segunda-feira, 19 de maio de 2014

PÃO FUNCIONAL ESPERANÇA






Ingredientes:

300 grs de farinha de trigo integral,
300grs de semolina grano durum,
300 grs de ora por nobis,
400grs de farinha de trigo,
500 ml de água morna,
¼ de x de azeite extra virgem,
 ¼ de x de óleo equilíbrio,
2 colheres de sopa de fermento seco, (ou dois envelopes),
2 colheres de sopa de farinha de rama de cenoura,
2 colheres de sopa de açúcar demerara,
1 colher de sopa de hortelã fresca, (opcional),
½ colher de sopa de sal marinho,
1 colher de chá de spirulina,
1 colher de chá de chlorella.




Modo de fazer:

Numa bacia, mistures as farinhas e reserve. Bata no liquidificador bata os ingrdientes restantes até ficar bem homogêneo. Acrescente às farinhas reservadas. Misture bem. Sove a massa até ela ficar elástica. Se ela grudar, unte com óleo as mãos e massa. Depois de bem sovada. cubra com um pano e deixe dobrar de volume. Abaixe novamente, divida a massa em quatro partes. Nessa hora passe os pães no fubá. Coloque fubá também numa forma. Acomode os pães, jogue fubá novamente. Corte-os e deixe crescer novamente. Leve ao forno médio- baixo(210º) pré-aquecido, e deixe por uns 40 minutos. Depois disso, aumente a temperatura para 240º por mais 20 minutos.



A primeira tentativa o pão ficou muito pesado e meio embatumado, mas não desisti. Na segunda ficou dez!




BENEFÍCIOS DA CHLORELLA

"A Chlorella possui importantes benefícios para nosso organismo como:
Auxiliar no tratamento de doenças degenerativas e estados de desnutrição, no restabelecimento da saúde da pele e nos tratamentos contra obesidade.
Desintoxica o sangue e regula a glicose, distúrbios digestivos e cardiovasculares, melhora a atividade cerebral, previne a anemia, ajuda na hipertensão, úlceras do estômago, duodeno e gastrites crônicas e tem ação cicatrizante.
É desintoxicante, normalmente da função instestinal, promovendo a reparação tecidual e integridade celular. O cálcio auxilia no tratamento das fraturas, enfraquecimento ósseo e osteoporose.
A parede celular da alga Chlorella, sendo composta de microfibras de celulose e por polímeros carotenóides - Sporopollenin, promove várias ações importantes e benéficas no intestino: melhora a funcionalidade do intestino, estimula o crescimento de bactérias benéficas da flora intestinal, absorve as substâncias tóxicas presentes na luz intestinal, além de promover um funcionamento regular dos movimentos peristálticos do sistema digestivo.
O alto teor de fósforo proporciona uma melhora na atividade cerebral. Também tem demonstrado excelentes resultados no combate à hipertensão e na redução dos níveis de colesterol. A Chlorella é rica em vitaminas do complexo B, principalmente a B12, vital na formação de regeneração das células sanguíneas que, juntamente com o ferro, fazem desta alga um produto indicado no tratamento e prevenção da anemia.
Outro benefício do chlorella é sua capacidade de equilibrar o pH do nosso corpo. O pH ideal no nosso organismos é cerca de 7,2-7,4. Mas a nossa dieta de hoje baseada, principalmente, de alimentos processados têm criado uma geração de pessoas que estão com seu pH desequilibrado.Os alimentos processados e refrigerantes são mais ácidos do que o nosso organismos. Este é um ponto vital, porque a maioria das doenças prosperaram em um ambiente ácido e são suprimidos em um ambiente alcalino.
Um dos maiores benefícios da chlorella é seu uso como um agente anti-câncer, pois pode fortalecer o sistema imunológico.  Relatos científicos relatam que a Chlorella pode aumentar o nível de albumina no corpo. A albumina é uma proteína normalmente presente na corrente sanguínea que protege contra doenças como câncer, diabetes, artrite, AIDS, pancreatite, cirrose, hepatite, anemia, e esclerose múltipla.
Há muito se sabe sobre as propriedades da clorofila, componente rico na Chlorella, atuando principalmente nas vias digestivas, reduzindo os maus odores tanto do hálito e das fezes, quanto do corpo em geral (axilas, suor, vias genitais, pés, etc).
A clorofila da chlorella é reconhecidamente eficaz na cura da anemia, ajudando a estimular a produção de glóbulos vermelhos.
O uso constante da Chlorella como fortificante já foi constatado. Funciona como preventivo da necrose hepática e supre a falta de hidrocarbomato no organismo (Dr. Fink/Alemãnha).
A Chlorella também aumenta o crescimento de animais domésticos tornando-os mais saudáveis (Science Magazine, 1956).
Por ter tantas propriedades importantes, não é de se admirar seu uso como suplemento alimentar pelos astronautas da NASA em suas viagens espaciais."
http://www.purachlorella.com.br/bf_outros.html, acessado dia 19/05/14, às 00h:47m




BENEFÍCIOS DA SPIRULINA

"Spirulina é uma alga azul-verde mais conhecida como um suplemento dietético popular. É cultivada comercialmente e pode ser encontrado em forma de pílula, pó e em forma de comprimidos. Aqui estão Os 11 benefícios da spirulina para saúde:
Prevenção do Câncer: Os potentes antioxidantes na spirulina acredita-se que pode ajudar a reduzir o risco de câncer. Spirulina teve resultados ter efeitos anti-tumorais em estudos laboratoriais com carmundongos. em 2009 uma equipe de pesquisa chinês, publicou em “Biomedicina e Farmacoterapia” que sugeriria spirulina em combinação com selênio poderia ajudar a prevenir o câncer de mama. Além disso, estudos base têm encontrado que a Spirulina pode ter um efeito significativo sobre o cancer do fígado, diminuindo a ocorrência de tumores no fígado a partir de 80% a 20%.
SpirulinaRicos em Antioxidante: A Spirulina é uma rica fonte de antioxidantes, incluindo vitamina E, selênio, carotenóides e ácidos fenólicos. Antioxidantes ajudar a proteger o corpo contra o câncer, doenças cardíacas, envelhecimento precoce e outras danos que os radicais livres podem fazer às células e ao DNA.
Combate a infecções: estudos realizados mostraram que a spirulina combate as infecções. Ela provou ser eficaz contra o herpes, gripe e o HIV.
Antibióticos e antimicrobianos: Estudos em laboratório descobriram que a spirulina pode destruir bactéria e vírus. Ele pode ser eficaz contra a gripe, papeira, sarampo, herpes simples, o HIV e entre outros. Ele também estimula a produção de macrófagos no sistema imunológico, o que alvejar e matar patógenos invasores.
Saúde Respiratória: Vários estudos descobriram que a spirulina pode fornecer alívio para pessoas que sofrem de doenças respiratórias, como asma e rinite alérgica. Um estudo de 2001 publicado no “jornal de alimentos funcionais nutracêuticos” descobriu que apenas 1 grama de spirulina por dia pode ajudar a melhorar a função pulmonar em pessoas com asma e brônquica. Um estudo de 2005 do “Journal of Medicinal Food” mostrou que as pessoas com rinite alérgica beneficiou da spirulina. Aparentemente, pode reduzir os níveis de citocinas e inibir a libertação de histamina, que afetam a resposta alérgica.
Sistema imunológico: A Spirulina foi mostrado que estimula a produção de anticorpos contra organismos patogénicos que afetam no sistema imunitário. Os testes em animais confirmam que ele pode combater infecções e doenças crônicas, estimulando o sistema imunológico.
Proteção do Fígado: Estudos preliminares em animais sugerem que a espirulina ajuda a proteger o fígado. Isso diminui a inflamação do fígado, inibe a peroxidação lipídica, e diminui a acumulação de triglicéridos no fígado. Ele também pode proteger contra danos tóxicos de metais como chumbo e mercúrio.
Diabetes Tipo 2: A Spirulina pode ajudar no tratamento de diabetes tipo 2. Demonstrou-se que pode reduzir a inflamação sistémica, o que pode ajudar a reduzir a resistência à insulina. Ele também pode alterar o perfil lipídico e aumentar o HDL (“bom colesterol”).
Saúde do Coração: A Spirulina pode ajudar na saúde cardiovascular, em uma variedade de formas. Ela ajuda a melhorar o perfil lipídico, inibe a hipertensão e aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos. Tem sido mostrado para aumentar o bom colesterol HDL e diminuir a tensão arterial em estudos limitados. Um estudo em animais a partir de 2007, descobriu que a espirulina pode prevenir a hipertensão e proteger contra a aterosclerose.
Saúde do Cérebro: As propriedades antioxidantes da Spirulina podem combater o stress oxidativo no cérebro e possivelmente reduzir o risco de doença de Alzheimer, de Parkinson, e outras desordens neurodegenerativas.
Saúde Ocular: Estudos preliminares mostram que a espirulina podem conter compostos que ajudam a prevenir doenças oculares relacionadas à idade, como a degeneração macular e catarata."
http://www.saudedica.com.br/os-11-beneficios-da-spirulina-para-saude/, acessado dia 19/05/14, às 01h:01m






BENEFÍCIOS DO ORA POR NOBIS

"Apesar das Pesquisas realizadas em 1974, pelo professor José Cambraia da universidade federal de Viçosa, ainda hoje o ORA PRO NOBIS (Pereskia Aculeata) é pouco conhecido. Mas isso começa a mudar depois das revelações surpreendentes feitas pela Engenharia de Alimentos CRISTINA Y. TAKEITE da UNICAMP SP, essas pesquisas revelam que o Ora Pro Nobis apresenta qualidades nutricionais que podem reduzir a incidência de muitas doenças e melhorar a saúde pública reduzindo os custos governamentais nessa área.
O Ora Pro Nobis poderá representar uma revolução nutricional colaborando para uma vida melhor e saudável, aumentando naturalmente a longevidade do ser humano. Para os adeptos da agricultura orgânica o cultivo do ora pro nobis chega para enriquecer o cardápio do dia a dia.
O Ora pro nobis pode contribuir para reduzir os problemas cardiovasculares e câncer , além de fortalecer o sistema imunológico e reduzir problemas de depressão, ou seja, o ora pro nobis não pode faltar na horta ou no jardim de todos os brasileiros.
Os motivos de tantas vantagens do orapronobis são devidos aos resultados nas pesquisas da Unicamp.
O orapronobis contém cerca de 4 vezes mais vitamina C que a Laranja. Temos em 100 gramas de folhas frescas de orapronobis 185mg de vitamina C. As folhas do Orapronobis são muito ricas em cálcio, magnésio, manganês, potássio, ferro e zinco.
O zinco é responsável por milhares de funções celulares e a deficiência de zinco causa muitas doenças (com certeza milhares de pessoas que neste momento procuram assistência médica pelos milhares de postos de saúde podem ter baixo consumo de zinco, uma vez que a maioria dos alimentos possui baixo conteúdo deste mineral. Falta de zinco causa também baixa imunidade, e as pesquisas revelam que o ora-pro-nobis é muito rico em zinco.
Também por ser muito rico em calcio e ferro é indicado para osteoporose e anemia. Uma das maiores surpresas da pesquisa da Unicamp foi o conteúdo de ácido fólico, a respeito do qual inúmeras pesquisas cientificam comprovam a importância na saúde humana. Portanto, o orapronobis é o número 1 em ácido fólico.
As proteínas do Ora pro nobis contém todos os aminoácidos essenciais, que são 8 (oito) para os adultos e 9 (nove) para as crianças. Revelou uma quantidade de Triptofano muito alta, do qual a maioria dos vegetais é pobre. Esse aminoácido é responsável pela síntese de seerotonina, neurotransmissor que pode deixar as pessoas em um melhor equilíbrio do humor, relaxamento e em estado ALFA, contribuindo para diminuir estados depressivos, melhorando o sono e com isso revitalizando todas as funções orgânicas, contribuindo para uma vida mais saudável e longa.
As pesquisas também indicam que o orapronobis é rico em Fibras e Betacaroteno. Todos esses nutrientes e a facilidade de cultivo e produção de ora-pro-nobis sugerem que esta planta deva ser usada na merenda escolar, em creches, hospitais e em todos  os cantos do Brasil e assim contribuir para melhorar a saúde pública."

http://alfaorionis.com.br/ora-pro-nobis/,  acessado diA 19/05/14, às 01h:22m

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.