quarta-feira, 30 de abril de 2014

FARINHA DE BATATA DOCE



Ingredientes:

1200 kg de batata doce lavada.






Modo de fazer:


Lave as batatas com uma escovinha e detergente neutro. Rale coloque numa fôrma grande e leve ao forno baixo com a porta entreaberta por quatro horas e meia  mais ou menos. É importante desidratar e não queimar a batata, senão ela perde suas propriedades.  Depois bata no liquidificador, peneire e guarde num vidro seco.  Rende um pouco mais de duzentos e cinquenta gramas de farinha. Portanto, utilize de meia a uma colher de sopa nas receitas, pois a farinha é concentrada. 




BENEFÍCIOS DA BATATA DOCE


Quais são as características da batata doce?

A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras). Rica em fibras, ela também é fonte de ferro, vitamina C e potássio, além de apresentar alto teor de vitamina E, conter vitamina A e C.
10 benefícios da batata doce

1 - Fornece energia para o treinamento, auxilia na queima de gordura e no ganho da massa muscular porque libera a glicose no sangue lentamente
2 - Ajuda a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico
3 - Auxilia no emagrecimento pois diminui o apetite pela riqueza em fibras
4 - Fortalece o sistema imunológico porque tem boa quantidade de vitamina A
5 - A vitamina A age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos, tecido epitelial
6 - Reduz o colesterol total e auxilia na digestão devido seu teor de fibras
7 - Faz bem para a pele graças a vitamina E
8 - Ajuda a prevenir câncer por seu alto teor de vitamina A
9 - Auxilia na formação de colágeno e previne anemia graças à vitamina C
10 - Regula a pressão arterial e reduz cãibras também pela vitamina C

Trata-se de um carboidrato especial? Por quê?

Infelizmente muitas dietas que estão na moda pregam o corte de carboidratos da alimentação para emagrecer de forma mais rápida. Mas esses alimentos são responsáveis por dar energia, por isso não devem ser eliminados da dieta, especialmente se você pratica atividade física. Se a ideia é perder peso, invista em carboidratos “do bem”, como a batata doce.
Com um baixo índice glicêmico – a energia contida nela é liberada gradualmente no organismo – é capaz de aumentar a sensação de saciedade. Além disso, ela não ocasiona picos de insulina que é o que acontece com carboidratos simples.

A batata doce é interessante para quem quer perder peso? Por quê?

Pelo baixo índice glicêmico e por ser rica em fibras promove uma ótima saciedade. E tem apenas 116kcal em 100g. O grande responsável por esse alimento favorecer a dieta é o amido resistente, que, apesar de ser um carboidrato, se comporta como uma fibra insolúvel – ou seja, resiste às enzimas do intestino delgado, que não conseguem digeri-lo. Ele também atrai as moléculas de gordura e de açúcar, fazendo com que sejam absorvidas mais devagar.

http://wp.clicrbs.com.br/barradecereal/2013/11/06/descubra-os-10-beneficios-da-batata-doce/?topo=13,1,1,,,13, acessado dia 30/04/14, às 02h:39m

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.