sábado, 22 de março de 2014

JILÓ A ESCABECHE


Antes de torcer o nariz, leia os benefícios do jiló. Depois disso você pensará melhor. Eu mesmo me surpreendi com tantos benefícios que ele carrega. Importante: não ultrapasse mais que um minuto na panela de pressão, senão o jiló desmanchará.




Ingredientes:

½ quilo de jiló(aproximadamente) cortado ao meio
4 tomates débora cortados em rodelas,
2 cebolas brancas cartadas em rodelas,
1 cebola roxa cortada em rodelas,
1 pimentão cotado em tiras,
½ maço de salsinha picada,
¼ de x de cebolinha picada,
3 dentes de alho picados,
½ colher de sopa de ervas finas com limão,
½ colher de sopa de  orégano,
1 colher de sobremesa de tempero para pizza,
1 colher de chá de tempero baiano (opcional),
2 colheres de café de sal marinho,
½ x de azeite extra virgem,
suco de meio limão siciliano.


Modo de fazer:

Numa panela de pressão, intercale cebola, tomate, pimentão, jiló, temperos menos o azeite e o suco de limão. Termine com a cebola , tomate e ervas regue com o azeite e o suco de limão. Tampe a panela e leve ao fogo. Quando a panela chiar conte um minuto e desligue. Espere sair à pressão e sirva logo após.




Benefícios do Jiló
“Muitas pessoas quando ouvem falar em jiló lembram imediatamente de seu gosto amargo e dizem logo que não gostam do alimento, mesmo os que nunca o consumiram.
No entanto, de acordo com especialistas em nutrição seu sabor amargo é compensado pelos vários benefícios que ele traz para o organismo humano como por exemplo: Protege o sistema cardíaco, combate a halitose e auxilia na perda de peso corporal.

Nutrientes Presentes no Jiló

O jiló é um fruto e não um legume como a berinjela ou o pimentão, ao contrário do que muita gente pensa. Ele é rico em Vitaminas do Complexo B e C , Vitamina A, além de possuir na sua composição cálcio, minerais magnésio e ferro, que o ajuda a combater o colesterol alto e o mau hálito nas pessoas. O jiló possui elementos bioquímicos que são conhecidos como flavonoides, substâncias antioxidantes cuja função é a proteção arterial no combate ao aumento de colesterol, que é a gordura ruim.
De acordo com os profissionais especializados em nutrição éle é um alimento essencial na manutenção de um sistema cardíaco saudável. Na dieta alimentar ele funciona como um controlador de apetite pois inibe a vontade de comer nas pessoas. Em virtude de possuir somente quarenta calorias em cem gramas pode ser consumido em grande quantidade provocando a sensação de saciedade. Vale ressaltar para que os efeitos sejam efetivos os indivíduos devem consumi-lo nas refeições pelo menos uma vez por semana, sendo o ideal é duas vezes nesse período.

Dieta Alimentar Contra a Obesidade

Um dos problemas mais comuns atualmente é a obesidade, uma situação que pode contribuir para o surgimento de várias doenças nas pessoas por isso seu combate é de extrema importância. Além de incluir jiló na alimentação, outras recomendações nutricionais feitas por um novo guia de orientação contra o excesso de gordura corporal informa que nas refeições realizadas a metade do prato deve conter vegetais, frutos e legumes.
De acordo com os nutricionistas e nutrólogos os benefícios que o jiló traz para a saúde das pessoas faz com que ele seja um alimento indispensável na dieta dos indivíduos, porém para os que não suportam seu gosto amargo, uma sugestão é triturar e transformá-lo em uma farinha ou farofa para que ele possa ser consumido em conjunto com vários outros alimentos, diminuindo seu paladar característico.

De acordo com profissionais especialistas em nutrição somente duas colheres de sopa da farofa do jiló já são suficientes para sua atuação benéfica no organismo humano. Outra opção que pode ser aproveitada é refogá-lo na manteiga e no azeite para tornar sua ingestão mais fácil. No entanto, o valor do fruto está justamente no paladar amargo que pelo estímulo da salivação apresenta uma ação bactericida, promovendo uma higiene na boca e um hálito mais saudável.” - http://saude.culturamix.com/nutricao/beneficios-do-jilo-para-a-saude, acessado dia 18/03/14, às 01:38. 

3 comentários:

  1. Deve ficar maravilhoso. Sou apaixonada por jiló. Infelizmente busquei uma receita no youtube e me dei mal. Os jilos foram colocados inteiros na panela de pressao e nem me toquei q poderia ter bicho. Fui pega de surpresa no primeiro q comi...argh....pior q achar um bicho é achar meio....vou fazer a sua receita....é mais seguro....kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Célia, como vai? Isso já aconteceu comigo também! Fui comer na casa de amigos e quando parti ao meio o jiló advinha? a lagartinha esticada e cozidinha(argh) Obrigado pela visita! Volte sempre!

      Excluir
  2. Deve ficar maravilhoso. Sou apaixonada por jiló. Infelizmente busquei uma receita no youtube e me dei mal. Os jilos foram colocados inteiros na panela de pressao e nem me toquei q poderia ter bicho. Fui pega de surpresa no primeiro q comi...argh....pior q achar um bicho é achar meio....vou fazer a sua receita....é mais seguro....kkkkkk

    ResponderExcluir

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.