quinta-feira, 14 de maio de 2015

PANQUECAS VEGANAS COM MARIA PRETINHA


 Umas panquecas para começar o dia não há nada melhor. Ainda mais se forem livres de leite, ovos e farinha de trigo....




Ingredientes:

6 colheres de sopa de farinha de teff,
6 colheres de sopa de farinha de arroz integral,
4 colheres de sopa de extrato de soja,
2 colheres de sopa de amido de milho,
2 colheres de sopa de açúcar de coco,
1 colher de sopa de fécula de batata,
2 colheres de chá de fermento em pó,
½ colher de chá de sal marinho.
250 ml de água filtrada.

Modo de fazer

Misture os ingredientes secos numa vasilha, acrescente a água e o azeite extravirgem. Pincele uma frigideira anti-aderente com óleo e faça as panquecas. Acrescente, antes virar as panquecas, uma colher de sopa de maria-pretinha ou outra frutas à sua escolha.







Despreze os frutos verdes pois são venenosos. Você pode substituir as marias pretinhas pelo mirtilo, amora ou framboesa.


BENEFÍCIOS DA MARIA PRETINHA

Maria-Preta (Solanum americanum)

Também conhecida como maria-pretinha, caraxixá, araxixu,erva-de-bicho, erva-de-mocó, erva-moura, guaraquinha, pimenta, pimenta-de-cachorro, pimenta-de-galinha, pimenta-de-rato.

É conhecida como uma planta daninha na agricultura em todo o país, no entanto em outra epocas ja foi usada como verdura escaldada e seus frutos consumidos como geléia.

As folhas cruas e os frutos verdes são, no entato venenosos por causa da sua presença dos glicoalcalóides, que uma vez hidrolisados no intestino produzem alcaminas, que as quais absorvidas pelo organismo produzem sintomas de depressão no sistema nervoso central.

A planta toda é empregada na medicina tradicional em varias regiões do país, tanto interna como externamente.

São atribuidas a ela as propriedades: anafrodisiaca, diuretica, emoliente e depurativa, com indicação no tratamento por via oral de gastralgia, espasmos da bexiga e dores nas articulações, além de ser um vermífugo eficaz.

Externamente é empregada como cicatrizantes para tratar psoríase, eczema, úlceras e para aliviar o prurido.

Embora a eficácia e a segurança do uso desta planta não tenham sido ainda comprovadas cientificamente, sua utilização tem sido feita apenas com base na tradição popular desta espécie e de suas variedades.

 Assim, o chá das suas folhas obtido por decoctação é empregado internamente nos casos de excitação nervosa, cólicas, nervralgias e afecções das vias urinárias.

Externamente suas folhas são empregadas contra feridas e úlceras, queimadas, abscessos e furúnculos, tanto na forma de lavagem de seu decocto como na forma de cataplasma de suas folhas frescas.

O decocto das folhas é usada nas Guianas também como antiespasmódico e emético e, sua meceração no rum é considerado eficiente contra picada de cobra.

Entre seus componentes quimicos citam-se a acetilcolina, saponinas e os glicoalcalóides esteroidais solasonina e solamarginaa como principais, sendo referida também a presença de solanina, demisina e atropina.

http://viveravidaeomeioambiente.blogspot.com.br/2011/12/plantas-medicinais-maria-preta.html#comment-form, acessado dia 14/05/15, às 00h:47h





BENEFÍCIOS DO TEFF 

Características do cereal teff
O cereal teff tem a forma pequena e é semelhante a pequenas sementes, além de ser rico em cálcio, em ferro, em fibra e proteína, e não conter glúten. Quanto ao cultivo, o teff é resistente a climas rigorosos quentes e secos e também pode ser cultivado em solos alagados.

Cereal teff é rico em cálcio, ferro, fibras e proteínas, e não contém glúten. Foto: Shutterstock
A semente de teff é pequena com colorações variadas entre o branco, o vermelho ou até o marrom escuro. Todos são igualmente nutritivos, no entanto, os tons mais claros possuem um sabor considerado como mais suave e agradável. Na culinária da Etiópia e da Eritreia, ambos países africanos, o teff costuma ser usado no preparo de um tipo de pão, chamado de injera.

Nutrientes do teff

O teff é um grão com uma concentração elevada e variada de nutrientes, como cálcio, ferro, cobre, alumínio, bário, fósforo e tiamina. É rico em carboidratos e com elevado teor de proteína. Tamém sua composição de ferro é facilmente digerida pelo organismo.
Dentre os fatores que indicam o consumo do teff, está o fato de ele estimular a flora intestinal, além de não conter glúten. Resumindo, torna-se apropriado para as pessoas que sofrem com aintolerância ao glúten ou com doença celíaca.
O teff tem potencial revolucionário, já que é preciso estar atento, pois nem só de trigo, centeio e cevada é constituído o grupo dos cereais. Existe um mundo de alternativas mais nutritivaspara introduzirmos na nossa alimentação diária, inclusive o teff.
Muitos pacientes, após as consultas de nutrição, passam a iniciar a sua alimentação diária incluindo ao nomeadamente pequeno-almoço pão branco e pão de forma, embalado e de longa duração.
Isso tudo com um teor considerável de gordura adicionada e açúcar, resultado de combinação de farinhas refinadas, o que de certa forma promove o aumento de peso, promovendo, entre os males, a obesidade, a obstipação, e o colesterol elevado.

Vantagens do teff

O super cereal teff não contém glúten, o que, na rotina alimentar dos portadores da doença celíaca, se torna algo essencial para a sua introdução na alimentação diária, principalmente em alimentos como o pão caseiro, em bolos, em biscoitos e em crepes.
Diante de tantas e boas indicações, incluir o teff na alimentação pode enriquecer a sua dieta. Dessa forma, o cereal é recomendado para qualquer pessoa que se preocupa em cuidar da sua saúde, do seu bem-estar e que atua na prevenção de determinadas doenças.
As vantagens do teff na alimentação são justificadas também pelas calorias de boa qualidade presentes no cereal e pela quantidade interessante de fibra alimentar que possui, sendo um excelente fornecedor de cálcio, de ferro, de magnésio, de folato e de zinco. O super cereal teff também contém vitamina C, o que facilita a absorção do ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.