quarta-feira, 23 de outubro de 2013

SALADA CRUA DE BERINGELA

Amo beringela e procuro comer os alimentos crus sempre que possível. Tentei degustar a beringela uma vez, porém o sabor picante e amargo, não desceu. Depois de tanto tempo, consegui criar uma receita que ficou supimpa. Faça e se surpreenda com o sabor dessa salada. O gostinho da hortelã e os temperos casou bem. Primeiro mostrarei os benefícios da hortelã:


http://nccsrio.blogspot.com.br/2013/08/ervas-medicinais-hortela.html


"Esta planta de folhas aveludadas, conhecida cientificamente como Menthapiperita  e popularmente conhecida como Menta ou Hortela-Pimenta, traz em suas folhas e flores propriedades antiespasmódicas, carminativas, estomáquicas, estimulantes, tônicas, antissépticas, anestésicas, vermífugas, calmantes e muito mais, incontáveis propriedades que auxiliam no bom desenvolvimento e manutenção da nossa saúde corporal e bem estar.
Além destas propriedades, as folhas da hortelã são ricas em vitaminas como a A, B e C, sais minerais como ferro, cálcio e potássio. Quem poderia imaginar que uma simples folhinha poderia ter tanto a oferecer?
A planta é utilizada principalmente para o tratamento de atonia das vias digestivas, timpanite (principalmente a que possui causa nervosa), cálculos renais, problemas de flatulência, cólicas, vômitos,  icterícia e dismenorreia, além de outros incontáveis problemas, sendo muito eficaz no tratamento delas, tão eficaz que até faz parte das fórmulas de diversos remédios encontrados nas farmácias, principalmente em remédios expectorante, isto porque a hortelã favorece a expectoração do catarro das mucosas e ainda inibe a formação de mais fluidos e ainda ajuda a alivirar os sintomas da doença.

 Principais usos: Uso do Hortelã na Medicinais:

Para cada fim há um uso diferente, a forma como a hortelã será manuseada, tratada e utilizada vai depender de qual será o seu uso. Um dos mais comuns é para picadas de inseto em crianças, ao amassar as folhas da hortelã e aplicá-las sobre a picada, ajudará a aliviar a dor e diminuir o inchaço. Tal método também pode ajudar no alívio de dores nas juntas e de cabeça.
Dores abdominais podem ser aliviadas com a ingestão de leite quente com algumas folhas de hortelã misturadas a ele.
Já o chá das forlhas de hortelã é altamente eficaz na eliminação de vermes intestinais em crianças. Mães que estão amamentando também podem usar o chá para auxiliar no aumento da secreção de leite. Outros problemas que podem ser aliviados com o chá são os gases, cólicas, gripes e resfriados, além de contribuir para o aumento e circulação da bilis. Por ter grande poder digestivo, o chá é uma ótima opção para se tomar após as refeições, principalmente para quem sofre com dores estomacais e ao ser ingerido de forma concentrada, o chá pode ajudar a aliviar cólicas menstruais."

http://nadafragil.com.br/conheca-os-principais-usos-e-beneficios-da-hortela/





Igredientes:

1 beringela média picada,
2 tomates débora ou italiano picados,
1 maço de hortelã picado(folhas),
½ colher de sobremesa de orégano,
1 colher de sopa de shoyo light (sem msg),
1 colher de sopa de vinagre de maçã,
1 colhere de sopa de azeite extra-virgem.


Misture tudo numa tigela e deixe marinando por uns instantes, sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.