domingo, 31 de agosto de 2014

GELATO À LA FACINI

Resolvi batizar esse sorvete com o nome da pessoa que o criou Marcelo Facini. Perguntei para ele o que ia mais nesse gelato. Ele informou-me 99% frutas, 1% segredo italiano. Bom, o segredo eu tive que criar. O sabor ficou demais. Comi duas taças de tão bom que estava! Palavras do mestre: "Gelato Funcional- #EnzimasDigestivos (papaya-papaina,beterraba-glutamina, kiwi-actinidia,abacaxi-bromelina, figo-ficina) ! Receita criada pelo chef @marcelofacini em parceria com @casaelli #semgluten #marcelofacini #casaelli #vegan"




Ingredientes:

1/2 abacaxi picado,
1 mamão papaya,
1 beterraba pequena ou 1/4 de beterraba média,
3 kiwis grandes descascados,
1/2 vidro de geleia de figo*,
1 caixinha de creme de soja,
1 copo de cream cheese veg,
1 garrafa de leite de coco,
2 colheres de chá de C.M.C,
75 ml de maple ou agave.


Modo de fazer:

Bata as frutas no liquidificador. Acrescente o maple e o C.M.C. Misture o leite de coco com o cream cheese eo creme de soja e agregue. Leve ao freezer e quando estiver bem consistente, bata numa batedeira de bolo. Execute esse serviço por, pelo menos, umas três vezes. 

*O ideal é utilizar figos frescos. Utilize umas cinco unidades, caso encontre. Como não achei, utilizei a geleia.






BENEFÍCIOS DO PAPAIA


mamão papaia possui um alto conteúdo de betacarotenos e vitamina C, que ajuda a diminuir a deterioração das artérias, reduzir as doenças coronárias.
Esta fruta também tem um efeito cicatrizante e se emprega em casos de úlceras gástricas. É muito efetiva em casos de insuficiência cardíaca.
A Organização Mundial da Saúde nos últimos anos tem promovido o consumo de alimentos ricos em vitaminas antioxidantes A, C e E. O mamão ocupa um dos primeiros lugares neste aspecto.
• Fruta laxante, especialmente se comer com as sementes.
• É muito similar ao melão.
• Tem de estar bem madura, pois caso contrário é de um sabor não muito agradável.
Benefícios e propriedades medicinais do mamão papaia
• É refrescante, diurética e oxidante.
• Resultado insuperável contra quase todas as infecções do corpo, internas e externas.
• O mamão contém um ingrediente muito importante que se chama papaína. Que tem o mesmo efeito no sistema digestivo que a pepsina no processo digestivo.
• Igualmente contém fibrina, rara vez encontrada fora do corpo humano ou animal. Esta substância é facilmente digerível e especialmente valiosa pela ajuda que fornece na coagulação do sangue (em feridas internas e externas).
• A enzima da papaína que contém o mamão verde (sem madurar) tem um efeito bem mais ativo sobre o sistema que a da fruta já madura.
• O suco de mamão verde tem ajudado a corrigir irregularidades intestinais, incluindo úlceras e outras condições mais sérias, em um tempo relativamente curto.
• incluir fruta em nossa dieta diária descarta os fatores que prejudicam sua saúde (como o consumo excessivo de carne, farinha e açúcar brancos, álcool) pode estar segura de que seu corpo se encontrará forte e livre de doenças.
http://www.vivendosaudavel.com/beneficios-e-propriedades-do-mamao-papaia/, acessado dia 31/08/2014, às 00:58.





BENEFÍCIOS DO FIGO

Beneficios do figo para a saúde

O figo cru e seco é altamente nutritivo e uma rica fonte de fibra dietetica, potassio, proteinas, minerais (ferro, fosforo, magnesio, cobre e zinco) e vitaminas (riboflavina e vitamina B6). A fibra ajuda ao perfeito funcionamento do tubo gastrointestinal, enquanto que os minerais e vitaminas presentes no figo e outras frutas e hortaliças são essenciais para o crescimento e desenvolvimento e para a manutenção de uma boa saúde durante toda a vida.

Tradições Populares

"O figo é conhecido pelo seu carácter curativo desde há muitos séculos. Pelas suas propriedades regula a digestão, ajuda a ultrapassar o esgotamento, estimula a capacidade de concentração, melhora o ânimo e elimina o nervosismo. O seu uso externo está recomendado para as inflamações da boca, chagas e queimaduras. O figo, pelas suas numerosas sementes, foi, para muitas culturas, símbolo de fé e sabedoria, enquanto que a figueira simboliza a fertilidade.
O famoso médico grego Hipócrates, em 400 a.C., já recomendava o figo para combater a desnutrição, enquanto que o seu compatriota Galeno aconselhava aos atletas gregos o consumo de figos como alimento básico das suas dieta. Os figos consumidos durante a Idade Média e o Renascimento, eram utilizados em comidas que se consideravam excelentes. Os figos frescos possuem uma elevada percentagem de água, pelo que o seu valor energético não é muito alto.
Cem gramas de figos frescos fornecem 65 calorias e o mesmo peso em frutos secos proporciona 280 calorias. Depois da água, o componente maioritário são os hidratos de carbono, fundamentalmente a sacarose, a glicose e a frutose. O figo fornece todos os aminoácidos essenciais e os lípidos aparecem em muito pequena proporção.
O figo é uma das frutas cujos efeitos curativos se encontram entre os mais antigos. De entre as principais propriedades dos figos, destacam-se o seu carácter nutritivo, digerível, tónico, laxante, diurético, peitoral e tópico emoliente. Está indicado o seu uso interno para casos de astenia física e nervosa em crianças, adolescentes, convalescentes, desportistas, mulheres grávidas, irritações gastrointestinais, obstipação, estados febris, transtornos menstruais e inflamações pulmonares e urinárias.
O figo é de fácil digestão e laxante, devido ao seu elevado número de sementes e ao seu teor em fibra. Com efeito, a sua acção laxante impede o abuso do seu consumo. Um par de figos diários fazem mais pela manutenção da saúde da flora intestinal que qualquer outro alimento ou produto farmacêutico.
O efeito diurético deve-se ao elevado teor em potássio do figo, que torna-o num alimento alcalinizante. Os figos apresentam o valor de pH mais básico (alcalino) de todos os alimentos. Por isso, são muito adequados para neutralizar alimentos ácidos, como a carne, os produtos de charcutaria, a massa elaborada com farinhas refinadas e os doces.
É recomendado em caso de astenia física por causa do seu teor em açúcares, estimulando além disso a capacidade de concentração. Quanto ao seu uso externo, é recomendado utilizar o leite dos figos verdes para eliminar as verrugas, e a dor de dentes desaparece assim que se aplica a polpa prensada de figo sobre a gengiva. A infusão de 25 a 30 gramas de folhas de figueira, por litro de água, reduz a tosse, melhora a circulação e ajuda as menstruações difíceis, se tomada uns dias antes."
http://www.fotosantesedepois.com/figo/, acessado dia 31/08/14, às 01:07.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.