quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ARROZ INTEGRAL COM TRIGO NA PANELA DE PRESSÃO

O trigo vai muito além do carboidrato confira:





"Princípios Ativos: amido, ácido ascórbico, ácido caprínico, ácido clorogênico, ácido ferúlico, ácido fólico, ácido fórmico, ácido glutâmico, ácido malênico, ácido oxálico, alantoína, albumina, apigenina, a-tocoferol, a-triticeno, benzaldeído, betaína, biotina, campesterol, celulose, cobre, ergosterol, ferro, fibra (26,7%), fósforo, hidratos de carbono, lisina, magnésio, niacina (vitamina PP), pectina, proteína (glúten 12%), quercetina, vitaminas B e E, sitosterol, zinco. Composição química e valor nutricional por 100 gramas de trigo Fonte: Ministério de Saúde do Peru. Óleo extraído do gérmen: lipídeos e vitaminas lipossolúveis (principalmente E); ácidos linolêico, linolénico e araquidônico.
Propriedades medicinais: Antioxidante, calmante, emoliente, neurotônica, nutritiva, reconstituinte, vitaminizante. Óleo do gérmem do trigo: antioxidante.
Indicações: Afecção da pele, anemia, convalescência, desnutrição, doença cardíaca, hipotensão, intestino preso. Óleo do gérmem do trigo: colesterol, prevenir a arteriosclerose, doenças cardiovasculares.
Contra-indicações/cuidados: o farelo de trigo é contra-indicado para pacientes com absorção intestinal deficiente, úlceras estomacais, do duodeno, apendicite, tuberculose mesentérica. O farelo de trigo é uma alimento energético de fácil assimilação, recomendado para crianças, velhos, convalescentes, debilidade, raquitismo, anemia. Remineraliza o organismo, fortalece o sistema nervoso e aumenta a secreção láctea.
Efeitos colaterais: O trigo, assim como o malte, a cevada, a aveia e o centeio, possui o glúten em sua composição, desta forma, não deve ser consumido por portadores da doença celíaca, já que a mesma traz como consequência ao organismo (caso consumido estes alimentos), uma atrofiação nas mucosas do intestino delgado, prejudicando o organismo e a absorção de diversos nutrientes."
Read more: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/trigo.html#.UnrzPfmkp35#ixzz2jv9bNkz0





Ingredientes:

1 x de arroz integral,
½ x de trigo em grão,
2 dentes de alho picados,
2 colhere de sopa de cebola picada (opcional),
1 colher de sopa de óleo de canola ou azeite extra-virgem,
1 ½ colher de chá de sal marinho,
4 x de água quente.


Modo de fazer:

Numa panela de pressão refogue o alho no óleo, ponha a cebola e mexa até ficar transparente. Acrescente os grãos e mexa por uns minutos. Coloque a água quente, tempere com sal. Tampe a panela e espere a pressão iniciar. Assim que começar, abaixe para o fogo médio e conte vinte minutos. Desligue o fogo e deixe sair a pressão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.