sábado, 18 de janeiro de 2014

MACARRÃO ESPERANÇA





Ingredientes:

1 pacote de macarrão (milho, arroz ou integral),
1 maço de brócolis comum,
150 gramas de azeitonas verdes sem caroços,
1 x de azeite extra-virgem,
20 dentes de alhos,
2 colheres de sopa de creme vegetal.
2 colheres de chá de sal marinho.

Modo de Fazer:

Separe os buquês, as folhas do brócolis e higienize-os. Pique as folha e reserve-as.  Coloque os buquês em água fervente e cozinhe por uns cinco minutos. Retire com uma escumadeira e pique-os. Reserve. Coloque o macarrão nessa mesma água e cozinhe até ficar al dente.  Não é necessário colocar sal ou óleo na água.  Escorra o macarrão e jogue água gelada para cortar o cozimento. Coloque o creme vegetal e uma colher de sopa de azeite, acrescente os dentes de alho picados ou ralados. Frite-os até dourarem bem; acrescente as folhas picadas e deixe refogar um pouco. Assim que estiverem murchos, ponha os brócolis  e deixe por uns três minutos (mexendo de vez em quando). Coloque as azeitonas, o macarrão e  o azeite. Mexa por uns dois minutos. Sirva em seguida.

Veja os benefícios de alguns ingredientes:







ALHO:



“O benefício medicinal do alho para o coração deve-se a presença de substâncias como a alicina que fluidifica o sangue e relaxa os vasos sanguíneos, e ajoene que possui ação anti-coagulante.
O alho, chamado cientificamente 
Allium Sativum, pode ser utilizado como planta medicinal sendo eficaz na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares porque diminui a pressão arterial, o mau colesterol, promove uma leve dilatação dos vasos sanguíneos facilitando a passagem do sangue e dificulta a coagulação sanguínea, sendo portanto eficaz na prevenção de trombos e eventos trombóticos.”
AZEITE
“Para começar é bom entender que o azeite extra virgem é rico em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oléico, o que favorece o controle do colesterol, pois ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) no sangue, mantendo o nível de colesterol bom (HDL).
Na dieta mediterrânea, considerada a melhor dieta do mundo, o azeite e as gorduras do bem são bem presentes. Podemos citar o azeite, as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, macadâmia) e o óleo de linhaça. Esses alimentos são ricos em ômegas, que são gorduras poli-insaturadas, que agem como antiinflamatórias, tratando ou prevenindo doenças do coração, além de beneficiar os neurotrasmissores cerebrais, contribuindo para uma melhora no quadro de hiperatividade em crianças, alzheimer, parkinson, depressão, menopausa, TPM, entre outros”, explica a nutricionista.
Benefícios do Azeite de Oliva por Fernanda Granja

Ajuda a prevenir a arteriosclerose e seus riscos;
Melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas;
Digere-se com maior facilidade do que qualquer outra gordura comestível, não tem colesterol e proporciona a mesma caloria dos outros óleos;
Acelera as funções metabólicas;
Produz efeito protetor e tônico da epiderme;
Estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e a mineralização.”
AZEITONAS:

Esse alimento é bastante recomendado para melhorar a saúde e prevenir doenças como infarto, derrame e aterosclerose, pois não contém colesterol, mas é riquíssimo em ácidos graxos, que ajudam a aumentar bom colesterol no organismo.
Além disso, a azeitona é rica em vitamina A (responsável pela saúde dos olhos, fortalecimento do sistema imunológico e alívio de problemas respiratórios); vitamina E (importante na prevenção de problemas cardiovasculares, fadiga e envelhecimento precoce); fósforo (fortalece os ossos, melhora a memória e ajuda na absorção de cálcio pelo organismo), potássio (previne cãibras, regula os batimentos cardíacos e é fundamental na hidratação natural dos cabelos) e fibras (combatem prisão de ventre e ajudam na prevenção de gastrite e úlcera).
Mas tenha cuidado: cada 100g de azeitonas verdes tem cerca de 140 calorias. Ou seja, pessoas que estejam acima do peso e obesos devem consumir apenas com recomendação médica. E como é conservado em salmoura, esse alimento deve ser evitado por pessoas que sofrem de pressão alta.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.