sábado, 11 de janeiro de 2014

LEITE LONGA MIX



Meu Mix contem as seguintes sementes: Amaranto, Chia, Linhaça, Gergelim, Quinoa, Painço,
Alpiste, Semente de abóbora, Girassol, Colza, Níger, Senha Francesa, Trigo Sarraceno.



Ingredientes:

1 x de mix de sementes,
1,250ml de água filtrada,
½ colher de sopa de essência de baunilha.

Modo de fazer:

Pegue um pano fino e coloque num escorredor  de arroz , acrescente as sementes e lave-as. Cubra com água e deixe na geladeira até o outro dia. Escorra essa água. Lave mais uma vez. Depois coloque no liquificador e bate. Peneire. Acrescente a baunilha. Guarde numa garrafa na geladeira.





Veja os benefícios de algumas sementes:

“Painço – Fonte de vitaminas, fibras, proteínase minerais. Estudos recentes mostram que ele auxilia no desenvolvimento dos ossos, no combate de problemas cardíacos e hipertensão, redução do colesterol e prevenção do câncer. Contém triptofano, um aminoácido capaz de reduzir o apetite e que promove a sensação de bem estar, além de ser rico em fibras. Painço também tem ATP, molécula de energia que combate o cansaço e a fadiga, sendo por isso indicado para quem pratica  atividade física.  Contém cálcio, zinco, fósforo, magnésio, lisina, aminoácidos e antioxidantes essenciais que retardam o envelhecimento e fotoquímicos responsáveis pela diminuição do colesterol.  Outra boa notícia é que o painço não contém glúten.
Pode ser consumido cozido ou em forma de farinha, bastando para isso triturá-lo no liquidificador. A farinha pode ser adicionada a massas, pães, bolos, mingaus,entre outros; o grão cozido pode ser adicionado à sopas, saladas,  substituindo o arroz, etc.  Pode ainda ser adicionado à preparação de sucos.
Girassol -Muito nutritiva, possui gordura poli-insaturada,  que ajuda no combate do colesterol. Depois de torrada, é muito rica em vitaminas E, D e do complexo B, selênio, fósforo e potássio. Sua farinha é comumente usada no combate à desnutrição, pois possui aminoácidos essenciais. Utilizar o óleo de girassol em substituição ao de soja e margarina também é benéfico, já que possui quantidade de gordura saturada reduzida. Além do óleo, existem muitas maneiras de consumir esta semente: com ou sem casca; torrada; em forma de farinha; no preparo de “leite” de girassol;  em muitas preparações culinárias, como receitas de massas, biscoitos, bolos, etc.
Alpiste – possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes; auxilia no combate ao colesterol e na perda de peso. Rico em vitaminas do complexo E, proteínas e minerais.  Popularizou-se o consumo em forma de leite, mas pode também ser adicionado inteiro ou em forma de farinha ao preparo de massas, pães, bolos, biscoitos, e uma infinidade de outras preparações.
Nossa alimentação deve ser o mais variada e rica quanto possível;  grãos e sementes são essenciais para uma boa nutrição e saúde.”
Fontes de consulta Folha  R7  Suadieta

http://www.veggietal.com.br/painco-alpiste-girassol/, acessado dia 05/01/2014, às 23:28




Semente de abóbora

Rica em potássio, cálcio, fósforo, fibra, magnésio e vitaminas A, B3 e E. Auxilia no controle da pressão arterial, combate o envelhecimento e previne a degeneração macular.
Recomendação diária: duas colheres (sopa) em sucos ou nos alimentos.

Gergelim

Fonte de cálcio, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B e ácidos graxos insaturados. Altamente eficaz na lubrificação do intestino, evitando prisão de ventre e hemorroida.
Recomendação diária: uma colher (sopa).

Linhaça

Possui carboidratos, proteínas, fibras, ômega 3 e 6. Evita doenças cardiovasculares, desconfortos da menopausa e da TPM, contribui para perda de peso e faz bem para a pele. 
Recomendação diária: duas colheres (sopa).



O amaranto


é um cereal cultivado na região dos Andes e no México.
Ele rico em proteínas de alto valor biológico, minerais como cálcio, fósforo, potássio, vitaminas e aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Seus muitos benefícios se estendem aos mais diferentes perfis e necessidades específicas.
Por seu alto valor proteico, de 14% a 20% a mais, quando comparado a outros cereais, e de minerais, atua na manutenção e no aumento da massa magra em atletas e esportistas amadores, além de contribuir para a diminuição do colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer na população de idosos e adultos em geral. Rico em cálcio, o amaranto pode ser utilizado como substituto do leite animal, sendo indicado para crianças e pessoas com intolerância à lactose. Uma porção de amaranto contém mais cálcio do que um copo de leite e fornece quase o dobro de ferro do que o trigo, além de ser uma fonte excelente de fibras. O alimento também funciona como uma ótima opção de variação nutritiva no cardápio dos celíacos, além de atuar no controle da glicemia em diabéticos, graças à alta concentração de fibras alimentares, maior do que as encontradas na aveia, no milho e no trigo. O amaranto é uma fonte de tocotrienóis, um tipo de vitamina E, que diminui os níveis de colestreol no sangue. Além disso, contém óleo poli-insaturado, encontrado principlamente no germe da semente. É um óleo rico em ácido linoleico (um ácido graxo essencial), que auxilia no proceso anti-inflamatório do organismo. Uma característica singular do amaranto é a grande concentração de esqualeno em sua composição, substância somente encontrada em quantidades significativas nos óleos de fígado de animais marinhos. Suas propriedades naturais incluem ação antioxidante, no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e proteção da membrana celular e do sistema imunológico..
- See more at: http://www.curapelanatureza.com.br/2012/01/beneficios-do-amaranto.html#sthash.LrNfnHJk.dpuf, acessado dia 06/01/2014, às 00:32

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.