segunda-feira, 23 de março de 2015

MUFFIN INTEGRAL DE HIBISCO





Ingredientes:

1 x de farinha de trigo,
1 x de farinha integral,
1 x de leite vegetal ou iogurte de coco, ou iogurte sem lactose
¾ de x de açúcar demerara,
2 ovos caipiras,
Raspas de dois limões (um siciliano e outro taiti),
1 ½ colher de chá de fermento em pó,
1 colher de chá de bicarbonato de sódio,
1 ½ colher de chá de gengibre em pó,
1 colher de sopa de farinha de feijão branco,
2 colheres de sopa de óleo de coco,
2 colheres de sopa de óleo de girassol.


Modo de fazer:


Batas os ovo com o açúcar até ficar fofo acrescente as gorduras e bata por mais dois minutos. Coloque as raspas de limão. Peneire as farinhas com o fermento e o bicarbonato. Alterne a farinha com o leite, misture bem. Ponha em forminhas e leve ao forno médio por uns vinte e cinco minutos mais ou menos.





BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES DO HIBISCO

“Conhecido popularmente como hibisco, hibiscus ou cardadé, é um arbusto com cerca de 2 m de altura, bastante ramificado na base, talos arroxeados e robustos e flores grandes. Mas você sabe quais os benefícios do hibisco?
O chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, que é uma espécie diferente da normalmente encontrada nos jardins.
Entre seus componentes ativos tem: mucilagem, antocianinas (hibiscina, cianidina, delfinina), pigmentos flavônicos, ácido tartárico, málico cítrico e hibístico, fitosteróis (sitosterol, campestrol, ergosterol, estigmasterol).
Possui propriedades medicinais: alguns estudos sugerem que ajuda a normalizar a pressão arterial, reduzir a produção do colesterol, é laxante e funciona também como um excelente diurético.
O chá de hibisco é muito utilizado na medicina popular, por ser afrodisíaco e principalmente porque auxilia nas dietas de emagrecimento. O chá de Hibisco promove o aceleramento do metabolismo, auxiliando na queima de gordura corporal.
Além disso, a bebida é muito rica em flavonoides, uma poderosa substância antioxidante, que combate os radicais livres, protegendo o coração de doenças e a pele do envelhecimento.
A mucilagem o faz demulcente e útil em constipações e irritações de vias respiratórias.
Os flavonóides lhe dão propriedade espasmolítica (intestinal), colerética, hipotensora e diurética.
Também reduz a taxa de lipídeos totais no sangue.
As antocianinas tem efeito vasodilatador.
Resumidamente, estes são os benefícios e propriedades principais do Hibisco:
- Age como antioxidante;
- Reduz as taxas de lipídeos e glicose no sangue;
- Ajuda a normalizar a pressão arterial e é diurético;
- Ajuda nas constipações intestinais;
- Retarda o envelhecimento da pele;
- Diminui a formação de colesterol;

- Ajuda a emagrecer.”




Evita o acúmulo de gordura: Uma pesquisa publicada no Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia concluiu que o chá de hibisco é capaz de reduzir a adipogênese. Este processo consiste na maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros capazes de acumular gordura no corpo.
Ao diminuir este processo, o chá de hibisco contribui para que menos gordura fique acumulada na região do abdômen e nos quadris. Ainda não está claro qual é a substância presente na bebida que é responsável pelo benefício. Porém, acredita-se que as ações antioxidantes dos flavonoides antocianina e quercetina contribuem para reduzir o depósito de gordura.
Ação diurética: O chá de hibisco tem efeito diurético, por isso é um aliado para evitar a retenção de líquidos. Um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia observou que o flavonoide quercetina presente na bebida é um dos nutrientes que ajuda a proporcionar esta ação.

Outra pesquisa publicada pela Planta Medica, da Society for Medicinal Plant and Natural Product Research, concluiu que o chá age na aldosterona, hormônio secretado pelas suprarrenais que regulam o balanço eletrolítico do organismo favorecendo a ação diurética. Ainda não foram identificados quais os nutrientes que proporcionam o benefício.

Controla o colesterol: Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine feito com 53 pacientes portadores de diabetes concluiu que o consumo do chá de hibisco contribui para a diminuição do colesterol ruim, LDL, e aumento do colesterol bom, HDL. A bebida diminuiu o colesterol LDL em 8% e aumentou o HDL em 16,7%.

O mesmo estudo comparou o chá de hibisco com o chá preto e observou que o primeiro é mais eficiente para o combate do colesterol do que o segundo. Isto porque o preto apenas aumentou o HDL, mas diminuiu o LDL. O chá de hibisco é tão interessante para pessoas que possuem problemas com os níveis de colesterol por ser rica em substâncias com ação antioxidante. 

Controla a pressão arterial: Um estudo publicado no Journal of Nutrition concluiu que o chá de hibisco ajuda a baixar a pressão arterial. A pesquisa contou com 65 pacientes que tiveram os níveis de pressão arterial reduzidos. Os estudiosos acreditam que alguns flavonoides presentes na bebida proporcionariam este benefício ao diminuir uma enzima que atua sobre a pressão arterial.

Bom para o cérebro: O chá de hibisco conta com boas quantidades de vitaminas B1 e B2. Todas as vitaminas pertencentes ao complexo B ajudam o nosso corpo na captação de energia nas células, principalmente ao auxiliar no metabolismo do oxigênio e da glicose, as principais fontes de combustível celular. A B1, ainda por cima, tem essa ação principalmente nos neurônios, células que formam nosso cérebro.





Quantidade recomendada do chá de hibisco

Chá de hibisco controla o colesterol

A orientação é consumir um copo de 200 ml de chá de hibisco. Para cada copo deve ser utilizado de 4 a 6 gramas da flor seca, equivalente a uma colher de chá, ou dois a três pacotinhos de chá. 
Como consumir o chá de hibisco

Caso utilize a flor a granel, procure aquecê-la o mínimo possível para não perder as propriedades. Separe 200 ml de água, deixe ferver e após isso adicione de 4 a 6 gramas, equivalente a uma colher de chá, da flor seca. Mantenha a bebida por três minutos no fogo e após isso ela pode ser consumida.
O chá de hibisco possui quantidades do flavonoide antocianina, um poderoso antioxidante, tão relevantes quanto as frutas vermelhas e roxas, como a amora, morango e mirtilo (blue berry). Comparado com outros chás, o de hibisco é rico em vitaminas A e C e em ferro, enquanto o preto e o mate não possuem estes nutrientes. 





Contraindicações

É interessante que gestantes e lactantes evitem o chá de hibisco. Isto porque alguns estudos preliminares apontaram que a bebida possui ação mutagênica, ou seja pode interferir na estrutura dos genes do bebê, trazendo problemas.

Riscos do consumo excessivo

Por ter ação diurética, o consumo em excesso do chá de hibisco pode fazer com que a pessoa elimine muito eletrólitos, nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo composto principalmente por cálcio, potássio, sódio e magnésio. A falta destas substâncias pode levar à desidratação.
    




Fontes consultadas:

Andrea Dario Frias, doutora em ciência da nutrição e Ph.D em nutrição, coordenadora do centro de pesquisas Sanavita. Alexandros Botsaris, clínico geral e fitoterapeuta, presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Fitoterapia. Maria Angélica Fiut, nutricionista e fitoterapeuta, membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT).



http://www.vivaplenamente.net/quais-os-beneficios-do-hibisco/, acessado dia 23/03/15, às 21:18

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.