quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

"GALINHADA"

Um prato típico, saboroso, e o melhor:  Vegano.  com um ingrediente diferente e inusitado:  jaca verde! Os que provaram acharam que fosse carne de frango mesmo.




Ingredientes:

1 x de arroz integral,
3 xs de água,
1/2 jaca verde(pequena) cozida picada,
3 colheres de sopa de azeite extravirgem,
1 colher de sopa de óleo de amendoim,
1 cebola pequena fatiada,
4 dentes de alho picado,
1 pimenta dedo-de-moça picada,
2 colheres de sopa de salsa picada,
2 colheres de sopa de cebolinha,
1 colher de chá ervas finas ou um raminho de tomilho,
1/2 colher de sopa de açafrão,
2 colheres de chá (rasas) sal marinho,
1 tomate grande picado.




Modo de fazer:

Pegue uma jaca com o tamanho de um abacaxi no máximo, lave com uma escovinha, e detergente, enxague bem. Embrulhe em papel alumínio e leve ao forno alto por uns trinta e cinco minutos. Descasque e utilize. Caso queria, veja outra forma de prepará-la no blog Come-se da Neide Rigo.

Tempere a jaca com a cebola, dois dentes de alho, o azeite, o sal as ervas, deixe marinando por meia hora. Numa panela de pressão, refogue a mistura temperada, acrescente o tomate, mexa por uns cinco minutos. Coloque o arroz e o açafrão, logo em seguida a água. Tampe; e quando começar a a sair o valor, deixe o fogo no médio e conte vinte minutos. Desligue o fogo e deixe sair todo o vapor. Sirva acompanhado com feijão branco ou grão de bico.

BENEFÍCIOS DA JACA.

"Jaca é uma fruta doce e delicioso com muitos benefícios à saúde. Ela contém alta quantidade de carboidratos e calorias que fornece energia instantaneamente. É rico em antioxidantes que protegem contra o câncer, envelhecimento e doença degenerativa.
Devido ser ricos em antioxidantes que aumenta a visão e proteger contra catarata e degeneração macular. É uma boa fonte de potássio, que mantém fluido e nível de eletrólito em equilíbrio. Também melhora a saúde óssea e pele. Portanto, comer jaca é uma boa opção que oferece excelente sabor, nutrição e benefícios à saúde.
Benefícios da Jaca para Imunidade: Jaca contém uma excelente fonte de vitamina C. Com a vitamina C e os antioxidantes que aumenta a função do sistema imunológico. Ela tem grandes benefícios para o sistema imunologico que proteger contra doenças comuns como tosse, resfriado e gripe. A vitamina C, também aumenta a função do sistema imunitário para proteger de infecções
Benefícios da Jaca para Energia: Jaca contém alta quantidade de carboidratos e calorias. Ela também contém uma boa quantidade de açúcar simples, como frutose e sacarose, assim, fornecer um impulso rápido de energia. Também não tem nenhum teor de colesterol. Assim, faz com que a jaca seja mais seguro e um exemplo de alimento saudável.
Benefícios da Jaca para Proteger do Câncer : Jaca é uma fonte rica de antioxidantes, fitonutrientes e flavonóides . que o tornam altamente benéfico para proteger do câncer. A Jaca contém alta quantidade de antioxidantes que protege contra os radicais livres de oxigênio. Os radicais livres são produzidos devido ao estresse oxidativo. Estes radicais livres provoca danos do ADN da célula e se torna a célula normal numa célula cancerosa. Mas antioxidantes neutralizam esses radicais livres e age como um escudo para proteger o DNA dos radicais livres. Jaca protege de cólon, pulmão e câncer de cavidade oral.
Benefícios da Jaca para Manter a pressão arterial: Jaca contém boa quantidade de potássio. O potássio é necessário para manter o nível de sódio baixo. Também com a alta de potássio é necessário para manter o nível de fluido ou seja, para o equilíbrio eletrolítico. Assim, ajuda a baixar a pressão arterial e reduz o risco de derrame e ataque cardíaco.
Benefícios da Jaca para Melhorar a digestão: Jaca contém boa quantidade de fibras dietéticas que torna laxante granel. Assim, melhora a digestão e previne a constipação.
Benefícios da Jaca para Cancro do cólon: Jaca contém gorduras alimentares que ajudam a limpar as toxinas do cólon. Assim, reduz os efeitos da toxina do cólon e de proteger contra o cancro do cólon.
Benefícios da Jaca para Saúde dos Olhos: Jaca contém vitamina A, um nutriente importante para a saúde dos olhos. Ele aumenta a visão do olho e proteger contra os radicais livres. Como é uma fonte rica de outros antioxidantes, por isso, é altamente eficaz para evitar a degeneração da retina. Então jaca proteger de catarata e degeneração macular.
Benefícios da Jaca para Saúde da Pele e Envelhecimento: O envelhecimento é causado ao fator natural como o aumento da idade. Mas, devido à poluição, radiação Ultra Violeta e a fumaça o processo de envelhecimento tem sido estimulada a serem mais rápido do que o natural. A principal causa do envelhecimento é os radical livre produzido em nosso corpo devido ao estresse oxidativo ,causado devida a alta à poluição. Mas antioxidantes provaram destruir esses radicais livres para retardar o processo de envelhecimento. Também foi encontrado que as pessoas que comem alimentos ricos em antioxidantes têm efeito de retardar o envelhecimento natural. Então jaca prova ser melhor alimento para retardar o processo de envelhecimento do que o natural. Também comer jaca mantém o nível de hidratação da pele alto e proteger de doenças de pele.
Benefícios da Jaca para Asma: A Jaca já foi provada o quanto é benéfica para pacientes com asma.
Benefícios da Jaca para Saúde óssea : Jaca contém alta quantidade de cálcio, que fortalece e promove a saúde dos ossos. Devido ser rica de cálcio, e um excelente alimento para prevenir a osteoporose. Níveis elevados de potássio diminui a perda de cálcio através do rim. Por isso, aumenta a densidade de cálcio nos ossos e fortalece.
Benefícios da Jaca para Anemia: Jaca contém vitaminas como as vitaminas A, C, E, K, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico, vitamina B6 e de minerais como cobre, manganês e magnésio, que são importantes para a formação do sangue. Também devido à rica vitamina C, jaca aumenta a capacidade do corpo de absorver ferro. Assim, é eficaz para prevenir e curar a anemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.