sexta-feira, 8 de novembro de 2013

BOLO REGULADOR

Estava pensando em criar um bolo com farelos  – tanto de trigo quanto de aveia. Até que criei esse. Um bolo que ficou muito saboroso nem parece que é feito de casca de banana.Riquíssimo em fibras.  Bom para regularizar o intestino.  Comprove! Minha família aprovou!




Ingredientes:

6 cascas de banana-nanica,
1 x de farelo de trigo,
1 x de farelo de aveia,
1 x de farinha de trigo,
1 x de açúcar mascavo,
½ x de açúcar demerara,
½ x de farinha de rosca,
¼ x óleo de canola,
¼ x de azeite extra-virgem,
1 x de uva passa,
1 ½ x de água filtrada,
¼ x de amêndoas,
¼ x de castanha de caju,
1 colher de sopa de canela em pó,
1 colher de sobremesa de gengibre em pó,
1 colher de café de pimenta-da-jamaica,
1 colher de café de noz-moscada,
½  colher chá de sal light,
1 colher de sopa(cheia) de fermento em pó,
2 ovos caipiras.


Modo de Fazer:

Batas bem as cascas com a água, o óleo, o ovos e as epeciarias. Coloque numa vasilha e mistures os ingrediente restantes, colocando o fermento por último. Leve ao forno médio por 40 minutos.




"Confira as vantagens do farelo de aveia:
Traz saciedade - O farelo tem mais fibras do que o grão em si, e em ambos os casos os dois tipos de fibras estão presentes: as insolúveis, como a celulose, que não são quebradas pelo nosso corpo. E as solúveis, estrelas desse alimento, que tem sua maior representante nas beta-glucanas.
Sua característica é absorver a água e formar um gel no estômago e intestino, aumentando seu tamanho. Ele ainda forra as paredes desses órgãos, tornando mais lenta a absorção dos nutrientes e deixando o bolo alimentar mais tempo parado. A vantagem desses dois mecanismos é que informam o corpo que ele pode liberar hormônios de saciedade, evitando que você coma muito mais.
Regula o intestino - Mais uma vez as fibras são as heroínas! O gel formado quando elas entram em contato com a água ajuda no trânsito intestinal. E as beta-glucanas são fermentadas no intestino, o que estimula o crescimento da microbiota intestinal (conhecida também como flora intestinal), que são as bactérias benéficas que carregamos ali. Isso melhora o organismo de várias formas, inclusive estimulando os movimentos peristálticos.
Uma equipe de pesquisadores ingleses do Imperial College analisou vinte e cinco estudos que envolviam mais de duas milhões de pessoas. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que a alta ingestão de fibra alimentar, particularmente de cereais e grãos integrais como a aveia e seu farelo, está associada com a redução do risco de câncer colorretal. A cada adição de 10 g por dia de grãos integrais no total de fibras ingeridas, constatou-se uma redução de 10% no risco da doença.
Ajuda a defender o organismo - Ao estimular as bactérias do intestino, as fibras também ajudam nosso sistema imunológico, afinal porque 60% do total de imunoglobulinas do nosso corpo estão nesse órgão! Além disso, as bactérias do bem transformam as fibras em ácidos graxos de cadeia curta, que impedem que os microrganismos ruins do intestino invadam a corrente sanguínea e se espalhem pelo nosso corpo, criando uma defesa indireta também.
Colabora a prevenir diabetes - Lembra-se do gel formado pelas beta-glucanas, que retardam a absorção de alguns nutrientes? Um deles é a glicose, que acaba sendo enviada em doses menores para a corrente sanguínea. O resultado disso é que o pâncreas precisa produzir menos insulina, que coloca esses nutrientes para dentro da célula.
Isso evita que os órgãos se tornem resistentes ao hormônio e que seja preciso mais dessa substância para absorver a mesma quantidade de açúcar, quadro que pode evoluir para diabetes tipo 2.
Outra boa notícia é que a insulina é responsável por fazer com que as gorduras se armazenem no tecido adiposo. Portanto, se sua produção cai, o processo tende a reduzir, evitando um acúmulo de “massa gorda”.http://www.progresso.com.br/caderno-a/ciencia-saude/descubra-os-grandes-beneficios-do-farelo-de-aveia

E da casca de banana:

“De acordo com pesquisas, a casca da banana  é altamente poderosa, tem luteína, antioxidante capaz de proteger os olhos contra a exposição ultravioleta. Contida de muita fibra, também regula os níveis de açúcar no sangue, contribuindo para a diminuição do colesterol ruim (LDL), e ajuda ao funcionamento do intestino, algo muito positivo para a prevenção de várias doenças. Em geral, podem ser encontrados na casca da banana magnésio, fósforo e cálcio que se resume em um alto valor nutritivo”

Fonte: http://www.fcnoticias.com.br/nutrientes-da-casca-da-banana/#ixzz2k17mtmIR
http://www.fcnoticias.com.br/nutrientes-da-casca-da-banana/

Um comentário:

  1. Esse seu talento é sobremaneira importante, utilíssimo e agradável! Parabéns!

    ResponderExcluir

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.