sexta-feira, 4 de abril de 2014

FARINHA DE RAMA DE CENOURA




Ingredientes:

4  maços de ramas de cenouras lavadas e secas.  

Modo de fazer:

Coloque em formas, e leve ao forno na potência mínima com a porta entreaberta. Dura quatro horas mais ou menos. A folha ficará desidratada, porém verdinha. Se queimar perderá todas suas propriedades. Utilize em receitas ou na comida.






“Ramas da cenoura são mais nutritivas que a cenoura


Adaptação de Luís Guerreiro
Aquilo a maioria das pessoas joga fora para o lixo antes mesmo de sair da feira ou no máximo ao chegar em casa poderia ser tão nutritivo. As ramas de cenoura (ou folhas de cenoura) são mais nutritivas do que a própria cenoura, revela um estudo recente.
A conclusão é da farmacêutica pesquisadora Rosemary Gualberto Pereira da Universidade Federal Lavras, em Minas Gerais. Em suas palavras: "Estão jogando ferro, fibras e proteínas no lixo", resume-se a proporção do desperdício.

E não é só isso: As ramas de cenoura ainda são ricas em cálcio, magnésio, zinco e betacaroteno. A pesquisadora ainda revela:
“As cenouras hoje, praticamente, não necessitam do uso de agrotóxicos. Então, as ramas são quase que orgânicas. É mais uma vantagem para utilizar a rama da cenoura”.

Didaticamente numa lista, as ramas de cenoura contêm:
·              cálcio,
·              magnésio,
·              zinco,
·              ferro,
·              betacaroteno,
·              fibras
·              vitamina K
·              clorofila


Notas
As ramas de cenoura, beterraba e nabos têm um valor nutricional surpreendentemente mais alto do que as raízes. A vitamina A  por exemplo é 192 vezes maior nas ramas do que a raiz de beterraba e o cálcio é de 7 vezes maior. Em nabos a vitamina K é 2100 vezes maior do que nas raízes.
Tome cuidado no entanto, especialmente se você tiver sensibilidade da pele, aparentemente há alguma evidência de que as pessoas possam ter uma irritação na pele ao comer rama de cenouras fresca...o processo de desidratação poderá ajudar aqui. Comece com pequenas quantidades...
Fitoquímicos
Fitoquímicos, que são encontrados em vegetais, frutas e nozes, podem reduzir o risco de câncer, derrames, atrasam o processo de envelhecimento, o equilíbrio do metabolismo hormonal, e tem propriedades antivirais e antibacterianas. O fitoquímico é um composto natural bioativo encontrado em alimentos de origem vegetal, que trabalha com nutrientes e fibras alimentares para proteger contra as doenças. A pesquisa sugere que os fitoquímicos, trabalhando em conjunto com os nutrientes encontrados em frutas, legumes e nozes, podem ajudar a retardar o processo de envelhecimento e reduzir o risco de muitas doenças, incluindo câncer, doenças cardíacas, derrame, hipertensão arterial, cataratas, osteoporose, e infecções do trato urinário. Eles podem ter mecanismos complementares e sobreposição de ação no organismo, incluindo efeitos antioxidantes, modulação de enzimas de desintoxicação, a estimulação do sistema imunológico, modulação do metabolismo hormonal e efeito antibacteriano e antiviral.
"Phyto" é uma palavra grega que significa planta e fitoquímicos são geralmente relacionadas com pigmentos vegetais. Então, frutas e legumes que tem cores vivas - amarelo, laranja, vermelho, verde, azul e roxo - geralmente contêm mais fitoquímicos e mais nutrientes.
Você pode beneficiar de todos os fitoquímicos e nutrientes encontrados nos alimentos vegetais se comer 75-80% da sua alimentação baseada em frutas, vegetais e nozes crus.
Mais de 900 diferentes tipos de fitoquímicos têm sido encontrados em alimentos de origem vegetal e muito mais será descoberto. Estes compostos protetores são uma área emergente da nutrição e saúde. A pesquisa atual sugere que a maioria das frutas e vegetais contêm fitoquímicos e que muitas frutas e verduras contêm uma grande variedade de fitoquímicos.

Alguns dos mais importantes fitoquímicos encontrados em suco/sumo fresco são carotenóides, incluindobeta-caroteno e licopeno, e os flavonóides. Muitas pessoas sabem que o suco/sumo de cenoura é uma excelente fonte de beta-caroteno, um carotenóide útil no combate ao câncer, diabetes e problemas pulmonares. Mas beta-caroteno também pode ser encontrado em grandes quantidades na manga,espinafre, e na grama de trigo. Licopeno, conhecido por aumentar a resistência ao câncer da próstata e doenças cardíacas,
é encontrado em abundância no tomate e suco de toranja vermelha.
Flavonóides atuam como antioxidantes, que são extremamente importantes na inativação de radicais livres. Um flavanóide, tangeritina, é encontrada no suco de frutas cítricas e é conhecido por proteger contra cânceres de cabeça e pescoço. Quercetinas são outros flavonóides que atenuam as doenças dos fumadores. Estes flavonóides são encontrados em suco/sumo de cereja, suco/sumo de uva, e no sumo de verduras frescas.
A chave para tomar o maior número de fitoquímicos é usar uma maior variedade de plantas que contêm estas substâncias. Uma dieta que é rica e variada em vegetais e frutas proporciona a melhor chance para uma saúde excelente. Lembre-se, 5-9 porções de produtos frescos é recomendada a cada dia...pelo menos...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for utilizar as receitas em outro lugar, favor citar a fonte pesquisada. Isso mostra respeito ao trabalho do autor.