sábado, 22 de março de 2014

SALADA AROMÁTICA GOURMET

Como dizem, primeiro  comemos com os olhos. Uma salada num perfume do limão siciliano, o azeite extra virgem, o alho frito... Uma combinação de sabor e aroma. Experimente. Inspirei-me  na receita do blog Cozinha Pequena (veja a receita aqui ) do Leandro Gonçalves, dei o meu toque acrescentando os tomates e a cebolinhas, por exemplo.




Ingredientes:

½ maço de rúculas orgânica (não hidropônica),
1 vidro pequeno de palmito,
10 azeitonas pretas gregas,
10 tomates sweet grape,
10 mini cebolinhas cristais espanholas em conserva,
Raspas de 1 limão siciliano,
1 colher de sopa de azeite extra virgem,
1 colher de chá de alho frito,
1 colher de café (cerca de 1 gr) de flor de sal, rosa do Himalaia ou azul do  Pérsia. 


Modo de fazer:

Higienize a rúcula. Ferva o palmito em água por uns cinco minutos, escorra a água e jogue água gelada. Reserve. Acomode as folhas de rúcula, corte o palmito na diagonal e coloque sobre as folhas.  Depois os tomates seguidos das azeitonas e as cebolinhas espanholas. Raspe o limão siciliano, acrescente o sal, o alho, o azeite e suco de limão siciliano. Sirva em seguida.



Benefícios do Palmito:

“O palmito é pouco calórico e quase não apresenta gorduras, sendo muito saboroso, uma excelente opção para dar aquele toque diferente para a sua salada. Ele também fornece cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, vitamina A, vitamina B e vitamina C, sendo também uma fonte de fibras. Uma porção de 100g de palmito, geralmente, apresenta os seguintes valores nutricionais: 23Kcal, 4,3g de carboidratos, 1,8g de proteínas, 3,2g de fibra alimentar e 514mg de sódio. É um excelente alimento para a manutenção da saúde óssea e para auxiliar no processo de crescimento das crianças, além de atuar no sistema imunológico e diminuir a retenção de líquidos. O potássio presente no palmito ajuda a controlar a pressão arterial. Mas é preciso ficar atento ao seu consumo: não podemos esquecer que o palmito é conservado em salmoura, se transformando em uma fonte de sódio! Portanto, nada de exagerar, principalmente se você tem pressão alta. Mas, se for possível comprar o palmito in natura, não há restrições.”

Da Rúcula:

“Rúcula, hortaliça que auxilia no controle da diabetes e da obesidade
Fontes de minerais, rica em vitaminas e proteínas, baixo valor calórico e estimulante de apetite, esses são apenas alguns dos benefícios contidos na rúcula. Essa hortaliça folha, também conhecida por mostarda persa, detém grande quantidade de nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do organismo, por isso, não pode faltar no cardápio de quem deseja manter uma alimentação saudável e equilibrada.
“A rúcula possui vitamina B6, E e K, que são importantes no metabolismo de gorduras e proteínas e no processo de cicatrização. Contém ácido fólico, magnésio, ferro e fibras, melhorando o trânsito intestinal e exercendo o papel de antioxidante. Entre as doenças que a hortaliça auxilia no combate estão a diabetes, a anemia, a obesidade, a hipercolesterolemia e as hemorragias. Sua recomendação é dada, especialmente, a quem está em dieta e pratica atividades físicas, por ter poucas calorias e evitar a incidência de câimbras. Deve ser consumida preferencialmente na forma in natura, em saladas ou sanduíches naturais, pois refogada perde boa parte das propriedades ”, explica a nutricionista Adriely Campos.”


http://www.mundodastribos.com/beneficios-do-palmito-para-a-saude.html, acessado dia 20/3/14, às 01:24
http://www.ceasa.es.gov.br/?p=2381, acessado dia 20/03/14, às 01:28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.