quinta-feira, 19 de setembro de 2013

QUICHE A B


http://miblogito.blogspot.com.br/2010_11_01_archive.html


Quando fui ao CEASA , comprei uns aspargos já pensando nessa quiche. Após pesquisa, resolvi criar a minha receita.  Batizei como Quiche AB por ser de brócolis e aspargos. Antes vamos saber para que servem:

“O aspargo é uma planta muito utilizada na culinária mundial e é considerada uma flor da família dos lírios. Segundo o nutrólogo Maximo Asinelli, ele é rico em vitamina A, B, C, cálcio, ferro, sais minerais e potássio.
— O aspargo é considerado uma das melhores fontes de ácido fólico, conhecido por ajudar a prevenir câncer, doenças do coração, do fígado e até da espinha — explica.
O Instituto Nacional do Câncer aponta que o ácido fólico presente nesse vegetal age diretamente no DNA e na síntese de substâncias essenciais ao organismo e a sua deficiência tem sido relacionada ao aparecimento de câncer.
— Esta vitamina é importante desde a prevenção até o tratamento da doença, já que inibe o desenvolvimento do tumor. O ácido fólico é sintetizado por bactérias do intestino e ficam estocadas no corpo humano — esclarece.” –  http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2011/02/saiba-como-o-consumo-regular-de-aspargos-pode-trazer-beneficios-a-sua-saude-3205955.html, acessado dia 19/09/13.

“Se você precisava de um bom motivo para incluir o brócolis na alimentação, agora terá vários. Considerado um dos melhores alimentos para a saúde por seu alto valor nutritivo, esse vegetal não pode ficar fora da mesa. “Ele carrega em sua composição a receita completa para um organismo saudável: é rico em fibras, que ajudam na digestão e funcionamento do intestino; antioxidantes, que prolongam a juventude; e em vitamina A e ácido fólico, importantes para o sistema nervoso”, explica a nutróloga Cristiane Coelho, da Sociedade Médica Brasileira. “Essa hortaliça também tem bastante ferro, nutriente fundamental para a composição das células vermelhas do sangue, responsáveis por transportar oxigênio para outras partes do corpo”, completa.
Anticancerígeno
Está comprovado: o brócolis ajuda a proteger o organismo de alguns tipos de câncer, como de mama, pulmões, estômago e próstata. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer, nos Estados Unidos, consumir mais de uma porção do vegetal por semana pode reduzir o desenvolvimento do câncer de próstata em até 50%. Isso porque o brócolis contém glucosinolatos, substâncias que aumentam as defesas do organismo e auxiliam na proteção contra a doença.
Um estudo da Universidade de Michigan (EUA) destaca outro componente importante do vegetal: o sulforafano, que ajuda a prevenir a formação de tumores. “Ele também protege os vasos sanguíneos do excesso de açúcar no organismo e mantém o controle do diabetes”, explica a médica. Para fechar a lista de benefícios, uma boa notícia para quem sofre do estômago: “A universidade americana Johns Hopkins apontou que consumir diariamente 70 gramas de broto de brócolis durante oito semanas combate a gastrite causada pela bactéria Helicobacter pylori, a principal origem do câncer de estômago. O vegetal ameniza a infecção e alivia a dor”, conta Cristiane. O broto de brócolis é o estágio mais fresco e jovem da hortaliça, geralmente na primeira semana pós-colheita. Essa denominação deve vir escrita na embalagem do produto.” –  http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/reportagem/be-a-ba-da-cozinha/brocolis-opcao-alimento-saudavel-rejuvenescedor-610031.shtml, acessado dia 19/09/13.

Agora a receita:




Massa:

1 pacote de biscoito sete grãos,
1 x de torrada integral triturada,
1 x de farinha de trigo,
½  x de amido de milho,
½ x de óleo equilíbrio, ou canola,
1 x de água gelada .

Recheio:

1 brócolis ninja pequeno ( apenas os buquês),
1 pacote de aspargos fatiados fininhos,
1 cebola branca picada,
100 grs de champignons fatiados,
4 dentes de alho picados,
3 ovos caipiras ou orgânicos,
600ml de iogurte caseiro desnatado ou 4 potes,
1 caixinha de creme de soja – ou creme de leite light,
100 grs de queijo de castanha ou  provolone,
100 grs de ricota defumada, tofu ou  muçarela light,
¾ x de amido de milho,
1 colher de chá de sal marinho,
1 colher de chá de orégano,
1 colher de sopa de óleo de canola.

Modo de fazer:
Triture a bolacha e as torradas até ficar uma farinha. Misture os outros ingredientes secos e vá acrescento o óleo e a água ás colheradas. Ficará com um aspecto compacto, porém,  fácil de esfarela-lo. Reserve. Pegue forminhas de fundo falso ou uma fôrma grande e espalhe a massa.

Numa panela refogue o alho até dourar um pouco. Acrescente a cebola deixe murchar um pouco. Assim que estiver transparente, coloque o brócolis e o aspargos e refogue por uns cinco minutos. Logo após ponha os cogumelos fatiados e deixe por mais um minuto. Desligue e espere esfriar. No liquidicador bata os ovos, o iogurte, o amido e o sal. Depois que os vegetais estiverem frios, acrescente os queijos e a mistura batida mexa bem  e coloque nas forminhas ou fôrma. Leve ao forno quente por 20 minutos. Retire e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.