quinta-feira, 7 de agosto de 2014

BOLO DA SENZALA

Mais uma receita do Globo Rural, dessa vez um bolo diferente, porém saudável e saboroso! Utilizei o trigo sarraceno que não contém glúten, mas você pode utilizar o trigo comum. Eu aprovei.



Ingredientes:

1 litro de caldo de cana,
500 grs de fubá de canjica ou comum,
2 x de trigo sarraceno ou comum,
1/2 x de açúcar demerara,
1 x de leite vegetal,
100 grs de Becel Pro-Activ ou gordura de coco,
1 colher de sopa de fermento em pó,
1/2 colher de sopa de canela em pó,
1 colher de cravo em pó.

Modo de fazer:

Misture os ingredientes numa panela - menos o fermento -, e leve ao fogo mexa até soltar da panela. Coloque na pia previamente untada e deixe esfriar um pouco. Adicione o fermento, misture bem, corte em quadradinhos, enrole em folha de banana ou papel manteiga e leve ao forno médio alto por uns vinte minutos. Fica muito bom. Eu assei a mistura sem cozinhar, mas não ficou legal!




BENEFÍCIOS DO CALDO DE CANA


O alto poder de nutrição do caldo de cana faz com que seu consumo seja obrigatório para quem quer repor energias, tratar um resfriado, ou nutrir-se um suco anti câncer. É carregado de nutrientes essenciais para o organismo humano.
Baixo no índice glicêmico, é um auxiliar para manter o corpo saudável e em forma. Se estiver gripado, com um resfriado ou com dor de garganta, basta beber 1 copo grande de caldo de cana para curar-se rapidamente. Ainda que este benefício não se estenda a quem está com Diabetes Tipo 2, quem possui a Tipo 1 pode apreciar esta bebida natural tranquilamente. É eficaz como preventor do câncer, e ajuda a combater os de mama e de próstata.
É fonte de glicose, que quando processada pelo corpo transforma-se em glicogênio, sendo este um nutriente considerado uma das melhores fontes de energia para os músculos. Depois um treino extenuante, ou se estiver a transpirar pelo excesso de calor, o caldo de cana poderá fazer sua reidratação rápida. Eis a razão pela qual maximiza o desempenho no esporte e a resistência muscular.
Os estudos realizados mostram que beber 1 copo de caldo de cana pelo menos 3 vezes na semana fortalece as paredes do estômago, o coração, o cérebro, os olhos e até os órgãos sexuais. Também é conhecido por limpar os canais de urina, sendo benéfico para a função renal.

Outra propriedade relevante, é que trata-se de um repositor natural de proteínas, sendo assim indicado para tratar distúrbios febris. Ingeri-lo com frequência trata, ainda, a acidez estomacal, e acelera a recuperação em tratamentos contra a icterícia. Quando misturado com suco de limão, de gengibre, ou com água de coco, trata a cistite, a nefrite e a gonorreia.

Muito rico em potássio, acelera o processo de digestão, e é efetivo como laxante natural leve.

http://www.outramedicina.com/1062/o-alto-poder-de-nutricao-do-caldo-de-cana, acessado dia 07/8/14, às 21:06.

"As substâncias benéficas presentes no caldo de cana são muitas como por exemplo, sódio, fósforo, ferro, cálcio, cloro, magnésio e vitaminas como B e C. Além disso a formação do caldo de cana é basicamente composta por água, sendo cerca de 70% de água, 3% de glicose, 3% de frutose, 0,5% de proteínas, 0,03% de amido, 0,010% de ácido graxo e 4% de corante em média."

http://www.noticiasemoda.com.br/beneficios-do-caldo-de-cana.html, acessado dia 07/08/14, às  21:09.



BENEFÍCIOS DO TRIGO SARRACENO

"O trigo sarraceno é livre de glúten, sendo uma boa opção para pessoas que possuam sensibilidade ao glutén ou alguma doença celíaca. As dietas com trigo sarraceno são associadas a um menor risco de desenvolvimento de pressão alta, muito em parte a sua rica composição e concentração de flavonoides, principalmente a rutina, que inclui as catequinas do chá verde e os polifenóis do vinho tinto. A quercetina e a rutina são substâncias promissoras para a ciência, vez que podem dificultar a ligação de células cancerígenas à células saudáveis, reuzindo os danos ao DNA.
O grande potencial do trigo sarraceno contra o cancêr é apontado justamente a sua integridade suplementar. Os flavonóides são fitonutrientes que protegem contra doenças, estendem a ação da vitamina C e agem como antioxidantes. O trigo sarraceno também é rico em magnésio, substância que relaxa os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo de sangue e o transporte de nutrientes enquanto auxilia na redução da pressão arterial, contribuindo para um sistema cardiovascular saudável. O trigo sarraceno também é rico em fibras insolúveis (cerca de 4,5g/copo) que podem ajudar as mulheres a evitarem cálculos biliares. Pesquisadores acreditam que a fibra insolúvel acelera o tempo de transição do alimento pelo intestino e reduz a secreção ácidos biliares (quantidades excessivas de ácido biliar contribuem para a formação de cálculos biliares), além de aumentar a sensibilidade à insulina e reduzir as gorduras no sangue.
A rutina presente no trigo sarraceno desempenha ainda outro papel protetor, vez que trabalha em conjunto com outros compostos, prevenindo a formação de plaquetas sanguíneas e ajudando a encolher as partículas da lipoproteína de baixa densidade (colesterol ruim ou colesterol LDL) ao mesmo tempo que não afeta negativamente os níveis da lipoproteína de alta densidade (colesterol bom ou colesterol HDL).
Ao evitar a formação de plaquetas no sangue, o trigo sarraceno pode desempenhar um papel importante em qualquer plano de proteção do coração. Além disso, ao encolher partículas da lipoproteína de baixa densidade perigosas (colesterol ruim), os torna menos propensos a furar a parede das artérias, reduzindo ainda mais o risco de ataque cardíaco ou derrame.
O trigo sarraceno é muito popular no Japão, um dos países com menores índices de câncer no mundo. O consumo também é bastante popular em algumas regiões da China, onde o povo possui uma dieta rica em trigo sarraceno e apresenta níveis excepcionalmente baixos de colesterol total."

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/trigo-sarraceno-mourisco-beneficios.html, acessado dia 07/08/14, às 21:17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.