quinta-feira, 14 de agosto de 2014

PERAS AO SUCO DE UVA



Ingredientes:

8 peras willians bem firmes, descascadas,
11/2 litro de suco de uva tinto integral (sem açucar, nem conservantes),
1 fava de baunilha,
2 ramas médias de canela,
8 cravos,
10 grãos de pimenta da jamaica,
3 anises estrelados.

Modo de fazer:

Coloque as peras numa panela acrescente as especiarias, coloque o suco uva até cobrir as frutas. Leve ao fogo médio até reduzir a metade. Guarde num vidro limpo e esterilizado e leve à geladeira.




BENEFÍCIOS DA PERA

A pera é uma fruta típica das zonas mediterrâneas e outras zonas temperadas, espalhada já mundialmente. Podemos encontrá-las no mercado durante a maior parte do ano, embora se trate de uma fruta de inverno. Existem muitas variedades de pera, de diferentes texturas, tamanhos, sabores e cores. O seu alto teor em água é uma das suas qualidades mais destacadas, mas são muito mais as propriedades da pera. Se pretende saber tudo sobre esta fruta, não perca este artigo de umComo sobre quais são os benefícios das peras.
As peras são muito apropriadas para dietas de perda de peso pela grande quantidade de água que contêm (entre 80 e 85%), assim como as poucas calorias que têm.
É também uma fruta com um alto índice de fibra, que contribui para manter a sensação de saciedade, tem uma ação depuradora do organismo e regula o trânsito intestinal.
As peras são recomendadas para pessoas com altos índices de açúcar no sangue, uma vez que têm um efeito regulador destes níveis.
Pela sua baixa quantidade de sódio e hidratos e carbono, e alta quantidade de potássio, as peras são muito recomendáveis para a diabetes, hipertensão arterial ou condições cardiovasculares.
Além disso, trata-se de uma fruta rica em várias vitaminas como a A, B1, B2, C e E, sendo também uma fonte de ácido fólico e ferro, este último indicado para fortalecer os glóbulos vermelhos.
Por outro lado, o seu alto conteúdo de pectina, faz da pera uma grande aliada para reduzir os níveis de colesterol.
Apesar do baixo poder energético, os hidratos de carbono presentes na pera, fazem dela uma fruta energética, indicada para os esportistas, uma vez que os hidratos de carbono são de assimilação lenta.

 http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-os-beneficios-das-peras-2060.html,  acessado dia 14/08/14, às 00:09.








BENEFÍCIOS DO SUCO DE UVA INTEGRAL

Prevenção contra tumores, ação antioxidante, aumento do fluxo sanguíneo, redução da formação de trombos (entupimento nas veias), além de proteção dos sistemas cardiovascular, hepático e nervoso. Não se trata de uma nova droga revolucionária ou de um elixir milagroso, mas do suco de uva integral. Rico em polifenóis (antioxidantes que protegem as membranas celulares e o DNA), a bebida tem todos esses benefícios para a saúde comprovados cientificamente.
A bioquímica Caroline Dani, entusiasta do suco de uva e professora do Centro Universitário Metodista do Ipa, no Rio Grande do Sul, pesquisa o produto desde 2004 e é uma das responsáveis por grande parte dos estudos realizados sobre ele no Brasil. “A principal ação do suco de uva é ser antioxidante, mas ele tem outras ações também. No sistema circulatório, ele é vaso dilatador. Assim, inibe o entupimento das veias e a formação de trombos”, explica.
Os benefícios estão longe de parar por aí. “O fígado é o filtro do nosso corpo, mas deixa muitos resíduos que são tóxicos. O suco de uva auxilia na retirada desses resíduos. Já no sistema nervoso, além de ser antioxidante, ele melhora o fluxo sanguíneo, o que contribui para um melhor funcionamento do cérebro e para a proteção do sistema nervoso. Logo, o suco de uva previne doenças como as síndromes de Alzheimer e Parkinson”, diz a pesquisadora.
A nutricionista funcional Karin Honorato já inclui o produto nas dietas que prescreve há cerca de oito anos. “O suco tem uma boa quantidade de ferro, vitamina C, vitaminas do complexo B, potássio e outros sais minerais”, atesta.
Consumo. Segundo Caroline, os benefícios à saúde são verificados com o uso prolongado do produto na dieta. Ela indica a ingestão de aproximadamente 400 ml por dia para uma pessoa de 70 kg e quantidade proporcional para crianças. “Com 100 ml ao dia a pessoa já tem benefícios”, afirma Karin. “O produto é muito bom para quem não tem tempo de fazer um suco natural de fruta em casa. Se a pessoa consumir qualquer tipo de suco artificial, já vale a troca”, garante.
Restrições. De acordo com as especialistas, o suco de uva integral sem conservantes e sem açúcar é recomendado para todas as pessoas, exceto quem é diabético e segue uma dieta com restrição de frutas. Nesse caso, o mais indicado é seguir a orientação médica.
Além disso, para grávidas no último trimestre de gestação, o consumo deve ser moderado. “Há um duto do coração do bebê que se fecha nesse período da gestação. Como os polifenóis são anti-inflamatórios, o excesso deles pode prejudicar a formação desse duto”, explica a biomédica. No entanto, o consumo moderado, de até 400 ml diários, é considerado seguro.
http://www.otempo.com.br/interessa/suco-de-uva-integral-%C3%A9-elixir-natural-para-a-longevidade-1.742392, acessado dia 14/08/14, às 00:15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.