quarta-feira, 13 de maio de 2015

CREME DE MANDIOQUINHA COM GALINSOGA



E  nessa semana fria – demais! Brrrr!!!! – nada como um creme ou sopa quentinha. Esse ficou bom demais! Mandioquinha  já falei dela aqui. E nesse creme tem um ingrediente especial: galinsoga. Vi a matéria no Come-se da Neide Rigo e resolvi experimentar. É boa mesmo. Eu a desidratei (forno entreaberto no mais baixo por duas horas) e guardei num vidro. Vale a pena experimentá-la.




Ingredientes:


400 grs de mandioquinha cozida no vapor,
500 ml de água,
200 ml de leite vegetal,
3 dentes de alho,
1 cebola média ralada,
1 x de jaca verde cozida e picada,
1 colher de chá de óleo de girassol,
1 colher de chá de orégano,
¼ x de salsinha picada,
2 colheres de sopa de cebolinha picada,
1 colher de chá sal do Himalaia,
½ x de galinsoga desidratada.


Não se esqueça de pegar essa erva em terreno virgem(sem contato de cães e ratos) ou plante em casa. Importante desinfetá-la com água sanitária (1 colher de sopa para 1 litro de água), deixando de molho por pelo menos 10 minutos. Lave em abundante água logo após.









Modo de fazer:

Refogue o alho no óleo de girassol. Acrescente a cebola ralada, depois que estiverem dourado, refogue a jaca. Reserve. Acrescente a mandioquinha amassada na panela. Coloque a água e o leite vegetal. Acrescente a jaca refogada, a galinsoga e os temperos restantes – sendo o sal por último. Quando for servir regue cada porção com um fio de azeite extravirgem. Polvilhe com castanha de caju ralada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.