segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

SORBET DE MANGA E COCO VERDE


Fácil e saboroso experimente essa delicia gelada! Outra dica é a polpa do coco verde que, muitas vezes, é desprezada. Essa é minha segunda receita criada com a polpa do coco. A outra é o  MACARRÃO THAI.






Ingredientes:

2 mangas Palmer,
1 polpa de coco verde,
½ x de mel de laranjeira,
*1 pote de iogurte desnatado.


Modo de Fazer:

Descasque as mangas e corte em cubos e leve ao freezer. A polpa de coco verde congele também. Depois, leve ao multiprocessador. Coloque o mel em fio. Sirva em seguida.





* Utilize o tofu (150 grs + ou -) no lugar do iogurte. Como não achei por aqui, optei pelo iogurte pois a lactose está digerida pelos lactobacilos.

Benefícios da Manga

Rica em compostos fenólicos e carotenóides, substâncias antioxidantes, e fibras solúveis, a manga parece acumular efeitos protetores contra alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares.
Pesquisas de laboratório constataram que o suco da fruta tem efeito anticancerígeno em células isoladas em laboratório, mas ainda não se sabe como é esse efeito quando a fruta é consumida e digerida pelo ser humano.
Os compostos fenólicos da manga também parecem ter propriedades anti-inflamatórias e de controle do colesterol e do diabetes.
Entre os carotenóides da manga, predomina o betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo — entre outras coisas, essa vitamina protege contra infecções e degenerações na visão, como a cegueira noturna.
A vitamina C e a vitamina E também têm ação antioxidante e favorável ao bom funcionamento do sistema de defesa contra infecções. A vitamina E protege as membranas das células do corpo, especialmente as dos glóbulos brancos e vermelhos do sistema imunológico.
As fibras solúveis têm capacidade de reduzir o nível do “mau colesterol”, o LDL, no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares. Também facilitam o trânsito intestinal, evitando constipações e diminuindo o risco de câncer de cólon.
As vitaminas B presentes na manga (B1, B2 e B6) são importantes para a produção de energia e para o bom funcionamento do sistema nervoso e do imunológico.
Embora não seja comum, algumas pessoas podem apresentar alergia alimentar à manga. Outras, podem apresentar dermatite de contato ao manusear a fruta — neste caso, devem consumi-la já descascada por outra pessoa.







Benefícios do coco verde:


A polpa do Coco Verde também só traz benefícios, ela é rica em fibras e auxilia no bom funcionamento intestinal. O conteúdo de potássio, tanto na água como na polpa, auxilia o bom funcionamento do coração, mantém a pressão arterial em níveis adequados, protege a função neuromuscular e mantém o equilíbrio das células. O valor nutritivo do coco e seu sabor variam de acordo com o estágio de maturação. À medida que a polpa vai amadurecendo, enriquece o seu teor de gordura. 
(...)
O Coco Verde também possui carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e magnésio. Com teor excepcional de glicídios (açúcares) e lipídios (gorduras), o Coco Verde destaca-se dos demais frutos pelo seu conteúdo energético. Apresenta também elevado teor de cálcio e de ferro.
 



2 comentários:

  1. Gonçalves, seu blog está uma maravilha. Infelizmente, o meu foi deletado, não entendi pq, mas vou tentar criar outro pra podermos nos visitar sempre. O sorbet deve ser uma delícia neste verão maluco. Beijo grande, Milla

    ResponderExcluir
  2. Agora já estou com meu novo blog, ainda em construção, dê uma passadinha por lá para conferir e dar sua opinião, ok? Bjs

    ResponderExcluir

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.