sábado, 22 de março de 2014

MORTADELA VEGANA

Há tempos estava de namoro com essa receita do blog  Equi (veja a receita original). Resolvi testá-la a primeira tentativa desenformou, porém ao fatiar a mortadela, a consistência era a de um patê. Voltei à panela e acrescentei mais ágar-ágar e amido de milho. Ficou mais firme, mas um tanto quebradiço. O sabor lembra o da mortadela mesmo. Mas advirto quem não gosta do sabor e da textura da ágar-ágar, diminua a quantidade ou não faça. Ela tem um gosto pronunciado mesmo. Nessa receita achei o gosto melhor aos utilizados  em doces, por exemplo. Porém, no mundo gourmet, seria interessante conhecer as demasiadas variedades de sabores e tirar suas conclusões.





Ingredientes:


200 gramas de castanhas de caju,
600 ml de água mineral ou filtrada,
1/3 de x da conserva da azeitona light,
2 colher de sopa de amido de milho,
2 colheres de sopa de cebola desidratada,
3 colheres de sopa de levedo de cerveja,
3 colheres de sopa de catchup, (ou extrato de tomate),
2 colheres de sopa de mostarda,
2 colheres de sopa de shoyo light (sem msg),
2 colheres de sopa de ágar-ágar,
1 colher de sobremesa de tempero para pizza (tomilho, orégano, manjericão e manjerona),
1 beterraba crua pequena ou duas colheres de sopa de beterraba ralada.
200 gramas de azeitonas lights sem caroços.





Modo de Fazer:


Triture as castanhas de caju e reserve. Depois bata no liquidificador os ingredientes restantes menos as azeitonas e o levedo. Leve ao fogo e quando levantar fervura mexa por uns cinco minutos pelo menos ou até desgrudar da panela. Acrescente as castanhas e mexa por mais um minuto.  Desligue o fogo acrescente as azeitonas e o levedo e mexa para agregar bem. Coloque numa garrafa pet untada com óleo cubra com filme plástico e leve a geladeira por pelo menos seis horas.






Benefícios da Castanha de Caju

“Essa saborosa amêndoa, já consagrada na culinária internacional, é também um poderoso aliado do nosso organismo, apesar de pequena, é uma fonte riquíssima de diversos nutrientes que auxiliam em tratamentos e previnem inúmeras doenças e males da saúde.
Sua composição possui uma grande variedade de nutrientes como: proteínas, gorduras, selênio, magnésio, cálcio, ferro, potássio, zinco e fósforo, carboidratos, ácido linoleico, vitamina K, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B5 entre outras…
Sendo assim, seu consumo traz vários benefícios como:
-Protetor do sistema cardiovascular e controle dos níveis de colesterol,
-Potencializa a absorção do cálcio.
-Aumenta a pré-disposição.
-Auxilia no controle e redução dos níveis de glicose no sangue.
-Excelente ativador cerebral, melhora a memória, concentração, pois contêm de ferro, duas vezes mais que um bife, cujo o mineral, ajuda na oxigenação celular, além de ser ótimo no combate a anemia, pode contribuir na prevenção do mal de Alzheimer.
-Suas propriedades antioxidantes, combate ao envelhecimento celular, por serem ricas em gorduras monoinsaturadas, que podem ajudar a prevenir alguns tipos de câncer.
-Potencializa o bom funcionamento do sistema imune, pois é rica em zinco entre outros.
-Sintomas da Depressão e mau humor podem ser diminuídos com o consumo de castanha de caju, pois são ricas num aminoácido chamado L-triptofano.
Deve ser consumida com moderação, é um alimento proteico e rico em gorduras o que o torna muito calórico como a maioria das castanhas e amêndoas, recomenda-se o consumo diário de 3 a 5 unidades por dia para se conseguir os efeitos benéficos da castanha, mas para um melhor balanceamento de uma dieta e avaliação de suas necessidades, é necessário uma opinião de uma médico ou nutricionista.”
Comentado por Maria Cristina Pittol Fuchs – Farmacêutica







Do Levedo de Cerveja:

“Assim como a carne, o levedo de cerveja também oferece grande quantidade de proteínas, mas com a vantagem de não conter colesterol e gordura. Por isso é recomendado para as pessoas que precisam de proteína, mas têm dietas restritivas, como vegetarianos, por exemplo.
Rico em proteínas, vitaminas, minerais, aminoácidos e fibras, o levedo de cerveja é um excelente repositor de nutrientes, sendo usado como complemento em dietas de emagrecimento.
E os benefícios desse fermento vão mais além. O levedo de cerveja é um grande aliado do sistema imunológico e promove resistência e desintoxicação do organismo. Também deixa a pele mais saudável, ajuda na regulação do intestino,  além de manter a integridade do sistema nervoso, evitando assim o estresse, falta de concentração, o cansaço físico e mental.
O levedo de cerveja também é recomendado para diabéticos, por reduzir os níveis de glicose no sangue graças à grande quantidade de vitamina B e cromos que concentra.
Ainda na dúvida? O nutricionista Ricardo Vagar fala mais sobre o assunto no artigo “Por que ingerir o levedo de cerveja?“


2 comentários:

  1. Não consumir nada de soja, o que pode substitui o molho de soja? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosy, pode trocar por uma colher de sobremesa de fumaça líquida, ou ferva três colheres de vinagre balsâmico com uma colher de chá (cheia) de açúcar mascavo ferva até reduzir a duas colheres de sopa, ok? Abraço!

    ResponderExcluir

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.