quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

BOLO DE NOZES IOLANDA

Batizei esse bolo com o nome da pessoa que o criou: minha amiga Iolanda. Disse à ela que  publicaria em meu blog, porém com algumas mudanças: como a maçã e as uvas passas por exemplo. Farei isso com alguns pratos que eu provar na casa dos amigos, sempre que eu gostar, com os devidos créditos ao seu criador.




Ingredientes:

1 ½ x de aveia,
1 ½ x de farinha de trigo,
¾ x de açúcar demerara,
½ x de amêndoas,
½ x de nozes,
½ x uva passa hidratadas por 12 horas,
½ x da água da uva passa,
½ x de óleo Equilíbrio,
3 ovos caipiras,
2 maçãs fuji raladas,
1 ½ colher de sopa de fermento em pó, 
2 colheres de sopa de leite de soja em pó (opcional),
2 colheres de chá de essência de baunilha.


Modo de Fazer:

No processador triture as castanhas e reserve. Faça o mesmo com a aveia. Misture com a farinha de trigo e o fermento. Reserve. Bata o açúcar, os ovos e o óleo. Acrescente as farinhas com o fermento, as maçãs, as castanhas e misture bem. Por último a essência de baunilha. Unte uma fôrma de furo no meio com óleo e farinha de rosca. Coloque a massa e leve ao forno médio por trinta e cinco minutos mais ou menos.  






Veja os benefícios das nozes:

 1. Habilidades neuronais

Adicionar nozes à sua dieta melhora o desempenho das tarefas que requerem habilidades motoras ou de comportamento em pessoas de idade avançada. De acordo com pesquisadores da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, isso acontece porque a noz ajuda a melhorar a conexão entre os neurônios e seu conteúdo em polifenóis e outros antioxidantes. 

2. Coração saudável
Estudo publicado recentemente na revista The New England Journal of Medicine mostra que uma dieta mediterrânea enriquecida com 30 gramas de frutos secos – dos quais pelo menos metade é composto por nozes – reduz em 30% o risco de sofrer de doenças cardiovasculares Além disso, a mesma dieta diminui em 49% a possibilidade de sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

 3. Melhor humor

De acordo com estudo recente da Universidade de Barcelona e publicado no Journal of Proetome Research, as pessoas com síndromes metabólicas que incorporam nozes e amêndoas às suas dietas experimentam, em um prazo de 12 semanas, um aumento significativo nos níveis de serotonina. A substância é responsável pela manutenção do bom humor.

 4. Menos gordura


O mesmo estudo da Universidade de Barcelona mostra que as nozes também podem diminuir o peso, uma vez que a serotonina também é responsável pela melhora na transmissão de sinais nervosos, reduzindo a sensação de fome e a concentração de substâncias relacionadas com a inflamação. A substância também combate à obesidade abdominal, a hipertensão e melhora a saúde cardíaca.

5. Super antioxidante

A noz é o fruto seco com mais antioxidantes, de acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Scranton, nos Estados Unidos. Segundo o autor do estudo, Joe Vinson, 7 nozes ao dia é suficiente para reduzir o risco de sofrer de diabetes, problemas cardiovasculares e até câncer.

6. Combate o Alzheimer

Estudo publicado recentemente na revista Neurochemical Research sugere que o extrato de nozes tem efeitos protetores contra o estresse oxidativo e a morte celular que se produzem no cérebro das pessoas que sofrem de Alzheimer. Isso acontece graças à quantidade de ácido alfa-linolênico (ALA), um ácido graxo ômega-3 de origem vegetal.




Veja também os benefícios da uva-passa:

As uvas passas ou as secas sempre foram vistas como alimentos poderosos, pois seus benefícios eram consumidos desde os tempos pré-históricos principalmente em cerimônias religiosas e também na decoração dos templos. A secagem das uvas passas era feita enterrando-as nas areias do deserto e também era feita a secagem no sol para garantir seus benefícios. As uvas passas foram incorporadas na alimentação local da região do Mediterrâneo e também no Império Romano, o qual produzia e comercializava uma enorme quantidade de frutas secas.
Após a queda do Império Romano, as uvas passas perderam seu destaque na alimentação europeia, mas isso foi recuperado a partir do século 12, com as Cruzadas.
Hoje as uvas passas estão na lista dos alimentos que oferecem mais benefícios e também ajudam a suprir as nossas necessidades nutricionais. Veja abaixo os benefícios da uva passa.

Propriedades da uva passa

As uvas passas são fonte de oligofrutossacarídeos que possui ação prebiótico, ou seja, contém fibras e carboidratos insolúveis que não são digeríveis pelo nosso organismo. Estes compostos de fibras e carboidratos são estudados por possuírem um efeito na prevenção de doenças crônicas degenerativas e também doenças do envelhecimento.
É uma substância encontrada no vinho e também na uva in natura. Nas frutas secas esses benefícios são ainda maiores do que as frutas frescas, pois essa substância se concentra ainda mais quando está no processo de desidratação.

Uva passa benefícios saúde dos ossos

A uva passa possui uma alta concentração de boro que é um importante mineral para a saúde dos ossos e dos ligamentos, além de ter um papel fundamental na prevenção e na diminuição da perda óssea após a menopausa. Estudos mostram que os benefícios do boro obtidos em dietas ricas de frutas e vegetais reduzem na perda de cálcio.
O boro também ajuda no tratamento dos sintomas da artrite, pois o consumo de boro leva a menor formação de inflamação e de edemas.

Uva passa benefícios câncer de cólon

A uva passa pode ter uma ação preventiva no câncer de cólon que se desenvolve no intestino grosso, pois possui uma grande quantidade de fibras. As fibras tem a função de acelerar o trânsito intestinal e isso pode ajudar na eliminação dos agentes cancerígenos.
Estudos revelam que os benefícios dos ácidos graxos produzidos pela fermentação das fibras no aparelho digestivo inibem a proliferação das células cancerígenas e os prebióticos da uva passa também estão relacionados a este processo.Estas substâncias se formam no processo de desidratação da uva passa, por isso, esses benefícios não são encontrados nas uvas frescas.

Uva passa benefícios doenças cardiovascular

A uva passa tem uma capacidade cardioprotetora que são os benefícios dos compostos fenólicos que combatem o envelhecimento precoce. As fibras da uva passa ajudam na diminuição da absorção de colesterol e produz ácidos graxos pela flora intestinal, já os benefícios dos compostos fenólicos previnem a aterosclerose que é uma doença crônica e inflamatória, pois possui os benefícios de antioxidante e anti-inflamatório.
Pesquisas mostram que há um aumento significativo nos antioxidantes nos compostos fenólicos durante o processo de desidratação da uva passa, aumentando assim a capacidade positiva das uvas passas nos processos oxidativos que levam a doenças crônicas.
Acrescentar a uva passa na dieta possui vários benefícios, como por exemplo, reduz os níveos de colesterol LDL e também de substâncias inflamatórias no organismo, não aumenta o nível de triglicérides no sangue, prevenindo assim muitas doenças.



http://www.prosaudelojas.com.br/ecommerce/produto/362/uvas-passas-pretas--01kg, acessado dia 30/01/14, às 02:31

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.