quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

CUPCAKE CINCO ESTRELAS


Um cupcake onde há  aveia, amaranto, chia, azeite extra-virgem, gergelim, dentre outros ingredientes funcionais? Saboroso e saudável, vale a pena experimentá-lo.






Ingredientes:



½ x de amaranto em flocos,
½ x de aveia,
2 colheres de sopa de chia,
2 colheres de sopa de azeite extra-virgem,
1 abobrinha menina,
2 ovos caipiras,
1 colher de café de sal marinho.






Recheio:


1 maço de espinafre(só as folhas e alguns talos tenros se tiver),
½ cebola média picada,
4 dentes de alho picados,
½ x de leite vegetal,
1 colher de sopa de farinha de trigo,
1 colher de sopa de polvilho azedo,
2 colheres de azeite extra virgem,
2 colheres de chá de ervas finas com limão,
½ colher de chá de sal,
1 ovo caipira.


Modo de Fazer:

Massa:


Bata no liquidificador o amaranto, a aveia e a chia. Rale a abobrinha, misture o azeite, os ovos e o sal, depois as farinhas batidas.  Se utilizar forminhas de silicone não há necessidade de untar. Coloque a massa no fundo e ao redor da forma. Recheie e asse no forno médio alto, por trinta minutos.


Recheio:

Pique as folhas do espinafre. Reserve. Numa panela, coloque o azeite, o alho e da cebola. Refogue tudo muito bem. Acrescente as folhas e deixe murchar um pouco. Quando isso acontecer, coloque o leite misturado com a farinha de trigo e o polvilho. Mexa até engrossar. Tempere com o sal e a deixe esfriar. Depois de frio, acrescente o ovo. Leve ao forno médio alto.






Cobertura:

Para essa cobertura bata somente as sobras do inhame com o gergelim e sal rosa do Himalaia. Não precisa acrescentar as ervas nem o alho.



Benefícios do Espinafre:

Os espinafres, um dos mais nutritivos legumes de folha verde, são benéficos numa diversidade de doenças e fortalecem o organismo de inúmeras formas. No entanto, não devem ser consumidos diariamente, pois têm uma acção depuradora muito forte. São mesmo desaconselhados a quem sofra de cálculos renais ou da bexiga, uma vez que o seu teor em ácido oxálico pode agravar esses problemas.
Sistema imunitário saudável

Os espinafres são antioxidantes de grande eficácia, dado o seu elevado teor de betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A, e de vitaminas C e E. Por isso, fortalecem o sistema imunitário, auxiliando-o no combate às infecções e neutralizando as toxinas presentes no organismo resultantes de factores externos, tais como a poluição, o stress, os pesticidas, o tabaco ou a auto medicação. Parece cada vez mais evidente que os antioxidantes presentes nos espinafres contribuem também para a redução do risco de doenças cardíacas e de enfarte, bem como de algumas formas de cancro, sobretudo do estômago e da pele.
Alimento fortificante

Os espinafres fortalecem o organismo de diversas maneiras. Por serem ricos em cálcio, são bons para os ossos, dentes e gengivas. A clorofila que lhes confere a sua cor verde fá-los também ricos em magnésio e vitamina K, importantes para a produção de glóbulos vermelhos saudáveis. Os espinafres contêm ainda ácido fólico, essencial ao sistema nervoso e na prevenção da espinha bífida nos fetos. O seu teor em ferro fortalece o sangue, evitando a anemia, enquanto os níveis elevados de potássio regularizam a hipertensão arterial.
Parece também existir uma relação entre os antioxidantes existentes nos espinafres e a visão, já que se verifica que o seu consumo reduz o risco de cataratas e de degenerescência macular, que pode levar à cegueira. O cálcio, magnésio e manganésio presentes nos espinafres parecem também minorar os sintomas da osteoartrite. São um laxante natural que alivia os sintomas da prisão de ventre e para equilibrar os níveis de potássio após uma crise de diarreia. Os espinafres fornecem energia, libertando-a de forma lenta, e ajudam a combater sintomas de fadiga prolongada.


Benefícios:

 Podem reduzir o risco de cancro
Fortalecem os ossos, dentes e gengivas
Fortalecem o sistema imunitário
Previnem e reduzem a anemia
Previnem e aliviam a prisão de ventre
 Normalizam a hipertensão arterial
Receita tirada do site minha vida, segue o link abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.