terça-feira, 15 de abril de 2014

SUCO DE CAPIM LIMÃO



Ingredientes:

200 gr de capim-limão,
1 limão com casca,
2 colheres de sopa de gengibre picado,
800 ml de água filtrada,
4 colheres de sopa de melado.

Modo de fazer.

Corte o capim limão e reserve. Retire a parte branca do meio do limão. Bata no liquificador depois com a restante dos ingredientes. Coe e adoce com o melado.

BENEFÍCIOS DO CAPIM LIMÃO

As folhas dessa erva quando amassadas, exalam odor de limão. Por isso, ele é chamada de capim-limão, mas é conhecida também como capim-santo ou capim-cidreira.
O capim-limão é bastante usado no combate as dores de cabeça, febre e alivia as dores de cólicas menstruais e intestinais, pois possui ação analgésica e antiespasmódica (evita as contrações involuntárias dos músculos e previne as convulsões). Segundo especialistas, o capim-limão trata herpes, melhora a digestão, reduz gases intestinais, intensifica o sono e melhora sua qualidade, reduz a ansiedade e dá mais disposição.
O óleo essencial da planta é antifúngico e antimicrobiano. É usado para a fabricação de produtos de limpeza, devido ao seu odor intenso e agradável, que atua como repelente, afastando mosquitos e outros insetos de dentro de casa. A substância responsável pelo cheiro característico é o citral, que também está presente em alguns sabonetes, perfumes e óleos de massagem: estes ajudam no relaxamento dos músculos e aliviam a tensão no local.

BENEFÍCIOS DO MELADO
O melado é considerado por muitos como um substituto do açúcar, sendo esta uma das primeiras propriedades do melado, pois podemos usá-lo para adoçar diferentes pratos e sobremesas.
Podemos descrever o melado como um líquido denso e escuro, obtido no processo defabricação do açúcar, e pode obter-se tanto da cana de açúcar como da beterraba.
Dentro das propriedades de melado podemos destacar seu rico conteúdo em vitaminas do grupo B, assim como seus elevados níveis em cálcio, potássio, ferro e cromo, entre outros.
Ao ter praticamente a metade das calorias que o açúcar que normalmente compramos no mercado, pode ser uma boa opção na hora de tirar o açúcar do nosso cardápio e cuidar mais da saúde; usando-o como um complemento dietético.
Se falarmos de crianças consumindo melado em substituição do açúcar, destacamos que o melado geralmente estimula o apetite das crianças, pelo qual, pode ser uma ótima opção para as crianças com falta de apetite.
Graças ao seu conteúdo de hidratos de carbono, o melado também pode ser um bom consumo para as pessoas que realizam trabalhos excessivamente físicos ou mentais, sendo especialmente indicado para o consumo de esportistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.