

SUCO DE SALSÃO COM MELANCIA


Testei esse suco detox que no site da Lucila Diniz(veja aqui), e como não sou muito afeito ao Salsão, surpreendi-me com esse suco. Ficou palatável. Experimente e veja os benefícios do salsão. Vale a pena provar.





Ingredientes:

1 talo de salsão,
400 grs de melancia com as sementes,
1 colher de sopa de linhaça(opcional).

Modo de fazer

Bata tudo no liquidificador. Beba em seguida, sem coar.







BENEFÍCIOS DO SALSÃO 

Quanto ao aspecto funcional deve-se destacar que o aipo é rico em Vitamina C, a qual é importante para proteger o sistema imunológico e reduzir sintomas de resfriado. A vitamina C por prevenir os danos causados pelos radicais livres pode estar associada à redução da gravidade de condições inflamatórias, como a asma, osteoartrite e artrite reumatoide. Como os radicais livres oxidam o LDL (colesterol) isso pode levar à ruptura de placas causando ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais. 

A vitamina C também tem efeito benéfico na promoção da saúde cardiovascular. É também fonte de vitamina A, um antioxidante flavonoide natural. A Vitamina A é também necessária para a manutenção saudável das membranas mucosas e da pele e essencial para a visão. A partir do exposto acima, não surpreende que o consumo de vegetais e frutas de elevado grau desse nutriente está associado a uma redução do risco de morte por várias causas, incluindo doenças cardíacas, derrames e câncer. 

O vegetal em questão se destaca também por ser uma excelente fonte de minerais como potássio, sódio, cálcio, manganês e magnésio. O potássio, por sua vez, é um importante componente das células e fluidos do corpo que ajuda a controlar a taxa cardíaca e a pressão arterial. 

Não obstante, pesquisas mostraram que soluções aquosas de aipo (como sumo de aipo), ministradas a animais durante oito semanas reduziram significativamente os seus níveis de colesterol totais e a secreção de ácidos biliares. 

As suas sementes, caule e raiz têm propriedades diuréticas (remove o excesso de água do corpo através da urina) e propriedades estimulantes e tônicas. 

As sementes de ancestrais selvagens do aipo, que se originou em torno do Mediterrâneo, foram amplamente utilizadas como um diurético. O aipo, que é rico em potássio e sódio, os mais importantes para a regulação do equilíbrio hídrico, estimulam a produção de urina, contribuindo assim para livrar o corpo do excesso de fluido.

Para prevenir danos às células provocados por excesso de radicais livres o aipo tem as chamadas cumarinas, as quais diminuem as mutações (alterações no DNA da célula) que potencializam o surgimento de se tornarem células cancerosas. As cumarinas também aumentam a atividade de determinadas células brancas do sangue e aumentam as defesas imunológicas eliminando as células - alvo potencialmente prejudiciais (incluindo as células cancerígenas). Outros antioxidantes comumente encontrados nas folhas do aipo são os flavonoides zeaxantina, luteína e betacaroteno.

Além de aumentar a produção de saliva e sucos gástricos, o aipo abre o apetite e facilita a digestão enquanto aumenta os movimentos naturais do intestino prevenindo gases e cólicas, neutralizando o excesso de bactérias responsáveis pelas fermentações e putrefações intestinais. Dessa forma atua como um laxante suave graças à sua fibra.

E se isso não bastasse o aipo também: 

- Reforça o sistema autoimune devido ao seu conteúdo em substâncias antioxidantes.

- Melhora a acne ao favorecer a depuração do sangue e ter propriedades antibacterianas.

- Ajuda a desinfetar ferida e queimaduras facilitando a sua cicatrização quando usado de forma tópica.

- Devido às suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias pode-se empregá-lo para fazer bochechos em caso de infecção ou inflamações.

Também tem propriedades benéficas para a pele, para os pelos e os ossos devido às furanocumarinas e psoralenos compostos presentes em sua composição, os quais agem como protetores da pele e estimulantes da repigmentação. 

Pesquisas atualmente têm feito uso do aipo em casos de psoríase e vitiligo assim como em outros problemas da pele (acne).

O aipo por seus constituintes químicos favorece a expectoração em caso de catarro, gripe, bronquite, etc.

Ajuda a perder peso, pois favorece a expulsão dos líquidos retidos e das substâncias de resíduos acumuladas em função da ação do silício.

Devido à sua riqueza em minerais tem sido recomendado para problemas de fadiga crônica. Usado como cataplasma reduz o inchaço dos olhos.

Portanto, podemos afirmar que o aipo é uma excelente aposta natural para prevenir e reduzir riscos de doenças devendo assim, fazer parte da mesa de todos nós.

http://www2.uol.com.br/vyaestelar/aipo.htm, acessado dia 26/1/15, às 16h:55m

, acessado dia 26/01/15, às 16h:15m


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.