sábado, 28 de setembro de 2013

ARROZ BLACK-TIE




É bom fugir do cardápio convencional, às vezes. Então criei esse mix de arrozes para um almoço descontraído e harmonioso com a família e os amigos. Utilizei o arroz negro e o integral, mas pode-se usar  outro arroz como o Selvagem, por exemplo.
Antes vejamos os benefícios dos mesmos:

“Menos calórico, comparado com o arroz integral, o arroz preto vem ganhando espaço nas mesas dos brasileiros. Com 20% mais proteína e 30%mais fibras, ele ajuda no bom funcionamento do intestino, reduz o colesterol do sangue e controla a glicemia evitando grandes descargas de insulina e ainda aumentam a saciedade, retardando a sensação de fome- tornando-se um aliado de quem está controlando o ponteiro da balança. Além de, ser rico em vitaminas do complexo B- importantes para o metabolismo do nosso corpo.
Comparado com o arroz integral, as calorias não mudam muito, para 100g a diferença é de 359 calorias para o arroz preto contra 362 cal para o arroz integral, a diferença está nas fibras, no arroz preto é encontrado em maior quantidade além de ter poder antioxidante bem maior que o integral, retardando o envelhecimento e o surgimento de doenças.
A nutricionista da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, Paula Castilho, dá dicas de receitas para deixá-lo ainda mais saboroso.  “A grande diferença entre esse arroz e os outros é a presença elevada de compostos fenólicos, flavonóides e antocianinas- que são antioxidantes e combatem os radicais livres, protegendo suas células contra doenças crônicas não transmissíveis, mantendo seu organismo protegido e em equilíbrio. Por ter maior quantidade de fibras, o arroz preto ajuda no emagrecimento pois fazem com que nosso metabolismo acelere no processo de digestão da fibra e perca mais calorias, além de ajudar no funcionamento do intestino, evitando o inchaço abdominal. ”explica Paula.
O arroz preto mantém sua película- geralmente retirada do arroz branco- que são ricas em vitaminas A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicotínico, cobalto, cálcio, magnésio, ferro e zinco. Além desses benefícios, suas quantidade maior de proteína também beneficia as pessoas que adotam uma dieta vegetariana, ou aqueles que não comem carnes diariamente.”http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/saude/arroz-preto-e-pouco-calorico-e-ainda-reduz-o-colesterol/




Uma fina casca - para os olhos, essa é a única diferença entre o arroz integral e o branco. Para o corpo, no entanto, esse detalhe é fonte de inesgotáveis benefícios, que vão do controle dodiabete à redução da gordura abdominal. Pelo menos essa é a conclusão de uma pesquisa feita por nutricionistas da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, que analisaram a dieta de 2 800 pessoas. Entre elas, as que consumiam três ou mais porções de cereais integrais diariamente - e não abusavam dos refinados - tinham até 10% menos gordura visceral, aquela que se deposita barriga adentro e recobre órgãos como pâncreas, intestino e fígado. À primeira vista, a redução pode parecer pequena, mas as vantagens são imensas. 
  
A começar pela barriga, que dá uma enxugada. Em consequência, o coração é beneficiado: células gordurosas mais murchas significam menos inflamação nas artérias e, claro, menos trabalho para fazer o sangue circular. "Sem contar que, nos últimos anos, a ciência provou que a distribuição da gordura no corpo é importante para determinar o risco cardiovascular", explica José Renato das Neves, cardiologista do Hospital Samaritano de São Paulo. "Pessoas que nem sequer têm peso elevado, mas apresentam a adiposidade nas vísceras ou órgãos internos, apresentam um risco maior." Junto a tantas vantagens, existe ainda a menor probabilidade de aparecimento de tumores, como o de mama. 

Agora resta a pergunta: como essa casquinha, que parece tão insignificante, consegue resultados tão surpreendentes? "A resposta está no seu teor de fibras. Quanto maior seu valor, menor é a quantidade de glicose e lipídios absorvidos. Esses fatores são importantes para evitar a deposição de gordura intra-abdominal", esclarece Rosana Radominski, endocrinologista e presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). É que as fibras formam uma espécie de goma quando entram em contato com a água e, assim, tornam a digestão mais lenta, fazendo com que o açúcar proveniente dos alimentos seja assimilado aos poucos. Se não fosse dessa forma, aumentaria a produção de insulina, hormônio responsável por mandar a glicose para dentro das células. Só que, em excesso, ele infla os pneus da barriga e, ainda, abre caminho para o diabete.
Quem come arroz diariamente costuma se alimentar de maneira mais saudável em todas as refeições — e aí o corpo agradece com todas as suas forças. Ao analisar dados de 1999 a 2004 sobre a dieta de mais de 25 mil crianças e adultos, pesquisadores americanos constataram que nos apreciadores desse cereal não havia carência de nutrientes essenciais para o organismo, como ácido fólico, potássio e outras vitaminas do complexo B. Muito pelo contrário. 





"O ideal é ingerir o alimento na maioria das refeições", sugere a nutricionista Renata Garrido, do Hospital Nove de Julho, em São Paulo. "Não há uma recomendação mínima, mas o correto é substituir o branco e incluir o integral aos poucos. Mas, como esse é um hábito novo para boa parte da população, o mínimo consumido já é válido", conclui. 

O estudo, realizado por uma empresa de consultoria alimentar, baseou-se no National Health and Nutrition Examination Survey, um levantamento feito periodicamente pelo governo dos Estados Unidos. O resultado mostrou ainda que os consumidores regulares de arroz têm menor propensão a acumular quilos extras, 34% menos risco de hipertensão e 27% menos probabilidade de aumento na circunferência abdominal. "O arroz em si, principalmente o integral, é considerado uma boa fonte de fibras alimentares, de vitaminas do complexo B e de minerais", confirma a nutricionista Patrícia Ramos, coordenadora do Serviço de Nutrição do Hospital Bandeirantes, na capital paulista. "A longo prazo, sua ingestão diminui mesmo o risco de diversas doenças." – http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/alimenta-saude/arroz-integral-reduz-gordura-abdominal-752706.shtml


E, enfim, a receita:

1 x de arroz integral,
½ x de arroz negro,
3½ x água,
3 dentes de alho,
1 alho poró cortado em rodelas finas,
1 colher de sopa de azeite extra-virgem ou canola,
1 colher de azeite de dendê,
1 brócolis ninja,
1 cenoura ralada.





Modo de fazer
Aquece numa panela de pressão , os azeites, acrescente o alho e deixe dourar um pouco. Coloque o alho poró e refogue também. Acrescente os arrozes, mexa por uns dois minutos, ponha o sal e água depois.  Tampe a panela e assim que começar a pressão, abaixe o fogo para médio e conte 13 minutos. Desligue assim que completar os minutos. Em seguida  coloque os vegetais, tampe novamente e deixe cozinha apenas no calor da pressão. Caso precise, ligue o fogo e conte um minuto após a pressão e desligue e deixe sair a pressão normalmente! Sirva acompanhado de castanhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.