quarta-feira, 17 de setembro de 2014

SALADA SELVAGEM

Uma salada fora do convencional que tal? Porém o bom é achar esses vegetais em terrenos ou tê-los plantados em casa, ok? Experimente e surpreenda com esse sabor bem selvagem dessa salada.





Ingredientes:

1/2 pé de alface lavado e rasgado,
1 maço pequeno de dente de leão,
1 maço pequeno de serralha,
1 maço pequeno de tanchagem,
10 tomates cerejas,
1/2 cebola roxa cortada em rodelas,
Algumas folhas de azedinha,
Algumas folhas de capuchinha.

Modo de fazer:

Lave muito os vegetais e de deixe-os de molho numa solução de água, com água sanitária(1 colher de sopa para cada litro de água), por cinco minutos. Enxague bem e prepare a salada temperando com sal marinho, limão e um fio de azeite extravirgem.

Fonte da foto: http://saldebolinha.com/2011/08/03/essa-felicidade-de-fruta-no-pe-salada-de-azedinha/



BENEFÍCIOS DA AZEDINHA OU VINAGREIRA


Oxalis acetosella
Descrição : A azedinha uma pequena erva de folhas ternadas, pertencente à família das Oxalidáceas. Dá flores amarelas, dispostas em umbela, com folíolos cordiformes. Os pecíolos e as folhas possuem um gosto muito azedo, devido à grande quantidade de oxalato de cálcio que contêm. As raízes são antiscorbúticas. Segundo a superstição popular, as folhas normais de quatro folíolos dão sorte quem as encontra. Existem dela numerosas variedades, tlevando a mesma denominação, tais como azedinha-de-Corumbá, azedinha-da-horta e azedinha-de-folha-cortada. Também conhecida por trevo-azedo.
O oxalis foi comido pelos seres humanos durante milênios. O Dr. James Duke's em Handbook of Weeds, ele observa que o índio da tribo Kiowa mastigavam o alazão de madeira para aliviar a sede em viagens longas, que os índios Potawatomi o coziam com açúcar para fazer uma sobremesa, os índios Algonquin consideravam um afrodisíaco, a tribo Cherokee comeu alazão de madeira para aliviar feridas na boca e garganta, e os iroqueses comiam alazão de madeira para ajudar com cólicas, febre e náuseas. A azedinha como espinafre e brócolis, contém ácido oxálico, que é considerado ligeiramente tóxico , pois na digestão e absorção de alguns minerais. No entanto, nos E.U. Institutos Nacionais de Saúde determinaram que os efeitos negativos do ácido oxálico são geralmente de pouca ou nenhuma conseqüência nutricional em pessoas que comem uma variedade de alimentos. sUm oxalato chamado "acetosella sal" era antigamente extraído da planta , através de ebulição.
Propriedades : Febrífuga, diurética, refrescante, depurativas nas inflamações intestinais e da bexiga (nefrites), expectorante, adstringente, desopilantes e descongestionantes do fígado (indicado na icterícia), antiescorbútico pelo teor de vitamina C.
Indicações : Por suas propriedades febrífugas, diuréticas e refrescantes é muito apreciada por todos aqueles que se voltam para a natureza para curar e prevenir os seus males. O seu sabor ácido é muito agradável. Quem quiser uma cura branda, mas contínua, contra as inflamações intestinais e da bexiga pode misturar algumas folhas frescas à salada. Ricas em vitamina C, as folhas são também um remédio eficaz contra a constipação. Para uso externo, ela possui um efeito adstringente em feridas, ajudando com isso a uma cicatrização mais rápida. compressas de folhas esmagadas servem para reduzir os inchaços. Antigamente as folhas frescas eram mastigadas para curar casos de gengivite.
Principios Ativo : Ácido ascórbico, mucilagem, oxalatos (ácido oxálico e oxalato ácido de potássio)
Modo de Usar :Abscessos frios (cataplasma ): misturar um punhado de folhas frescas, cozidas e mornas, com uma colher de azeite puríssimo, aplicando sobre o abscessos com um pedaço de gaze. Diurético (decocção): ferver por 5 minutos, 50g de folhas em um litro de água. Consumir o líquido frio, em calicezinhos durante o dia. infusão: com as mesmas doses da decocção, obter um medicamento mais suave. Febre (decocção): ferver em um litro de água 60g de folhas. Adoçar um pouco e beber em calicezinhos durante o dia. Intestinos (inflamações, decocção): colocar em uma panelinha 25g de azeite com 50g de folhas frescas de azedinha, 15g de folhas frescas de cerefólio, 15g de folhas de alface e 15g de folhas de beterraba. Ferver tudo até que as folhas estejam cozidas. Passar o líquido por um pedaço de tela, apertando bem para extrair todo o líquido. Beber uma colher de hora em hora até a inflamação desaparecer.
Toxicologia : A planta, utilizada por propriedades estimulantes desde a antiguidade, deve ser usada com moderação. Por ter um alto teor de ácido oxálico, deve-se limitar o uso principalmente por aqueles que sofrem de cálculos renais. Contra-indicado também em casos de gastrite.É importante não exceder a dose para evitar efeitos tóxicos. O consumo exagerado desta planta induz a sintomas de intoxicação.
Blanchan, Neltje (2005). Flores Selvagens vale a pena saber . Project Gutenberg Literary Archive Foundation . "Manual de ervas daninhas comestíveis", de James A. Duke, pp. 140-141"Outros componentes dos alimentos: ácido fítico e ácido oxálico, encontrado naturalmente em algumas plantas, se ligam ao cálcio e pode inibir sua absorção. alimentos com alto níveis de ácido oxálico incluem espinafre, couve, batata-doce, ruibarbo e feijão. Dentre os alimentos ricos em ácido fítico são fibras que contêm produtos de grãos integrais e farelo de trigo, feijão, sementes, nozes e soja. A medida em que estes compostos afetam a absorção de cálcio varia. A pesquisa mostra, por exemplo, que comer espinafre e leite, ao mesmo tempo reduz a absorção do cálcio no leite. Em contrapartida, produtos de trigo (com a exceção de farelo de trigo) não parecem ter um impacto negativo sobre a absorção de cálcio. Para as pessoas que comem uma variedade de alimentos, essas interações provavelmente conseqüência nutricional pouco ou nenhum e, além disso, são contabilizados nas DRIs cálcio globais, que a absorção em conta. "

Read more: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/azedinha.html#ixzz3DXk4q1YI


Minha capucinha em vaso florida


BENEFÍCIOS DA CAPUCHINHA

Com o nome científico Tropaeolum majus L., a Capuchinha é uma planta da família  das Tropeoláceas. É popularmente conhecida também como mastruço, chagas, agrião grande do Peru, capuchinho, nastúrcio, sapatinho do diabo, nastúrio, cinco chagas, capuchinha grande, entre muitos outros nomes. Planta herbácea rasteira, de caule suculento, mole e retorcido, possui folhas num tom verde claro, com formato arredondado, enquanto suas flores podem ter diversas tonalidades, variando do branco ao vermelho, salmão, amarelo e laranja. Possui ainda um fruto esverdeado formado por três aquênios pequenos. Ao aproximar-se dela já é possível sentir o perfume agradável que toda a planta exala. Comestível, seu sabor assemelha-se ao do agrião, fresco e picante. Para ser cultivada não é exigente, podendo ser plantada até mesmo em jardins, canteiros e vasos, desde que possa receber sol diretamente durante ao menos quatro horas diárias. É importante saber reconhecer a Capuchinha, visto que ela não é apenas uma planta comum, e sim uma planta com poderosas propriedades medicinais altamente benéficas para o organismo que a consumir.
Seus princípios ativos são: glucotropaeolina, vitamina C, ácidos graxos, flavonóides, glicosídeos, oxalatos, glucosinolatos, óleos essenciais, resinas, pigmentos, substâncias bactericidas, iodo, ferro, enxofre, cálcio, potássio, frutose e glicose.
Assim, a Capuchinha é muito indicada para casos de infecções urinárias e retenção de líquidos, já que sua propriedade diurética aumenta a eliminação de líquido do organismo, promovendo uma “limpeza” no corpo e principalmente no trato urinário, eliminando pela urina toxinas e bactérias, fazendo também o corpo perder o inchaço que a retenção de líquidos proporciona; cicatrização de feridas, alívio de alergias na pele e acnes também são benefícios que a planta propicia por suas propriedades antissépticas; tosses e resfriados também podem ser curados pela Capuchinha, graças à sua propriedade expectorante; além de aliviar diversos problemas do sistema digestivo. Caso seja aplicada diretamente nos cabelos, auxilia na eliminação da caspa e fortalecimento dos fios capilares.
Como utilizar?
Podem-se incluir as flores e folhas da Capucinha nas receitas de saladas, sucos e temperos. Caso prefira tomar o chá da planta, leve ao fogo entre duas e quatro colheres de sopa de folhas de Capuchinha picadas, juntamente com um litro de água e deixe ferver. Então abafe e consuma 3 vezes ao dia, quando a temperatura estiver ideal para beber. Para utilizá-la nos cabelos pode-se seguir a mesma receita do chá, e lavar os cabelos com o líquido.
Contraindicações e efeitos colaterais
A Capuchinha pode ter como efeito colateral irritação gástrica e, se consumida em altas doses baixar a pressão sanguínea.
Seu consumo é contra indicado em casos de gastrite, hipotireoidismo, insuficiência renal ou cardíaca, gestação e lactação.

http://www.remedio-caseiro.com/capucinha/,  acessad dia 17/09/14, às 00:58



Tanchagem colhida para a salada


BENEFÍCIOS DO TANCHAGEM

A tanchagem (Platango major) tem propriedades adstringentes. O chá das folhas serve como cicatrizante; combate diarreia, problemas gastrointestinais e dores de dentes; desinflama os gânglios; faz parar o catarro dos brônquios e desinflama boca e garganta. As folhas limpas e escaldadas em água fervente aplicadas sobre feridas ou úlceras são cicatrizantes e servem também contra lepra, mordida de cão e queimaduras. O chá morno também serve para banho de assento em caso de leucorreia.
As folhas como emplastro curam feridas, fístulas e hemorroidas. A infusão de folhas serve para estancar hemorragias nasais, em caso de retenção de líquidos e para eliminar a tosse e as mucosidades. 
As folhas e espigas tomadas em cozimento são excelentes para curar algumas afecções hepáticas e estomacais. É uma planta desinflamatória.
Usa-se toda a parte aérea da planta, ou seja, as folhas e o pedúnculo. Basta macerar e colocar em água fervente duas colheres de sopa em um litro de água e esperar esfriar. Coe e está pronto. Lave muito bem antes em água corrente, pois a tanchagem é muito rasteira e acumula terra e areia com facilidade. 
É um excelente cicatrizante. Para aftas, esse chá em bochechos é um grande remédio.
Indicações terapêuticas
Afecções das vias respiratórias, como boca e garganta.
Infecções, gota, excesso de ácido úrico no sangue e úlcera gástrica.
Inflamações nos ouvidos, nos olhos, nas gengivas, na garganta, nas amígdalas, na faringe, no estômago, nos intestinos, nos rins, na bexiga.
Gripes, apendicite, inflamações, conjuntivite, hemorroidas, problemas urinários,
Diarreia, cólica infantil, febres intestinais, feridas.
Há relatos de cura de ferida no útero e de HPV. Nesse caso, tomar o chá de tanchagem com chá de alfavaca durante quatro meses e a cada duas semanas fazer ducha vaginal com o chá de morno para frio. Essa receita também serve para câncer de colo de útero.

Efeitos colaterais da Tanchagem
Pode causar sonolência, cólica intestinal, desidratação.
Contra indicações da Tanchagem
Durante a gravidez, lactação, indivíduos com doenças do coração. A pólen da planta pode causar alergia.

http://www.tuasaude.com/tanchagem/, acessado dia 17/09/14, às 1: 00
http://www.curapelanatureza.com.br/2012/03/propriedades-e-beneficios-da-tanchagem.html,  acessado dia 17/09/14, às 00:52.


Serralha antes da captação de suas folhas e a tanchagem já colhida


BENEFÍCIOS DA SERRALHA

A serralha (Sonchus oleraceus) é uma planta da familia Asteraceae. A Serralha é uma erva, encontrada em quase todo o mundo, é comestível e rica em vitaminas A, D e E; possui um sabor amargo e paladar que lembra o espinafre, e é usada em saladas e cozidos; também é utilizada com fins medicinais. Também é conhecida pelos nomes cerraia, chicória-brava, ciumo, serralha-lisa, serralheira, sow thistle (inglês), cerraja (espanhol), laiteron maraîcher (francês), crespigno-cicerbita (italiano), kohl-gänsedistel (alemão).
A Serralha – estimula o bom funcionamento do fígado e da vesícula, a serralha limpa as impurezas do sangue, psoríase e eczemas em geral. fortalece a vista, os nervos e o estômago.
rica em vitaminas A, D e E (combinação perfeita para a saúde dos cabelos) e, entre outras propriedades, traz o aminoácido fenilalanina, que ajuda no funcionamento das células de pigmentos. Logo, é indicada para casos de vitiligo. Combate a queda de cabelo.

http://www.informacaonutricional.blog.br/serralha-tabela-valor/, accessado dia 17/09/14, às 00:48


Fonte da foto: http://www.hierophant.com.br/arcano/posts/view/Anderson/950



BENEFÍCIOS DO DENTE DE LEÃO

Os benefícios de saúde do dente de leão incluem alívio das doenças hepáticas, diabetes , distúrbios urinários, acne , icterícia, câncer e anemia. Também ajuda na manutenção da saúde óssea, nos cuidados da pele e na perda de peso.
Talvez o dente de leão seja mais popular como uma planta com flores ornamentais do que como um medicamento e é verdade. As flores de dente de leão são bonitas de ver. Existem muitas variedades de dente de leão, mas o dente de leão comum é cientificamente conhecido como Taraxacum Officinale. O dente de leão é rico em vitamina A, C, ferro e cálcio e desintoxicantes que explica o seu uso em medicamentos. Vamos descobrir o que [pullquote]Talvez o dente de leão seja mais popular como uma planta com flores ornamentais do que como um medicamento e é verdade. [/pullquote]podemos fazer com dente de leão além de usá-lo para decorar os nossos jardins e salas.
Os benefícios de saúde do dente de leão incluem o seguinte:
Saúde óssea: O dente de leão é rico em cálcio, que é essencial para o crescimento e para a força dos ossos, e é rico em antioxidantes como a vitamina-C e luteolina, que protegem os ossos dos danos de idade relacionados com os radicais livres, como o enfraquecimento e perda de densidade.
Distúrbios do fígado: O dente de leão pode ajudar o fígado de muitas maneiras. Enquanto que os anti-oxidantes como a vitamina-C e luteolina mantém em pleno funcionamento e protege-lo contra o envelhecimento, outros compostos que ajudam no tratamento de hemorragias no fígado, mantendo bom fluxo da bílis. Ele também estimula o fígado e promove a digestão.
Diabetes: O suco do dente de leão pode ajudar os pacientes diabéticos, estimulando a produção de insulina do pâncreas e, assim, ajudar a manter baixo o nível de açúcar no sangue. Já que é diurético por natureza, faz o paciente diabético urinar com mais frequência, que também ajuda a remover o açúcar em excesso do corpo. Além disso, os diabéticos são propensos a problemas renais. As propriedades diuréticas do dente de leão pode ajudar a remover a deposição de açúcar nos rins através da urina. Além disso,o gosto do suco de dente de leão é ligeiramente amargo, o que também reduz eficazmente os níveis de açúcar no sangue, como todas as substâncias amargas fazem.
Urinárias: O dente de leão é altamente diurético por natureza. Na verdade, seu nome em francês significa literalmente “urinar na cama”. Assim, ele ajuda a limpar as deposições de substâncias tóxicas nos rins e no sistema urinário. Além disso, suas propriedades desinfetantes inibem o crescimento microbiano no sistema urinário.
Cuidados com a pele: A seiva do dente de leão, também conhecida como leite de dente de leão , é útil no tratamento de doenças da pele causadas por infecções microbianas e fungos, como esta seiva é altamente alcalina e tem propriedades germicidas, inseticidas e fungicidas. Devem ser tomados cuidados ao usar esta seiva, para evitar seu contato com os olhos. Esta seiva pode ser usada em coceiras, lombrigas, eczema sem risco.
Acne: O suco de dente e leão é um bom desintoxicante, diurético, estimulante e anti-oxidante. Estas quatro propriedades tornam-o num bom tratamento para acne. Antes de saber como ele trata a acne, nós temos que saber o que ele faz. A acne é causada principalmente durante a adolescência, quando o corpo sofre muitas mudanças fisiológicas e hormonais. As hormonas, que provocam mudanças no corpo, por não manterem a relação adequada entre si ou não estarem equilibradas de forma adequada, tendem a se depositar como substâncias tóxicas no organismo, que tendem a sair com o suor através das glândulas sudoríparas ou glândulas sebáceas sobre a pele. Agora, durante estas mudanças, estas glândulas segreguam mais óleos que, misturado com a pele morta, bloqueiam os poros e a secreção fica obstruída. Devido a isso, essas substâncias tóxicas não podem sair e resultar em acne. Isto é ainda agravado por infecções microbianas nos pontos afetados. O suco de dente de leão, sendo um estimulante, diurético e desintoxicante por natureza, pode ajudar a regular a secreção adequada de hormonas, aumenta a transpiração e dilata os poros facilitando a remoção de substâncias tóxicas através do suor e também através da urina, pois também é diurético. A sua seiva, se aplicada externamente sobre a acne, pode inibir a infecção microbiana.
Perda de peso: A nossa urina contém até 4% de gorduras. Assim,ao urinar, mais água e gorduras são perdidas a partir do corpo. O dente de leão, sendo um diurético por natureza, promove a micção e, assim, ajuda a perder peso sem efeitos secundários.
Câncer: O dente de leão é rico em antioxidantes, como a vitamina C e a luteolina que reduzem os radicais livres (responsáveis por causar câncer) no corpo, reduzindo assim o risco de câncer. Ela também desintoxica o organismo, o que também ajuda a proteger do câncer.
Icterícia: icterícia é basicamente uma doença do fígado em que ele começa a produzir mais bílis, que finalmente entra na corrente sanguínea prejudicando todo o metabolismo. O excesso de bílis também se reflete através da cor da pele, olhos, etc. O tratamento da icterícia inclui três etapas principais. Em primeiro lugar, o controlo de produção da bílis; segundo, a remoção da bílis em excesso no corpo e terceiro, combater a infecção viral. O dente de leão é muito útil em todas as etapas. Ele promove a saúde do fígado e regula a produção de bílis. Sendo diurético por natureza, promove a micção através da qual a bílis em excesso é removida. Finalmente, sendo anti-oxidante e desinfetante por natureza devido à presença de vitamina C e luteolina também combate a infecção viral. É mais benéfico se tomado com suco de cana, uma vez que substitui o açúcar no corpo, que fica muito reduzido devido à ação da bílis, causando fadiga e fraqueza extrema.
Transtornos da vesícula biliar: O dente de leão é muito benéfico para a vesícula e para o fígado, uma vez que melhora o seu funcionamento, os protege dos efeitos nocivos dos oxidantes, de infecções e regula a secreção dos mesmos.
Anemia: O dente de leão tem uma boa quantidade de ferro, de vitaminas e de proteínas. Enquanto que o ferro é parte integrante da hemoglobina no sangue, as vitaminas (principalmente vitamina B) e proteínas são essenciais para a formação de células vermelhas do sangue e certos outros componentes do sangue. Desta forma, o dente de leão pode ajudar as pessoas anémicas.
Tensão alta: A micção é uma forma eficaz de redução da tensão arterial. Na verdade, a maioria dos medicamentos modernos para redução da pressão arterial se baseiam neste fenómeno. O suco de dente de leão, sendo diurético por natureza, aumenta a micção, tanto em quantidade e frequência, portanto, ajuda a tensão arterial baixar. A fibra do dente de leão também é útil na redução do colesterol e, assim, auxilia na redução da tensão arterial, uma vez que o colesterol é um dos fatores que fazem a tensão arterial elevada. Depois, há o potássio , que está em abundância no suco de dente de leão e que é muito eficaz na redução da tensão arterial através da substituição de sódio .
Outros Benefícios: O dente de leão também pode ser usado como um vegetal porque é uma boa fonte de fibra. Ela promove a digestão. Antigamente era também utilizado para tratar o escorbuto, por ter vitamina C em abundância. Ele também tem efeitos curativos sobre a  dispepsia, as infecções no estômago, intestino e sistema urinário.

Efeitos colaterais do Dente-de-leão
Os efeitos colaterais do Dente-de-leão incluem azia e diarreia, quando consumida em excesso.
Contraindicações do Dente-de-leão
O Dente-de-leão está contraindicado para pacientes com hipertensão descontrolada, esofagite ou hérnia de hiato.
http://www.tuasaude.com/dente-de-leao/, acessado dia 17/09/14, às 1:02
http://www.i-legumes.com/beneficios-saude/beneficios-de-saude-do-dente-de-leao/, acessado dia  17/09/14, às 00:46

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.